6 livros sobre gestão de empresas que você precisa ler

6 de Dezembro de 2021
livros sobre gestão de empresas
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você sabia que entre 2016 e 2021, segundo o site Canaltech, o número de startups foi de 5 mil para 13 mil? Além disso, em 2020, segundo o blog da Nubank, cerca de 3,36 milhões de empresas foram abertas, sendo aproximadamente 8,4% MEIs.

O grande problema nesse crescimento no número de empresas criadas é que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 75% delas não sobrevivem nem ao primeiro ano de vida e 60% delas não duram mais do que 5 anos.

Talvez você esteja se perguntando como fazer para que sua empresa permaneça firme no mercado e não vire apenas mais uma na estatística.

Temos uma resposta. Não existe fórmula mágica. A verdade é que, uma empresa sobrevive quando ela possui um gestor capaz de gerenciar de forma eficiente os produtos/serviços, os funcionários, os clientes e a receita.

Então, ainda que não tenhamos uma fórmula mágica para oferecer, dispomos de algo que pode te ajudar. Trouxemos 6 livros sobre gestão de empresas que vão te guiar nessa jornada incerta que é o mundo do empreendedorismo.

Vamos lá?

1. Os Segredos da Gestão Ágil – João Kepler & Thiago Oliveira

Umas das maiores dificuldades para estabelecer uma empresa no mercado é a grande constância de mudanças. Então, para sobreviver no mundo dos negócios, o gestor precisa implementar uma gestão ágil que permita uma rápida adaptação para competir no mercado.

João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos, e Thiago Oliveira, sócio fundador da empresa IS Entrega, revelam no livroSegredos da Gestão Ágil que empresas que resistem às mudanças, ou que possuem dificuldade para se adaptar, acabam morrendo antes de se tornarem valiosas.

Mas, o que é gestão ágil? A gestão ágil acontece através da aplicação de duas possíveis metodologias: a Metodologia Lean e a Metodologia Agile. A primeira preza pela experimentação e eliminação de desperdícios, e a segunda engloba um conjunto de diferentes práticas para planejar e desenvolver uma ideia.

Os autores elucidam que, para uma empresa ser bem-sucedida, sua gestão deve ser focada em três pilares: gestão de pessoas, gestão de conhecimento e gestão financeira. Isto posto, estude mais a fundo sobre essas metodologias e escolha qual é a melhor para auxiliar no gerenciamento da sua empresa.

2. Faça Como Warren Buffett – Mary Buffett, David Clark

Você já pensou em como seria aprender os melhores princípios de gestão com um dos maiores investidores do mundo? Caso você não saiba, estamos falando de ninguém mais ninguém menos que Warren Buffett, principal acionista, presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway.

Warren Buffett foi considerado, em 2020, o quarto homem mais rico do mundo, e ele não teria esse título se não gerisse bem seus negócios. Levando isso em consideração, trouxemos, como dica, o livro Faça Como Warren Buffett de Mary Buffett e David Clark, ambos especialistas em finanças.

Para Warren Buffett, um bom gestor é aquele que entende que não é capaz de exercer certas funções tão bem quanto os funcionários especializados, dessa forma, ele afirma que para administrar uma empresa e fazê-la crescer é importante renunciar ao controle e delegar atividades.

Segundo os autores, cada pessoa é como uma empresa com um infinito potencial de ganho e, por isso, deve ser microgerenciada. Quando essa “empresa” cresce, ela agrega potencial de ganho. Dessa forma, contrate pessoas que amam o que irão fazer na sua empresa, e veja o crescimento delas se tornar o seu crescimento.

3. O Livro Dos Negócios – Ian Marcousé, et al

Vimos na introdução que novas empresas surgem o tempo todo, mas que muitas não sobrevivem. Sabe o que falta para muitos empreendedores vencerem o mercado? Determinação para mostrar sua ideia aos investidores e inteligência para transformar a ideia em ação lucrativa.

Isto posto, para te ajudar a tornar sua empresa bem-sucedida, trouxemos como dica de leitura um livro escrito por 5 especialistas na área, O Livro Dos Negócios. Para introduzirmos as dicas, vamos começar com a seguinte frase dos autores,A única coisa pior que começar algo e fracassar, é não começar.

Dessa forma, se você já começou o seu negócio e quer que ele lucre, o primeiro passo é fazer seu dinheiro trabalhar. Os autores indicam que uma boa estratégia é emprestar as reservas de caixa para outras empresas, a fim de lucrar com as taxas de juros e ter capital para investir em seus próprios produtos.

Outra ação é adotar uma estratégia que os autores chamam de “produção enxuta”, isto é, produzir a baixo custo, porém com boa qualidade, e adotar medidas de redução de desperdícios. Com a adoção dessas estratégias, a empresa pode implementar melhoria contínua, trazendo assim novas ideias e mais engajamento!

