Pagamento de impostos empresariais: fique atento às datas de vencimento

19 de Agosto de 2021
sistema de gestão
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Brasil é um dos países onde mais se paga impostos e as datas de vencimento costumam confundir a agenda de pagamentos de quem empreende. No entanto, quem deseja ter sucesso no seu negócio e manter tudo legalizado, precisa estar em dia com as obrigações tributárias.

Atrasos ou falta de pagamento de um imposto empresarial coloca em risco a saúde financeira do seu empreendimento. É preciso se programar para manter o pagamento dos tributos em dia e evitar a incidência de juros e multas ou até mesmo a caracterização de crime por sonegação fiscal.

Por isso, abaixo você encontra as datas de vencimento dos principais impostos que devem ser pagos por empresas.

Vencimento dos principais impostos para empresas

Tributo Data de vencimento Observações
FGTS Até o dia 7 do mês seguinte ao da competência. Caso o vencimento caia em sábados, domingos ou feriados, antecipa-se para o dia útil anterior.
DAE – Documento de Arrecadação e-Social

(Empregador Doméstico)

Até o dia 7 do mês seguinte ao da competência. Caso o vencimento caia em sábados, domingos ou feriados, antecipa-se para o dia útil anterior.
INSS (GPS) Até o dia 20 do mês seguinte ao da competência. Caso o vencimento caia em sábados, domingos ou feriados, antecipa-se para o dia útil anterior.
DAS – Simples Nacional Até o dia 20 do mês seguinte ao da competência. Caso o vencimento caia em sábados, domingos ou feriados, prorroga-se para o dia útil seguinte.
Consulte a agenda tributaria mensal divulgada pelo CGSN – Comitê Gestor do Simples Nacional.
IRRF

Imposto de Renda Retido na Fonte

Até o dia 20 do mês seguinte ao da competência. Caso o vencimento caia em sábados, domingos ou feriados, antecipa-se para o dia útil anterior.
CSRF (4,65% Pis/ Cofins/ CSLL) Até o dia 20 do mês seguinte ao da competência. Caso o vencimento caia em sábados, domingos ou feriados, antecipa-se para o dia útil anterior.
DARF Previdenciário (CPRB – Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta) Até o dia 20 do mês seguinte ao da competência. Caso o vencimento caia em sábados, domingos ou feriados, antecipa-se para o dia útil anterior.
PIS Até o dia 25 do mês seguinte ao da competência. Caso o vencimento caia em sábados, domingos ou feriados, antecipa-se para o dia útil anterior.
COFINS Até o dia 25 do mês seguinte ao da competência. Caso o vencimento caia em sábados, domingos ou feriados, antecipa-se para o dia útil anterior.
IRPJ Até o dia 30 do mês seguinte ao da competência. Caso o vencimento caia em sábados, domingos ou feriados, antecipa-se para o dia útil anterior.
CSLL

 

Até o dia 30 do mês seguinte ao da competência. Caso o vencimento caia em sábados, domingos ou feriados, antecipa-se para o dia útil anterior.
ISS (Município de São Paulo) Até o dia 10 do mês seguinte ao da competência. É necessário consultar a agenda tributária mensal, divulgada pelo Município de São Paulo.
ISS (Demais municípios) Diversas datas É necessário consultar a agenda tributária mensal, divulgada pelo seu estado.
ICMS Diversas datas O vencimento do ICMS varia de acordo com o CPR (Código de Prazo de Recolhimento), que tem por base o CNAE Fiscal. O CPR de cada estabelecimento consta no CADESP. Assim, com base no CPR do estabelecimento, a data de vencimento do ICMS poderá ocorrer: no 3° dia útil, dias 10, 20 ou 25 do mês seguinte.

Lembrando que é necessário consultar o calendário de impostos necessários para a atuação específica do seu negócio. Para isso, você pode contar com a ajuda de um contador. Ele é o profissional ideal para te ajudar a tomar decisões tributárias.

A Cora possui uma rede de contadores parceiros que podem te ajudar com essas e outras orientações para o seu negócio. Se você quiser a ajuda de um contador parceiro, basta se cadastrar neste formulário para receber o contato. Aproveite!

Leia também | Retorno do DAS MEI: prepare-se para o pagamento do imposto

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Este artigo foi útil?

Título

Descrição