Blog

Retorno do DAS MEI: prepare-se para o pagamento do imposto

14 de julho de 2021
CNPJ inapto

Em março de 2021, foi publicado pelo Diário Oficial da União uma Resolução que prorrogava o prazo para o pagamento de tributos que compõem o Simples Nacional.

A medida, que estava em vigor desde o ano passado, visava amenizar prejuízos financeiros de microempreendedores individuais e demais trabalhadores informais, que foram impactados pela crise gerada pela pandemia da COVID-19.

Mas, o que isso quer dizer na prática?

Para o Micro Empreendedor Individual, os pagamentos de impostos no valor de R$60,00 mensais que seriam feitos em abril, maio e junho – ocorrem a partir de julho de 2021.

 Na prática, fica assim:

  • O tributo referente à Março/2021, com vencimento original em 20 de Abril deste ano, poderá ser pago em duas parcelas iguais, com vencimento em 20 de Julho de 2021 e 20 de Agosto de 2021.
  • O tributo referente à Abril/2021, com vencimento original em 20 de Maio deste ano, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 20 de Setembro de 2021 e 20 de Outubro de 2021.
  • O tributo referente à Maio/2021, com vencimento original em 21 de Junho deste ano, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 22 de Novembro de 2021 e 20 de Dezembro de 2021.

 

Em Julho, o DAS voltou a vencer normalmente. Ou seja, o MEI deve se preparar para o retorno do imposto e realizar os próximos pagamentos em dia

Para saber como está a sua situação, é só entrar no site PGMEI (Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual). Basta inserir o seu CNPJ, escolher o ano de referência, consultar os pagamentos pendentes e emitir o boleto para pagamento.

E pra você que costuma esquecer de pagar o DAS em dia, a Cora desenvolveu uma funcionalidade exclusiva e gratuita pra facilitar o pagamento do imposto. Faça o seu cadastro e receba lembretes mensais de pagamento e você ainda pode fazer o pagamento em um clique com a sua conta Cora. Aproveite!

 

Por que preciso pagar o DAS MEI?

O pagamento do DAS é uma das obrigações do MEI após a abertura do CNPJ e o principal motivo para o pagamento é manter sua empresa em dia em relação as obrigações fiscais. O não pagamento desse imposto pode levar ao cancelamento automático do seu CNPJ e consequentemente você passa a ter uma dívida em seu CPF. Além disso, é através do pagamento do DAS que você terá acesso aos benefícios do INSS como:

  • Auxílio Doença;
  • Aposentadoria;
  • Salário-Maternidade;
  • Auxílio-Reclusão;
  • Pensão por morte, entre outros.

 

Os valores desse documento de arrecadação são atualizados anualmente, juntamente com o salário mínimo e variam de acordo com a atividade comercial.

Por Vanessa Ferreira
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Já vai? Gostaríamos de oferecer um cafezinho, mas por enquanto, oferecemos uma conta sem burocracia e sem taxas abusivas. Saiba mais e #SejaCora

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.