Retorno do DAS MEI: prepare-se para o pagamento do imposto

14 de Julho de 2021
CNPJ inapto
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Em março de 2021, foi publicado pelo Diário Oficial da União uma Resolução que prorrogava o prazo para o pagamento de tributos que compõem o Simples Nacional.

A medida, que estava em vigor desde o ano passado, visava amenizar prejuízos financeiros de microempreendedores individuais e demais trabalhadores informais, que foram impactados pela crise gerada pela pandemia da COVID-19.

Mas, o que isso quer dizer na prática?

Para o Micro Empreendedor Individual, os pagamentos de impostos no valor de R$60,00 mensais que seriam feitos em abril, maio e junho – ocorrem a partir de julho de 2021.

 Na prática, fica assim:

  • O tributo referente à Março/2021, com vencimento original em 20 de Abril deste ano, poderá ser pago em duas parcelas iguais, com vencimento em 20 de Julho de 2021 e 20 de Agosto de 2021.
  • O tributo referente à Abril/2021, com vencimento original em 20 de Maio deste ano, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 20 de Setembro de 2021 e 20 de Outubro de 2021.
  • O tributo referente à Maio/2021, com vencimento original em 21 de Junho deste ano, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 22 de Novembro de 2021 e 20 de Dezembro de 2021.

 

Em Julho, o DAS voltou a vencer normalmente. Ou seja, o MEI deve se preparar para o retorno do imposto e realizar os próximos pagamentos em dia

Para saber como está a sua situação, é só entrar no site PGMEI (Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual). Basta inserir o seu CNPJ, escolher o ano de referência, consultar os pagamentos pendentes e emitir o boleto para pagamento.

E pra você que costuma esquecer de pagar o DAS em dia, a Cora desenvolveu uma funcionalidade exclusiva e gratuita pra facilitar o pagamento do imposto. Faça o seu cadastro e receba lembretes mensais de pagamento e você ainda pode fazer o pagamento em um clique com a sua conta Cora. Aproveite!

 

Por que preciso pagar o DAS MEI?

O pagamento do DAS é uma das obrigações do MEI após a abertura do CNPJ e o principal motivo para o pagamento é manter sua empresa em dia em relação as obrigações fiscais. O não pagamento desse imposto pode levar ao cancelamento automático do seu CNPJ e consequentemente você passa a ter uma dívida em seu CPF. Além disso, é através do pagamento do DAS que você terá acesso aos benefícios do INSS como:

  • Auxílio Doença;
  • Aposentadoria;
  • Salário-Maternidade;
  • Auxílio-Reclusão;
  • Pensão por morte, entre outros.

 

Os valores desse documento de arrecadação são atualizados anualmente, juntamente com o salário mínimo e variam de acordo com a atividade comercial.

Por Vanessa Ferreira

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Este artigo foi útil?

Título

Descrição