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Como abrir um negócio online do zero: passo a passo para começar 

23 de março de 2023
como abrir um negócio online

Nos últimos anos, fazer compras pela internet tem sido um hábito cada vez mais comum entre os brasileiros. Por isso, muitas pessoas que desejam empreender querem saber como abrir um negócio online, 

Se este é o seu caso e você quer descobrir como começar a vender pela internet, continue a leitura. Aqui, vamos explicar tudo o que você precisa saber para iniciar do zero o seu novo negócio digital. 

Vamos lá?

Por que e como abrir um negócio online?

Segundo um levantamento da empresa de pesquisas britânica Retail X, o Brasil é o país que obteve o maior crescimento do e-commerce entre as nações da América Latina em 2022. De acordo com o estudo, a receita das vendas cresceu US$ 8,1 bilhões em relação ao ano anterior. 

Outra pesquisa realizada pela empresa SmartHint revelou que, na comparação com o período pré-pandemia, os cinco primeiros meses de 2022 apresentaram um aumento no faturamento do e-commerce de 785%. 

É inegável o boom que as vendas online tiveram nos últimos anos, já que os hábitos de consumo das pessoas mudaram completamente. E surfar essa onda e descobrir como começar um negócio online pode ser muito útil para quem deseja empreender. 

Antes de mais nada, saiba que não é preciso muito para começar seu negócio digital do zero. 

Dá para ganhar dinheiro pela internet vendendo produtos em marketplaces, sem ter um site próprio, promovendo cursos digitais de outras pessoas (por meio do marketing de afiliados) ou até mesmo por redes sociais, sem ter estoque próprio (modalidade dropshipping, quando se comercializa itens que estão no estoque do fornecedor em qualquer lugar do mundo). 

Leia também | Dropshipping: o que é e como funcionam as vendas online sem estoque

Quais são as vantagens deste tipo de empresa?

São muitas as vantagens de abrir um negócio online. Abaixo, listamos as principais. Confira: 

  • Investimento inicial baixo

Como citamos anteriormente, é possível abrir um negócio online investindo pouco dinheiro ou quase nenhum.

Mesmo quem deseja abrir uma loja virtual própria, com estoque próprio, e tiver que pagar pela plataforma que utiliza, tem custos menores do que quem aposta em lojas físicas, com aluguel de espaço, por exemplo. 

No ambiente virtual, você pode gerenciar sua empresa e ganhar dinheiro 24 horas por dia sem sair de casa. 

  • Público mais amplo

Uma loja de roupas localizada  na avenida X, da cidade Y, do país Z, sem dúvida impacta muito menos clientes do que uma loja de roupas virtual; afinal, só quem passar na frente e se encantar com alguma peça da vitrine poderá entrar na loja física e adquirir o produto. 

Já quem possui uma loja virtual de roupas é capaz de alcançar qualquer cliente, de qualquer parte do planeta. 

Claro que é preciso considerar o valor do frete, a logística e a forma de pagamento disponíveis para atender pessoas de vários países. Mas, sem dúvida, o alcance e o potencial de crescimento são muito maiores para quem aposta em vender pela internet. 

  • Trabalho flexível 

Ser dono do próprio negócio, trabalhar no horário que for mais conveniente com a rotina, não precisar justificar atrasos ou faltas é o sonho de muita gente, não é mesmo? 

Um grande benefício de ter um negócio online é vivenciar essa flexibilidade, o que é excelente para quem quer passar mais tempo com a família, viajar ou ter mais qualidade de vida.

Mas atenção:  ter um negócio online não significa que você irá trabalhar menos, ok? É preciso muita dedicação para ver sua empresa deslanchar. 

  • Gestão simples e econômica

Gerir seu negócio online pode ser mais simples e mais barato, principalmente no início. Dependendo do modelo de negócio que você escolher, pode ser desnecessário, por exemplo, contratar e treinar mão de obra.

A logística de vendas e entregas pode ser simplificada, caso você escolha operar por plataformas de marketplaces, por exemplo, ou decida trabalhar com dropshipping.  

  • Vendas 24h por dia

Ter um negócio online pode ser a realização do “ganhar dinheiro dormindo”. Isso porque muitas das atividades do negócio podem ser automatizadas, e existem inúmeras ferramentas que podem ajudar você a oferecer um atendimento ao cliente de qualidade, em qualquer hora do dia. 