4. O Verdadeiro Poder – Vicente Falconi

O que você acha de aprender dicas de gestão com o maior consultor da área no Brasil? Vicente Falconi, conselheiro da Ambev e da Gerdau, ensina em seu livro O Verdadeiro Poder que todo gerenciamento de uma empresa deve ser voltado para um objetivo.

E qual deve ser o objetivo de uma empresa? Segundo o autor, o objetivo de qualquer organização deve ser “satisfazer as necessidades dos seres humanos”, isso inclui os clientes, os funcionários, os acionistas e a sociedade. A partir deste objetivo, podemos focar nas métricas que importam.

E quais são as métricas que devemos priorizar? No livro, é apontado que os gestores devem se concentrar em medir o quanto as necessidades dos seres humanos estão sendo atendidas, e o quanto de retorno financeiro está sendo alcançado com a execução desta ação.

Para finalizar, o autor afirma que se deve priorizar a busca por conhecimento. Isto posto, é importante propor metas desafiadoras para que os colaboradores busquem novos conhecimentos, e alocar as habilidades de cada um, de forma que todos possam desenvolver novas competências.

5. Ataque! – Ram Charan

O mundo dos negócios está sempre sofrendo transformações, e o recorrente cenário de incertezas é provavelmente o principal desafio na gestão de uma organização. Visando te guiar neste caminho irresoluto, trouxemos uma dica de leitura que vai te ajudar a “assumir o controle” da incerteza.

Ram Charan, consultor de diversos CEOs ao redor do mundo, apresenta em seu livro, Ataque!”, diversas ferramentas para alcançar o sucesso em meio ao contexto de dúvidas. Através do uso dessas ferramentas, você, gestor, será capaz de mergulhar no desconhecido e transformar as incertezas em possibilidades.

O autor aponta que as incertezas externas são as que mais fogem do controle de um gestor. Isto acontece porque os sinais das incertezas nem sempre são percebidos e, por isso, é importante que os gestores desenvolvam acuidade perceptiva para que não sejam pegos de surpresa e possam agir imediatamente.

Uma outra estratégia é se comprometer com um objetivo e adotar uma mentalidade ofensiva. A partir do estabelecimento de um objetivo, é possível estabelecer metas de curto prazo e alinhar a equipe à visão. Com um objetivo definido, é mais fácil delimitar as incertezas e monitorar a situação para tomar decisões rápidas.

6. Comece Algo que Faça a Diferença – Blake Mycoskie

Você acha possível que alguém sem excelência de causa seja capaz de empreender em um ramo no qual nunca trabalhou antes? A última dica de leitura é para te mostrar que, unir a vontade de empreender e obter sua renda com um propósito que te inspire, pode te fazer vencer em qualquer ramo de negócios.

Blake Myscoskie, fundador da Tom Shoes, conta em seu livro Comece Algo que Faça a Diferença que, antes de fundar esta grande empresa de sapatos, ele nunca havia trabalhado no ramo. Mas, o salto para o desconhecido não o impediu porque a criação da Tom Shoes possuía um propósito além do lucro.

Blake tinha um objetivo filantrópico por trás da criação de sua empresa. A cada par de sapatos vendido, outro par é doado a uma criança necessitada. Segundo o autor, é necessário que os gestores entendam que cada pequeno passo é um movimento para alcançar um objetivo.

Quando as pessoas se sensibilizam com seu objetivo, elas se tornam aliadas. Dessa forma, estabeleça um propósito humanizado para sua empresa e conquiste pessoas que se identificam com a sua causa. Empreendimentos com propósitos possuem mais do que clientes, possuem apoiadores!

Melhore sua gestão e não se torne mais um nas estatísticas!

Vimos que, no mundo dos negócios, o maior desafio de um gestor é fazer com que sua empresa vença a maré.

Apresentamos aqui dicas de gestão que envolvem gestão de funcionários, clientes, produtos, receita, e até dicas de como gerir com propósito para ganhar apoiadores.

Então, o que está esperando para aplicar as ideias propostas?

Se você está com medo de começar e tomar as decisões erradas na sua gestão, lembre-se da mais importante frase do “O Livro dos Negócios”: A única coisa pior que começar algo e fracassar, é não começar”.

Então, não perca tempo. Se aprofunde no modelo de gestão que melhor se adequa ao seu nicho e faça sua empresa vencer as estatísticas!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Por Vanessa Ferreira

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Já vai? Gostaríamos de oferecer um cafezinho, mas por enquanto, oferecemos uma conta sem burocracia e sem taxas abusivas. Saiba mais e #SejaCora

Título

Descrição