Neste artigo você vai ver:

QR Code

Entenda o termo QR Code e como ele pode se aplicar no contexto da gestão do seu negócio.

O que é QR Code?

A sigla QR Code vem do inglês (Quick Response Code) e significa código de resposta rápida. Ele é uma evolução do código de barras, pois permite a leitura dos dados de forma mais rápida através de uma imagem.

Trata-se de um conjunto de códigos que são impressos no formato de uma imagem com listras claras e escuras que formam um código copiável. Para que a leitura seja feita, é necessário ter um aplicativo capaz de escanear a imagem e decodificá-la, encontrando o link de correspondência.

Atualmente, a grande maioria dos celulares já são capazes de realizar essa leitura, basta apontar a câmera dos aparelhos para o código para que a leitura aconteça

 

QR Code dinâmico e estático

 

O QR Code dinâmico pode ser usado em apenas uma transferência, ou seja, é exclusivo para cada transação. Por meio dele é possível incluir, além do valor, outras formações como a própria identificação do recebedor. 

Já o QR Code estático pode ser usado em diversas transações. Por exemplo, se você tem um vínculo de prestação de serviço, o QR Code estático pode ser ideal porque com ele você não é obrigado a gerar um código todo mês, o seu cliente pode usar o mesmo código diversas vezes. Além disso, ele permite a inserção de valor pelo pagador para validar uma cobrança utilizando a tecnologia.

 

QR Code personalizado

 

O QR Code personalizado é um código de barras em 2D que pode ser convertido em um texto interativo e pode ser escaneado por um smartphone ou tablet com câmera. Esse texto interativo pode ter diferentes formas, cores e logotipos e pode incluir diversos tipos de conteúdo como websites, textos e perfis de redes sociais.

Selecione uma letra para ver outros termos do glossário:

Abrir conta gratuita

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.