Blog

8 ideias de negócios para abrir com pouco dinheiro

22 de julho de 2022
mulher conferindo pedidos da sua loja virtual de roupas

Empreender é uma maneira interessante de conciliar o desejo de ter algo próprio com a liberdade de ser o seu próprio chefe. Existem vários tipos de negócios para abrir com pouco dinheiro e a internet também vem democratizando bastante as possibilidades.

 

Leia também | Como abrir uma empresa prestadora de serviços?

 

8 tipos de negócios para abrir com pouco dinheiro

O Brasil é um país de pessoas empreendedoras: um levantamento realizado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o SEBRAE e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade apontou que, por aqui, cerca de 52 milhões de brasileiros têm um negócio próprio. 

Sabemos como essa jornada pode ser repleta de desafios e, para te ajudar a sair da caixinha, trouxemos uma lista com oito ideias de negócios para abrir com pouco dinheiro. Vem conferir!

1. Serviços de alimentação

Um dos melhores negócios para abrir com pouco dinheiro são aqueles no ramo da alimentação. Quantas pessoas você conhece que já se aventuraram nessa área? 

A valorização da comida artesanal vem crescendo e, cada vez mais, surgem pequenos empreendedores fazendo doces ou salgados caseiros. Nesse setor, também há uma demanda por comidas congeladas e fitness, principalmente para quem não tem tempo ou interesse em cozinhar. 

Hoje em dia, para abrir um negócio nesse ramo, não é preciso muito: você pode cozinhar na sua própria casa e fazer as vendas online.

2. Serviços de beleza

Muitas pessoas buscam os serviços de um salão de beleza no conforto da própria casa. Aliás, esse tipo de demanda cresceu bastante durante a pandemia e há quem continue optando por receber profissionais em casa para fazer as unhas e o cabelo.

Se quiser criar um negócio dentro desse segmento, pode oferecer  serviços variados diretamente na residência dos seus clientes. Tudo o que você precisa é o conhecimento técnico, os instrumentos e aparatos e, é claro, a clientela.

3. Guia turístico

Se você se interessa por turismo e mora em uma região com alto fluxo de visitantes, que tal abrir um pequeno negócio na área para aproveitar a oportunidade? 

Muitos viajantes gostam de conhecer a cidade com moradores locais que fazem passeios diferentes das grandes agências de turismo. Quando estiver começando, você pode oferecer os famosos “walking tours”, que são mais simples.

4. Brechós

Por muitos anos, os brechós eram tidos como sinônimo de peças fora de moda e desgastadas, mas cada vez mais estão se tornando um nicho de mercado e uma tendência sustentável e descolada.

Esse é um modelo de negócio relativamente simples, que exige poucos recursos do empreendedor: você pode montar uma loja física ou virtual e vender as suas próprias peças ou intermediar a venda de outras pessoas.

5. Loja online de presentes customizáveis

As lojas online de presentes customizáveis não poderiam ficar de fora da nossa lista de negócios para abrir com pouco dinheiro. Cestas temáticas (skincare, café da manhã, dia dos namorados etc), por exemplo, em que o cliente pode montar e personalizar como desejar, costumam ser uma ótima pedida.

Cada vez mais os consumidores estão em busca de experiências únicas no momento de presentear (alguém ou a si mesmos). Ao montar a sua loja online é fácil começar a prospectar clientes que buscam algo artesanal, diferente e especial.

6. Serviços de marketing

Todo mundo precisa de marketing. A internet propiciou o surgimento de novas demandas e, para entender que tipo de serviço oferecer, é importante ficar de olho nas tendências.

Marketing de conteúdo, mídia paga, design, desenvolvimento de sites… São diversas opções que permitem que você abra uma empresa com pouco dinheiro oferecendo o seu conhecimento técnico àqueles que precisam.

Uma dica: você pode se unir a outros profissionais com competências complementares às suas para abrir uma pequena agência que oferece soluções ainda mais completas.

7. Artesanato e costura

Para quem já tem habilidades de artesanato ou costura, esse pode ser um ramo de investimento relativamente baixo para abrir um negócio. Você pode começar oferecendo serviços de consertos ou criar pequenas peças autorais para vender em lojas físicas ou online.

8. Fotografia

Outro tipo de negócio que exige pouco dinheiro para quem já tem o conhecimento técnico e alguns aparatos é o ramo da fotografia. Para se destacar, é importante se especializar e estudar bastante, mas um ponto interessante é que o fotógrafo pode atuar em diferentes nichos e aumentar as suas chances de prospecção de clientes, por exemplo: festas de casamento, aniversários, batizados etc.

 

Pontos de atenção para quem quer abrir um negócio gastando pouco

Empreender é um mix de sentimentos. Ao mesmo tempo que proporciona uma enorme liberdade em vários sentidos, também é bastante desafiador. Para que você alcance o sucesso desejado com o seu próprio negócio, separamos três dicas que são fundamentais antes de começar essa jornada:

  • Atue em um segmento com o qual você tem familiaridade

Muita gente decide investir em negócios mais baratos em momentos de dificuldade, mas não se esqueça de que entre as opções disponíveis é importante priorizar aquela com a qual você se identifica mais ou uma área de atuação com a qual tem familiaridade.

Dessa forma, você aumenta as chances do seu negócio dar certo e, quem sabe, consegue até pular algumas etapas de especialização por já ter o conhecimento técnico necessário para aquilo que se está se propondo a fazer.

  • Faça um plano de negócios

Antes de começar a empreender, mesmo que o intuito do negócio seja apenas gerar renda extra, é muito importante fazer um plano de negócios para mensurar os riscos, entender as oportunidades, conhecer o mercado e, mais uma vez, aumentar as chances de obter sucesso com a ideia. 

Por isso, nada de sair abrindo empresa sem embasamento e sem pesquisar bastante antes, combinado?

 

Leia também | Como fazer um plano de negócio? Confira o passo a passo aqui

 

  • Abra uma conta PJ e formalize-se

Um dos pontos importantes na hora de abrir uma empresa é ter uma conta PJ para separar as despesas e ganhos. Isso é fundamental para manter as finanças da empresa organizadas e dissociadas de tudo aquilo que é o seu dinheiro pessoal. Ah, e não se preocupe: hoje em dia, abrir uma conta PJ é muito simples e zero burocrático.

Leia também | O que é conta PJ? Saiba por que sua empresa precisa de uma

 

Além disso, lembre-se de que desde o início você deve ter um CNPJ para atuar conforme a lei e um sistema de emissão de notas fiscais para fazer as devidas declarações no imposto de renda e, é claro, transmitir maior credibilidade aos seus clientes.

 

Você conhece a Conta Cora?

A Cora é uma conta PJ completa e livre de burocracias. Oferecemos todos os serviços que você, como empreendedor, precisa para ter um melhor controle financeiro da sua empresa e muito mais.

Leia também | Banco digital para empresas: o que você precisa saber antes de contratar

 

Em menos de 10 minutos você abre a sua conta PJ: conheça melhor as funcionalidades da conta Cora

 

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

 

 

 

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Sua empresa ainda não possui uma conta PJ?

Na Cora, você tem emissão de boletos de cobrança gratuitos e transferências (TED e PIX) totalmente livres de tarifas e burocracias. Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.