Blog

Como cancelar o Cadastro Positivo? Vale mesmo a pena? 

13 de outubro de 2022
cancelar cadastro positivo

Ainda que tenha sido criado para beneficiar os consumidores, muitos preferem cancelar o Cadastro Positivo. O principal motivo para isso é não se sentirem à vontade em expor mais informações sobre sua vida financeira para o mercado. 

Se esse é o seu caso, neste conteúdo vamos explicar o passo a passo para fazer esse procedimento. Mas, antes disso, também vamos explicar se desativar o Cadastro Positivo realmente vale a pena para que você reflita melhor antes de tomar essa decisão, combinado? 

Como funciona o Cadastro Positivo? 

O Cadastro Positivo funciona como um banco de dados que, como o próprio nome sugere, reúne informações positivas sobre o consumidor, seja pessoa física ou jurídica. 

Nele, constam informações sobre as suas contas pagas em dia. Isso vale para compromissos relacionados à contratação de crédito, como empréstimos, financiamentos e crediários; mas também para contas de consumo de serviços continuados, como água, luz, gás e telefone. 

Na prática, cada vez que você paga uma conta dentro do prazo, a empresa que recebe o pagamento envia essa informação para o seu Cadastro Positivo. Então, quando uma instituição consultar o seu Cadastro, essas informações estarão presentes. 

Tudo isso é levado em consideração pelo mercado na hora de fazer uma análise de crédito. Se uma instituição financeira encontrar mais informações positivas a seu respeito, por exemplo, isso pode aumentar as suas chances de ter crédito aprovado e com melhores condições: juros mais baixos, maiores prazos para pagamento e limites de crédito mais altos. 

 

Chegou o cartão de crédito Cora

100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio

A ideia do Cadastro Positivo é que aos poucos você vá construindo um “currículo financeiro” e, também, uma reputação de bom pagador. 

Desde 2019, pessoas e empresas foram incluídas automaticamente no Cadastro Positivo. Apesar disso, a participação não é obrigatória, o que nos leva ao nosso próximo tópico.


Leia também | Como ativar o Cadastro Positivo e quais são as vantagens?

 

Cancelar o Cadastro Positivo vale mesmo a pena?  

Como é direito de todos ter os dados preservados, você pode sair do sistema a qualquer momento e sem pagar nada. Basta solicitar formalmente a exclusão das suas informações a um birô de crédito, como a Serasa ou a Boa Vista SCPC. 

Apesar disso, é importante saber que essa decisão não é recomendada.

No tópico anterior, explicamos que, se uma instituição encontrar mais informações positivas a seu respeito, isso pode aumentar as suas chances de ser visto como bom pagador e, consequentemente, de ter crédito aprovado com melhores condições. 

Quando você decide desativar seu Cadastro, as empresas deixam de encontrar essas informações positivas a seu respeito durante a análise de crédito. Então, elas voltam a avaliar o seu perfil apenas pelo histórico negativo (ou seja, considerando somente se você tem nome limpo ou não). 

Além disso, elas terão menos informações para saber se você realmente irá cumprir o acordo. Em outras palavras, passam a considerar um risco de crédito maior. 

Nessa situação, as principais consequências são: 

  • Dificuldade de acesso a empréstimos, financiamentos ou compras parceladas;
  • Aumento da taxa de juros dessas operações financeiras;
  • Redução da sua pontuação de crédito (score). 

 

Leia também | O Cadastro Positivo aumenta o score? Entenda a relação entre eles

Sobre este último ponto, vale lembrar que o score é um método usado para mostrar ao mercado se o consumidor (pessoa ou empresa) é um bom pagador. Quanto maior for a sua nota, melhor é a sua “reputação” no mercado. 

O score é calculado com base em vários critérios, e as informações do Cadastro Positivo estão entre as mais importantes. Na Serasa, por exemplo, os dados do Cadastro são responsáveis por compor quase 44% da sua nota. 

Isso quer dizer que, além dos pontos que já citamos, desativar o Cadastro Positivo impacta diretamente a sua pontuação de crédito, o que também não é nada interessante se você pretende algum dia passar por qualquer análise. 

Leia também | Score: 20 respostas rápidas para as principais dúvidas  

Como faço para cancelar o Cadastro Positivo? 

Se mesmo após a leitura do último tópico você optar por retirar as suas informações do sistema, existem basicamente três formas pelas quais você pode fazer esse procedimento. 

A seguir, colocamos o passo a passo de cada uma delas, de acordo com as informações oficiais do site da Serasa. 

De forma online:

  1. Preencha e assine o Solicitação de Cancelamento do Cadastro Positivo;
  2. Envie para o e-mail [email protected] o formulário junto com cópia simples do seu documento oficial, que deve conter foto e o número do seu CPF;
  3. O prazo é de até dois dias úteis para receber a resposta da solicitação, também por e-mail. 

Pelos Correios: 

  1. Preencha e assine o Solicitação de Cancelamento do Cadastro Positivo;
  2. Envie o documento à Serasa Experian junto com uma cópia simples do seu documento oficial, que deve conter uma foto e o número do seu CPF. Endereço: Avenida Doutor Heitor José Reali, 360, Distrito Industrial Miguel Abdelnur São Carlos/SP – CEP 13571-385. 

Por telefone: 

Basta ligar para a Central de Atendimento Cadastro Positivo: 0800 766 6606. A ligação é gratuita para todo o Brasil.  

 

Quero solicitar a reabertura do Cadastro Positivo. É possível?

Caso você tenha optado por cancelar o Cadastro Positivo, mas se arrependeu e quer voltar atrás, não se preocupe: é igualmente possível solicitar que as suas informações voltem para o sistema

Para isso, os canais são os mesmos que vimos no tópico anterior. Só não existe a possibilidade de fazer por telefone. Neste caso, você deverá preencher a Solicitação de Reabertura do Cadastro Positivo.

Após o envio do requerimento, esse processo é concluído em até dois dias úteis e compartilhado com os demais gestores de bancos de dados. 

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre Cadastro Positivo e como ele pode ajudar você e a sua empresa a conseguirem crédito no mercado, que tal também conhecer um pouco mais sobre o cartão de crédito empresarial sem anuidade da Cora? 

 

Chegou o cartão de crédito Cora

100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio

 

E, se quiser ler mais sobre crédito, volte ao blog da Cora sempre que desejar. Aqui, você sempre vai encontrar novos conteúdos que vão te ajudar a entender mais sobre como funciona o mercado, além de dicas de gestão para a sua empresa. Até a próxima e bons negócios! 

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.