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Como atrair clientes para agência de turismo: 8 dicas práticas

23 de agosto de 2022
como atrair clientes para agência de turismo

O turismo tem um papel importante na economia mundial e brasileira. Em 2021, o setor faturou cerca de R$150 bilhões. Se você é dono de uma operadora de viagens, é importante conhecer bem o segmento e, é claro, entender como atrair clientes para a sua agência de turismo.

Considere que, diante da grande concorrência atual, esse pode ser um dos maiores desafios, afinal, existem muitas opções de agências oferecendo serviços similares aos seus. Para te ajudar nessa jornada empreendedora, trouxemos 8 dicas práticas para atrair clientes para o seu negócio de maneira eficaz. Confira!

Comece entendendo a sua persona e a concorrência

Bom, antes de entrarmos nas dicas, é importante ressaltar dois pontos que devem fazer parte do seu planejamento: o conhecimento da sua persona e da concorrência.

Não se iluda achando que vai conquistar todos os clientes: é necessário saber com qual fatia do público você está se comunicando.

Conhecer a sua persona significa ter clareza sobre quem é o seu comprador ideal, suas dores, necessidades e desejos. Dessa forma, você consegue oferecer os melhores serviços e produtos para essas pessoas e atingir as suas expectativas.

Vamos a um exemplo: se a sua persona é um jovem de 15 a 25 anos, curioso e sedento para viver novas experiências no exterior, o mais indicado pode ser vender pacotes de intercâmbio. Por isso, lembre-se: é a persona que define os esforços e direcionamentos do negócio.

Além disso, é necessário conhecer a concorrência para entender o que vem sendo feito no mercado e como a sua empresa pode se diferenciar para oferecer algo único.

Como atrair clientes para agências de turismo? Confira 8 dicas

Agora que você já entendeu a importância de estudar as personas e a concorrência, vamos mergulhar nas dicas práticas que irão orientar a atração de clientes para a sua agência de viagem:

  1. Crie um site que transmita confiança

Em tempos em que o marketing digital é um dos grandes protagonistas de qualquer estratégia, é importante começar pelo site. Sem isso, você não tem uma “casa” no ambiente digital, ou seja, um espaço no qual pode apresentar toda a história, diferenciais, valores e a proposta da sua empresa.

Alguns pontos importantes para garantir que o site seja excelente: 

  • design intuitivo e alinhado à identidade visual da marca;
  • responsivo, ou seja, deve ser navegável no desktop e em smartphones;
  • estratégias de conversão para aumentar as vendas.

 

  1. Tenha um blog

Dentro do seu site, é importante ter um blog, no qual serão produzidos conteúdos relevantes, capazes de atender às necessidades, perguntas e dores da sua persona.

Com uma boa estratégia de SEO, você consegue posicionar os seus conteúdos nas primeiras páginas do Google e atrai um maior número de visitantes para o seu site que, posteriormente, têm maiores chances de se tornarem clientes.

É necessário ter em mente, no entanto, que o blog não gera conversão imediata, mas trabalha a partir de um funil: atrair, encantar, educar, ajudar e orientar à compra.

 

  1. Esteja presente nas mídias sociais

Além do site e do blog, em quais outros canais a sua empresa precisa marcar presença? Ao conhecer a sua persona você saberá em quais canais ela está presente e, portanto, onde é importante produzir conteúdo.

Instagram? Tik Tok? Facebook? Twitter? LinkedIn? Pinterest?

São muitas opções, mas saiba que você não precisa atacar todas de uma vez. Use a sua persona como guia para definir os canais prioritários.

Após essa definição, crie uma estratégia contemplando editorias de conteúdo, formatos e frequências e comece a criar conteúdos relevantes, criativos e inovadores para atrair cada vez mais clientes para a sua agência de turismo.

 

  1. Invista em e-mail marketing

Outro canal importante para incluir na sua estratégia é o e-mail marketing. Trata-se de uma oportunidade de fortalecer um relacionamento direto com clientes e potenciais clientes por meio de ofertas e conteúdos que chegam diretamente na caixa de entrada.

Nas redes sociais, há uma dependência do algoritmo para atingir os usuários, por isso, é importante contar também com canais próprios, como o e-mail.

Para construir a sua lista, incentive as pessoas a se inscreverem por meio de pop ups no site ou call to actions nos artigos do blog e nos conteúdos das redes sociais.

 

  1. Crie promoções

Aproveite datas relacionadas ao seu negócio para criar promoções com o potencial de despertar o interesse das pessoas. Esse tipo de estratégia deve estar aliada a gatilhos como escassez e senso de urgência, deixando claro que se trata de uma oportunidade única.

 

  1. Comunique provas sociais

As provas sociais são fundamentais, principalmente quando um negócio está no começo e precisa fortalecer a autoridade no mercado. Uma forma eficaz de se fazer isso é por meio de depoimentos de clientes que aprovam os seus serviços.

No segmento de turismo, você está vendendo muito mais do que uma viagem: é uma experiência, um sonho. 

Por isso, divulgar provas sociais que revelam como foi a experiência de outros consumidores é uma excelente estratégia para atrair novos clientes e eliminar possíveis objeções em relação à qualidade dos serviços prestados.

 

  1. Ofereça um atendimento personalizado

Todo cliente quer se sentir único. Para isso, o atendimento da sua agência de turismo deve ser capacitado para cuidar para que toda a experiência seja humanizada, respeitosa e ágil.

A recomendação é que o consumidor perceba todo o cuidado que a sua empresa tem em entender as suas necessidades para oferecer o melhor serviço possível. Pode ter certeza de que isso faz uma enorme diferença quando o assunto é atração de clientes.

 

  1. Invista em retargeting e remarketing

Sabe quando você entra no Instagram e é impactado por um anúncio sobre algo que estava pesquisando anteriormente? Esse tipo de estratégia pode ser bem eficaz para atrair novos clientes.

Vamos falar sobre retargeting e remarketing, que têm pequenas diferenças, mas uma mesma essência: “marcar” usuários que pesquisaram um determinado termo ou entraram em um site para depois mostrar a eles anúncios relacionados.

O remarketing está relacionado às ações desenvolvidas com o objetivo de reengajar usuários interessados na sua marca por meio do e-mail marketing. Portanto, já são leads ou clientes, ou seja, pessoas com interesse mais claro no que você tem a oferecer.

O retargeting, por sua vez, se trata de mostrar anúncios segmentados aos usuários que já interagiram com a sua marca, seja no site, redes sociais ou outros canais.

Esse tipo de estratégia é interessante porque garante que aqueles que estão interessados em serviços de turismo sejam impactados várias vezes pela sua marca.

Com todas essas dicas sobre como atrair clientes para agência de turismo você já tem em mãos muitas orientações para levar o seu negócio a outro patamar. Lembre-se de que toda estratégia sempre deve ser aplicada com total transparência para garantir os melhores resultados!

 

Gostou das dicas? Esperamos que elas sejam úteis para traçar sua estratégia com foco em atrair novos clientes e levar a sua empresa a uma fase ainda mais próspera. Conte com a Cora para apoiar o seu negócio em todos os momentos!

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