Ou seja, para quem tem uma loja online, horário comercial é qualquer hora, em qualquer dia, o ano todo. E isso é muito positivo. 

Como abrir um negócio online do zero: passo a passo 

Agora que você já entendeu que abrir um negócio online é uma boa estratégia para quem  quer ter a própria empresa e conferiu as vantagens de dar este passo, está na hora de descobrir como tirar este plano do papel. 

Listamos 4 passos para quem quer saber como abrir um negócio online. Confira:

1. O que vender? 

Para descobrir o que irá vender, é preciso conhecer algumas possibilidades que o mercado digital oferece. Ao abrir um negócio online, você pode, por exemplo: 

  • Criar uma loja própria com domínio próprio;
  • Vender produtos do seu estoque por meio de marketplaces;
  • Comercializar cursos online e ganhar comissão (marketing de afiliados);
  • Operar apenas com dropshipping, sem ter estoque próprio;
  • Criar e produzir um curso online, caso seja especialista em algo (idiomas, artesanato, música, ou qualquer outro conhecimento que tenha e que consiga organizar em um curso). 

 

Estude profundamente as possibilidades que o mercado digital oferece e decida o que e como você quer vender pela internet. 

2. Para quem vender? 

Depois de decidir quais produtos irá vender, é preciso entender quais consumidores irá atender e qual tipo de necessidade será resolvida. 

É fundamental saber responder a essas questões e, depois de ter essas respostas, fazer uma pesquisa mais profunda para conhecer melhor o comportamento de seus clientes em potencial. 

Dados como a faixa etária do seu público, renda mensal, hábitos de consumo e região que residem podem fornecer material suficiente para que você consiga pensar em estratégias de venda mais eficazes. 

Outro ponto importante é analisar os concorrentes e verificar quais estratégias eles utilizam e como se comunicam com o público-alvo deles. Estudando a concorrência, é possível trabalhar de forma diferenciada e atender melhor os clientes. 

3. Como vender? 

Ok, já definiu o produto que irá vender e estudou o seu client. Agora, como a venda será feita? Por meio de qual canal? Qual será o seu orçamento para tirar este plano do papel? 

Para quem quer começar o negócio online vendendo produtos e gastando pouco dinheiro, pode ser muito interessante usar marketplaces antes de ter uma loja própria. Amazon, Shopee, Mercado Livre são algumas das opções que já oferecem uma estrutura pronta para os vendedores. 

Outra vantagem do sistema de marketplace é que não é preciso se preocupar com questões como domínio próprio, layout do site, opções de pagamento. E mais: são plataformas já consagradas e com grande visibilidade. Assim, aumentam as chances de um cliente encontrar seu produto e confiar que pode realizar a compra. 

Outra opção é fazer o próprio site. Neste caso, é possível contratar um profissional para fazer o site do zero, ou então procurar por uma plataforma especializada, que oferece modelos prontos mas com possibilidade de personalização e cobrando mensalidades.

Leia também | Como vender na Shopee: tudo o que você precisa saber

4. É preciso ter CNPJ?

Quem quer descobrir como abrir um negócio online frequentemente não sabe se precisa obrigatoriamente ter um CNPJ para atuar pela internet ou se dá para fazer vendas somente como pessoa física. 

Tudo depende do que você quer e o que irá vender. Caso ainda esteja avaliando a abertura de uma loja própria e queira primeiro entender melhor como funciona o ambiente online, pode valer a pena começar anunciando seus produtos em marketplaces. Para isso, somente com o CPF já é possível dar os primeiros passos. 

Mas, se o objetivo é profissionalizar e abrir um negócio online robusto, é preciso definir o nome do empreendimento. Neste momento, é preciso verificar no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) se o nome já não existe, e depois fazer um CNPJ. 

Existem diferentes modalidades de empresas:  MEI, ME, EPP, Médio ou Grande Porte. Começar como MEI (Microempreendedor Individual) é uma opção interessante para quem acredita que o faturamento anual será de até R$ 81 mil (algo em torno de R$ 6,750 por mês). Caso o valor ultrapasse isso, basta regularizar e trocar de modalidade de empresa. 

