Como funciona e como contratar um cartão de crédito para CNPJ

19 de Maio de 2022
cartao de credito para cnpj

Ter um cartão de crédito para CNPJ, exclusivo para as compras relacionadas à sua empresa, pode ser o primeiro passo para facilitar a gestão financeira do seu negócio. Isso porque, além de ajudar a separar seus gastos pessoais das despesas da empresa, um cartão de crédito para pessoa jurídica também pode oferecer um prazo maior para pagar as contas. 

Portanto, se usado com o devido planejamento e controle, esse recurso contribui para manter um fluxo de caixa positivo, o que é fundamental para manter seu negócio sustentável e lucrativo.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos explicar como o cartão de crédito para CNPJ funciona, seus benefícios para o negócio, como manter os gastos do cartão sob controle e como pedir um para a sua empresa. Continue a leitura! 

Como funciona o cartão de crédito para CNPJ?

Um cartão de crédito para CNPJ segue a mesma lógica do cartão para pessoa física. A diferença é que ele é emitido para a empresa — ou seja, para um CNPJ, enquanto o cartão de pessoa física é associado a um CPF.

Portanto, o cartão para empresas também possui  um limite de crédito e permite comprar no crédito à vista ou parcelado, tendo a fatura emitida em nome da pessoa jurídica. Também é possível ter mais de um cartão de crédito associado a um CNPJ, para serem utilizados por sócios e colaboradores. Porém, nem todos os cartões oferecem essa opção.

E, assim como um cartão para pessoa física, o empresarial pode ter programas de pontos e descontos. Também existem opções de cartão de crédito PJ sem anuidade e voltados a tipos específicos de empresa, como o cartão de crédito para MEI.

Chegou o cartão de crédito Cora

100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio

Quais são as vantagens do cartão de crédito para pessoa jurídica?

Se for utilizado de forma bem planejada, o cartão de crédito, assim como qualquer outra linha de crédito, pode ser um grande aliado da saúde financeira do seu negócio. Uma das principais vantagens que ele oferece é ampliar o prazo para o pagamento de custos e despesas da sua empresa, ajudando a manter o fluxo de caixa positivo. Da mesma forma, a opção de parcelar compras permite adquirir equipamentos e matéria-prima com mais tranquilidade, sem que você precise fazer grandes retiradas do caixa de uma só vez.

Outro ponto interessante é que o cartão de crédito permite centralizar todos os gastos da empresa. Isso facilita o controle financeiro, pois todas as informações relativas às despesas do negócio ficam detalhadas em um único lugar.

Por fim, a segurança é uma vantagem que merece destaque. Com o cartão, você não precisa andar com dinheiro em espécie e, sempre que necessário, pode utilizar mecanismos de rastreamento e bloqueio do cartão de crédito. Para compras online, é possível utilizar a versão virtual do cartão de crédito, para manter os dados do seu cartão físico mais seguros. 

Como não perder o controle com o cartão de crédito? 3 dicas importantes

Já vimos que o cartão pode ser uma ferramenta de organização financeira e ajudar no crescimento do seu negócio, certo? Por outro lado, sem o devido controle, os gastos no cartão podem ter um impacto negativo nas finanças da sua empresa, resultando em acúmulo de dívidas e gastos adicionais. 

Para evitar que isso aconteça, estas dicas podem ajudar: 

1 – Pague a fatura sempre em dia e no valor total

Pagar a fatura dentro do prazo de vencimento e no valor integral é fundamental para fugir de multas e juros adicionais.

Quando você deixa de pagar a fatura completa para conseguir uma folguinha maior no orçamento, o valor restante é cobrado no mês seguinte como crédito rotativo. Hoje, essa é uma das modalidades de crédito mais caras do país —  com juros que podem chegar a mais de 1000% ao ano, de acordo com o Banco Central. 

A boa notícia é que, ao contratar seu cartão de crédito empresarial, você pode escolher uma data de vencimento que seja mais favorável considerando as movimentações financeiras do seu fluxo de caixa. Assim, nos meses mais “apertados”, você evita transformar uma dívida comum em uma bola de neve. 

2 – Planeje suas compras

Observe a data de fechamento e de vencimento da sua fatura para entender qual é o melhor dia para usar o cartão de crédito em compras e pagamentos. Se a sua fatura fechar no dia 20, por exemplo, as compras feitas a partir do dia 21 só serão cobradas no outro mês e você ganha um pouco mais de prazo para pagar. 

3 – Acompanhe os gastos de perto

Tenha um registro de todos os gastos feitos no seu cartão de crédito, incluindo as parcelas a vencer. Assim, você consegue acompanhar os lançamentos das próximas fatura, não ultrapassa a capacidade de pagamento da sua empresa e evita cair no temido juro rotativo, que já mencionamos aqui. 

 

Chegou o cartão de crédito Cora

100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio

 

Qual o melhor cartão de crédito para empresas?

Existem diversos cartões de crédito empresariais no mercado, voltados a diferentes perfis de negócio. Sendo assim, para escolher a melhor opção, você deve considerar as características e necessidades da sua empresa.

Se a ideia é evitar custos adicionais, um cartão de crédito sem anuidade e taxas é uma boa escolha, mesmo que ele não tenha benefícios adicionais.

Porém, dependendo do montante que a empresa vai movimentar no cartão por mês, uma opção com benefícios como programa de pontos, milhas e cashback pode ser interessante.

Saber se é possível ter mais de um cartão no mesmo CNPJ, para os sócios e colaboradores, também é um ponto a analisar, se essa for uma necessidade no seu negócio.

Outro fator a ser avaliado é o atendimento da empresa responsável pela emissão do cartão PJ. Se você precisar tirar alguma dúvida ou fazer  uma solicitação, vai querer um atendimento rápido e eficiente, certo? Para verificar a qualidade do atendimento de uma empresa que emite cartão de crédito empresarial, você pode pesquisar a reputação da companhia no site do Reclame Aqui.

Como solicitar um cartão de crédito para empresa?

O processo para solicitar um cartão de crédito para empresa geralmente segue as mesmas etapas de um cartão para pessoa física: após solicitação, a instituição financeira faz uma análise de crédito do CNPJ. 

Caso seja aprovada na análise, a empresa recebe o cartão com o limite de crédito liberado. O valor do limite de crédito também é determinado por essa análise inicial e pode aumentar conforme a movimentação da conta.

Abaixo, você confere como solicitar o cartão de crédito da Cora. Ele é um cartão de crédito empresarial com bandeira Visa, sem anuidade e sem taxas, que oferece também a função débito e permite emitir diferentes cartões para pessoas sócias e colaboradoras da empresa.

Veja o passo a passo para solicitar o cartão de crédito PJ Cora:

  1. Abra o aplicativo da Cora;
  2. Na aba “Início” ou “Cartão”, clique em “Tenho interesse”;
  3. Leia as informações sobre o cartão e a análise de crédito;
  4. Informe o valor que gostaria de ter como limite e clique em “Enviar”.

 

Pronto! Após seguir os passos acima, é só aguardar a resposta da sua análise de crédito. Você também pode conferir o vídeo com o passo a passo para pedir o cartão Cora:

Depois de se informar sobre como o cartão de crédito para empresas funciona, que tal ler o conteúdo que preparamos sobre cartão de crédito pré-pago? Esperamos que seja útil para você!

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Chegou o cartão de crédito PJ da Cora, exatamente do jeito que a gente gosta: com zero tarifas, sem burocracia e feito sob medida para o seu negócio

Título

Descrição