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Como divulgar sua contabilidade?

22 de setembro de 2022
divulgar contabilidade
Por Vinícius Pinheiro

Diretor comercial na Manassés Contabilidade Estratégica, empresa participante do programa de Coraliados. Saiba como se tornar uma contabilidade parceira da Cora e conheça as vantagens do programa aqui.

Se você tem um escritório de contabilidade, ou está pensando em empreender nessa área, pode pensar que é impossível concorrer e disputar espaço com o grandes players do mercado de empresas de contabilidade que investem milhões em marketing digital.

Nesse momento provavelmente você já reconheceu que é essencial ter uma boa estratégia de marketing contábil e manter o seu escritório presente nas mídias sociais, Youtube, Instagram, Linkedin, além do site super atualizado, Blog, e tudo isso que você já sabe.

Sim, é uma tarefa difícil, mas não é impossível. O “ambiente empreendedor” brasileiro está cada vez maior e existem inúmeras oportunidades para você vender os serviços do seu escritório contábil utilizando diferentes estratégias de divulgação online e offline.

Afinal, apenas no primeiro semestre de 2022 foram abertas mais de 2 milhões de empresas de acordo com os dados da Receita Federal. São milhares de oportunidades todos os dias! Mas como aproveitar parte dessas várias oportunidades?

Neste artigo você vai descobrir 7 estratégias de como divulgar sua contabilidade. Confira:

Defina o seu público alvo

Parece clichê, mas é muito comum os sites de escritório de contabilidade, por exemplo não comunicarem de forma clara qual o nicho de empresas que o escritório atende. E, muitas vezes, até os próprios colaboradores não têm essa visão clara.

O que você vende? Para quem você vende? Essas são as principais perguntas que não apenas o seu site, mas toda a comunicação, a identidade visual da sua empresa deve responder.

Apenas como exemplo: 

“Nós atendemos médicos que atuam como PJ em clínicas e hospitais”

“Nós fazemos a contabilidade de postos de gasolina em todo o Vale do Ribeira”

Mesmo que você atenda diferentes nichos, você deve ter a comunicação objetiva para cada público-alvo específico.

Tenha um site atualizado e objetivo

Faça o seguinte exercício. Acesse o site dos cinco maiores escritórios do seu bairro ou região. Veja se lá estão os seguintes termos:

“30 anos de tradição. Empresa especialista em Assessoria Contábil e Assessoria Fiscal, Legalização Societária, Trabalhista e Previdenciária”. Alguns ainda tem links de “notícias da Receita Federal” “Certidão Negativa de FGTS”.

Agora, acesse outros cinco sites de contabilidades que estão se destacando no Digital. A comunicação passou a ser muito mais simples e direta ao consumidor.

E a melhor parte é que: existem inúmeras comunicações que os escritórios podem fazer. Só tenha atenção ao entender o que é vedado em termos de comunicação profissional pelo conselho de contabilidade.

Falar mal do concorrente por exemplo, te trará problemas, além de não ser ético.

Escolha as redes sociais que seus clientes mais utilizam e concentre-se nela(s)

Muita gente lança informações “ao vento”. É comum os profissionais mandarem materiais de anúncios em grupos de WhatsApp onde tem dezenas de outros profissionais contábeis ou apenas seguirem as tendências do momento.

Mas uma coisa é certa: não é por aí que você vai alcançar o seu objetivo. A pergunta que você precisa fazer é: Onde estão os seus clientes? Quais as redes sociais eles acessam? Quais conteúdos consomem?

Lembre-se que o cliente é o seu foco e você deve divulgar a sua contabilidade nos locais/redes sociais que eles frequentam e sempre sanando suas dores financeiras.

Peça aos seus clientes para divulgar sua contabilidade

Não existe propaganda melhor que um cliente satisfeito. Mas, pra isso, você precisa incentivá-lo. 

Fale com seus clientes para fazer comentários no Google Meu Negócio e aproveite as mensagens que o cliente te mandar de agradecimento ou elogio e publique nas redes sociais.

Sempre que possível, tenha depoimentos reais dos clientes no seu site e pergunte diretamente ao seu cliente se ele não tem uma indicação. Pode ser coisas simples de serem feitas, mas elas te darão retorno a longo prazo.

Tenha uma rede de parceiros – ofereça mais que “apenas” contabilidade

Um termo que nunca vai sair de moda é parceria. Ainda mais hoje em dia que é muito importante você agregar valor ao seu serviço e ao trabalho do seu cliente. 

Por isso, sempre se pergunte: O que o seu cliente precisa?

Será que ele precisa de Certificado Digital? Se sim, faça uma parceria com empresas certificadoras.

Ele precisa economizar nas taxas bancárias e quer contar com uma conta PJ sem tarifas? Faça uma parceria – por exemplo, com a Cora que abre a conta PJ para o seu cliente em minutos. 

Isso é muito importante e existem diversas parcerias que você pode fazer para oferecer um serviço ainda mais personalizado. E não para por aí, toda vez que você ajuda o seu cliente a resolver um problema dele, você será ainda mais valorizado e reconhecido.

Ofereça um atendimento de qualidade 

Lembre-se que por trás de todo CNPJ, tem um CPF. Ou seja, você não atende a empresa. Você atende o tomador de decisões que está por trás daquele CNPJ. 

Ou mais de um decisor muitas vezes. Se você tratar os seus clientes como mais um número: eles não serão fiéis à sua contabilidade, não indicarão o seu escritório e não se interessarão pelos seus parceiros.

Portanto, atendimento bom e de qualidade é fundamental para que a sua estratégia de marketing dê certo. Afinal, não adianta nada você investir em propaganda se o seu cliente começar a falar mal do seu serviço para outras pessoas.

Alinhe estratégias de marketing e estratégia de vendas

Marketing é atração e vendas é conversão. Ou seja, não adianta você trazer centenas de clientes para o seu site, blog, redes sociais e não ter uma estratégia definida para dialogar com esses leads e convertê-los em clientes.

Muitas empresas, não só contabilidades, erram justamente nessa fase. Gastam muito dinheiro para atrair e pouco dinheiro (ou nada) em treinamento de atendimento para vendas.

Por isso, a dica é: busque treinamentos de vendas e faça seu marketing alinhado com a sua estratégia de conversão.

E mais: use as estratégias de divulgação para atrair clientes novos e, também, para oferecer novos serviços para clientes atuais ou até mesmo clientes inativos.

Gostou das dicas pra divulgar sua contabilidade? Lembre-se sempre que o primeiro passo de tudo é o planejamento e só na sequência você deve se preocupar com o engajamento e acompanhamento do que está dando certo. 

Consistência é a chave para o seu crescimento! 

Por Parceiro Cora
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