Leia também | Quanto custa abrir uma empresa MEI? Confira todos os gastos

4 cuidados ao abrir um negócio online

Agora que você já sabe como abrir um negócio online, é preciso conhecer os principais cuidados que você deve ter com seu empreendimento digital. Confira:

1. Atenção às formas de pagamento, frete e logística

Quais serão as formas de pagamento aceitas na sua loja? Além de cartão de crédito e boleto bancário, é interessante considerar o uso de carteiras digitais, por exemplo. 

Mas é preciso ficar atento porque cada uma dessas modalidades gera um custo diferente para quem empreende. 

No caso do cartão de crédito, você pagará uma tarifa mensal, já para as carteiras digitais são cobradas taxas sobre cada venda e para boletos pode existir custo dependendo do banco que você utiliza (os clientes da Cora, por exemplo, podem emitir quantos boletos de cobrança quiserem ser pagar nada). 

 

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Já sobre frete e logística para entrega, é fundamental cumprir os prazos prometidos e tentar encontrar o menor preço de entrega possível; afinal, o cliente quer que o produto que comprou seja entregue rapidamente e com baixo custo. 

Os valores envolvidos nesta operação devem ser pesquisados, já que eles serão repassados ao seu cliente final. O preço praticado pelas transportadoras varia de acordo com a região de entrega. Enviar por Sedex também funciona, mas é preciso avaliar se o valor da entrega vale a pena. 

2. Invista em marketing e divulgação

Não adianta ter uma loja online excelente se não souber divulgar seus produtos. Para destacar seu negócio online, é essencial investir em marketing. 

Com estratégias de divulgação elaboradas especificamente para seu nicho de atuação, é possível conquistar mais acessos, apresentar seus diferenciais e vender mais.

Redes sociais, blogs, newsletters, parcerias com influencers e anúncios pagos são ferramentas que podem ajudar seu negócio online a ter mais visibilidade. 

3. Capriche no pós-venda

Cliente bom é cliente fidelizado. Não adianta você vender uma única vez (dependendo do seu produto). Para ter sucesso, é preciso ter recorrência. E sabemos que um cliente só volta a comprar em uma loja se toda a experiência que ele teve tiver sido positiva. 

Então, atenda bem do início ao fim do ciclo de vendas. Isso inclui o pós-venda, acompanhar se a entrega ocorreu conforme prometido, se o produto está de acordo com o esperado e se o cliente está satisfeito. 

É possível automatizar, por exemplo, um e-mail perguntando a opinião do cliente sobre o item adquirido e incentivá-lo a deixar um comentário na sua loja virtual. Isso aumenta a credibilidade quando outros possíveis clientes estiverem pesquisando sobre seu negócio. 

4. Cuide da gestão financeira do seu negócio online

Um dos erros mais clássicos de quem começa a empreender é não cuidar adequadamente da gestão financeira do negócio. 

É preciso saber qual será o tamanho do investimento: qual será o custo mensal para a empresa funcionar, quanto de dinheiro você terá imobilizado em estoque, qual será o seu capital de giro, estabelecer uma reserva de emergência e uma de oportunidade e definir quanto irá reservar para investir em marketing, o que ajudará seus produtos e serviços a serem conhecidos por mais gente.

Também não dá para deixar de falar sobre a importância de separar as contas da pessoa física das contas da pessoa jurídica.  

É muito importante ter essa organização e criar uma conta somente para as movimentações do seu negócio. Quem faz isso consegue visualizar de forma mais eficiente toda a saúde financeira da empresa e administrá-la melhor. 

Na Cora, quem empreende tem acesso a uma conta digital gratuita para abrir e movimentar.

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E mais: emissão de boletos de cobrança ilimitados, Pix PJ sem custo, acesso a cartão de crédito para a empresa, e ainda um dashboard de gestão de cobranças que facilita acompanhar em um único lugar todas as cobranças do seu negócio online pela data de vencimento e pelo status de pagamento. 

Além disso, é possível programar o envio automático de lembretes de cobranças para seus clientes antes, depois ou na data de vencimento dos boletos. 

E agora que você já sabe como abrir um negócio online e entendeu o que é importante considerar na hora de dar este passo, fique à vontade para conhecer ainda melhor os serviços que a Cora oferece para pessoas empreendedoras.  

Até a próxima! 

Por Equipe Cora
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