Blog

Teve o celular roubado? Saiba como proteger a sua conta Cora

8 de março de 2022
celular roubado

Nossos celulares carregam partes muito importantes de nossa vida, por isso quando o aparelho é roubado é preciso respirar fundo antes de tomar as providências cabíveis. 

Não gostaríamos que ninguém tivesse essa experiência, mas se você está nessa situação, preparamos este texto para te ajudar a proteger sua conta Cora. Além disso, separamos também algumas dicas para você manter suas informações seguras antes mesmo disso acontecer.

Roubaram o meu celular, como protejo minha conta Cora?

Se você teve o seu celular roubado, existem dois caminhos diferentes a seguir para proteger a sua conta Cora:


Primeira opção

Fale com a Cora via chat no aplicativo com qualquer celular que tenha o aplicativo Cora instalado. O atendimento é 24 horas, 7 dias por semana.

– Informe o CNPJ da sua empresa e depois o seu CPF ;

– Aguarde a verificação dos seus dados e a confirmação do cancelamento do cartão e/ou remoção de acesso da conta;

– Pronto, a sua conta Cora está segura.


Segunda opção

Se você preferir o atendimento via telefone, também é possível nos informar sobre o roubo do celular ou cartão.

Utilize o Autoatendimento da Cora ligando para 0800 591 2350 ou (11) 5039-5715. O atendimento funciona todos os dias da semana, das 09hrs às 17hrs.


– Informe o CPF e depois o CNPJ da sua empresa cadastrada na Cora
– Aguarde o procedimento de segurança da sua conta e a confirmação de remoção de acesso e/ou cancelamento do seu cartão;

-Feito isso, sua conta Cora estará protegida. 

Depois de nos informar sobre o roubo, é importante registrar um boletim de ocorrência (B.O.). Além de fornecer para as autoridades dados reais sobre esses casos, o B.O. também pode ser exigido no momento de solicitar novos bloqueios de conta ou até mesmo da linha telefônica em seu celular roubado, por exemplo. 

 

Não reconheço transações na minha conta Cora, e agora?

Se ao analisar o extrato da conta Cora você não reconhecer alguma transação, será necessário abrir um processo de contestação dessas operações.

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento (chat, WhatsApp e e-mail) para informar a situação e receber as devidas orientações sobre os próximos passos.

Para agilizar o atendimento envie o máximo de informações que tiver à disposição, desde o boletim de ocorrência até o relato detalhado do ocorrido com a descrição de quais transações você não reconhece.

 

Apague os dados do seu aparelho de maneira remota

Além de solicitar os devidos bloqueios em suas contas bancárias, você também pode apagar remotamente os dados do celular roubado ou furtado. Esse processo pode ser feito por meio da ferramenta do Google, para aparelhos Android, ou por meio da plataforma da Apple, caso você tenha um iPhone.

A duas ferramentas permitem que você localize o seu dispositivo e apague os dados vinculados àquele aparelho. 

 

5 dicas para proteger as informações da sua conta Cora 

Infelizmente, o roubo de celulares segue crescendo. De acordo com uma reportagem da Rádio Bandeirantes, 107 mil aparelhos foram levados pelos ladrões em 2021 na cidade de São Paulo. Isso significa que a cada 5 minutos, um roubo acontece.

Nesse cenário, é importante se prevenir e proteger nossas informações antes que os crimes aconteçam. Separamos aqui 5 dicas para te ajudar a proteger as suas informações.

 

Jamais anote suas senhas no próprio celular

Salvar as senhas em blocos de notas, mensagens ou e-mails é uma forma de dar passe livre para os ladrões acessem os seus aplicativos e realizem transações. Não faça isso.

Tente ao máximo memorizar as suas senhas bancárias sem precisar anotá-las em nenhum lugar. Numa situação em que você tenha o celular roubado, essas anotações facilitarão as ações dos bandidos.

 

Utilize uma senha diferente para cada aplicativo de banco 

Por mais difícil que seja, crie diferentes combinações numéricas para utilizar como senha dos seus aplicativos bancários. Não reaproveite senhas de redes sociais e nem repita a mesma combinação para duas instituições diferentes.

Lembre-se de não usar combinações óbvias, como data de aniversário e nem números sequenciais. 

 

Não armazene dados sensíveis no aparelho

Assim como no caso de anotar as senhas em blocos de notas, armazenar dados sensíveis no celular também pode facilitar os processos para os criminosos. 

Por isso, faça limpezas regulares em seus e-mails, mensagens, aplicativos de anotações, mecanismos de preenchimento automático e apague todas as informações sensíveis, como CPF, data de nascimento, nome de mãe e pai, foto do cartão de crédito e afins.

Delete também fotos, prints e arquivos que possam conter essas informações ou recibos de pagamentos e notas fiscais. 

 

Mantenha os limites diários de transações atualizados de acordo com o seu padrão de uso

A maioria das contas bancárias oferecem a opção do usuário limitar os valores diários de transações visando garantir a sua própria segurança. Esses limites podem ser personalizados pela própria instituição ou pelo cliente.

Se o seu banco não oferece essa personalização via aplicativo, você pode entrar em contato com o atendimento para verificar a possibilidade dessa alteração de acordo com o seu uso.  Na Cora, você pode limitar os valores de envio do Pix de acordo com os seus padrões de uso. 

 

Salve o IMEI do celular

Você sabia que todo aparelho de celular possui uma espécie de RG? Esse número é chamado de IMEI, que é a sigla internacional para International Mobile Equipment Identity (identidade Internacional de Equipamento Móvel, em português). Cada aparelho possui uma sequência de 15 dígitos única que serve para que a operadora identifique o dispositivo e realize o bloqueio permanente dele.

Dessa forma, é impossível conectar o aparelho a qualquer rede móvel, o que impossibilita que o ladrão consiga utilizá-lo ou revendê-lo. Para descobrir o IMEI do seu celular, ligue para *#06#. Anote em um papel o número que aparecerá na tela e guarde essa informação em um local seguro. 

 

Quer saber mais sobre segurança? Então não deixe de conferir nosso texto sobre o Golpe do Boleto Falso

 

Este conteúdo faz parte de um dos grandes compromissos da Cora: alertar sobre situações que colocam a segurança do seu dinheiro em risco. Quer saber mais sobre o assunto? Confira outras publicações aqui.

Por admin
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Sua empresa ainda não possui uma conta PJ?

Na Cora, você tem emissão de boletos de cobrança gratuitos e transferências (TED e PIX) totalmente livres de tarifas e burocracias. Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.