Como o lembrete de cobrança pode reduzir a inadimplência da sua empresa

17 de Outubro de 2021
lembrete de cobrança
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O lembrete de cobrança é uma ferramenta muito eficiente. Ela ajuda o empreendedor a resgatar um valor em débito com o cliente e sem afetar tanto o relacionamento entre os dois.

Cobrar clientes inadimplentes não é uma tarefa fácil, nem mesmo para as grandes empresas. No entanto, há maneiras de fazer isso sem prejudicar a imagem do negócio e causar grandes transtornos.

Neste post vamos conversar sobre como fazer um lembrete de cobrança amigável e vamos contar para vocês algumas dicas de como organizar esse processo. No final, deixamos também um modelo, que pode ser adaptado conforme as dicas do texto. Confira.

EBOOK GESTÃO DE COBRANÇA
Aprenda a cobrar clientes e evite ficar no vermelho

Baixe gratuitamente nosso Guia Completo de Gestão de Cobrança e saiba como reduzir a inadimplência sem impactar o bom relacionamento com seu cliente.

O que é um lembrete de cobrança?

O lembrete de cobrança, como falamos no início, é uma ferramenta de gestão financeira. Ela pode ser enviada ao cliente inadimplente, na tentativa de receber o pagamento de uma dívida em aberto.

O lembrete pode ser enviado como carta de cobrança, oficializando o débito ou como lembrete de fato, informando que anteriormente já havia sido feito um contato e que a sua empresa não teve retorno positivo, nem o pagamento e nem um contato para negociação da dívida.

Nos dois casos, a mensagem de cobrança é regulamentada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que prevê o envio informal dessas notificações, mas sem o apelo judicial. 

Fuja do vermelho sem perder o bom relacionamento com o cliente usando o nosso Script de Cobrança Gratuito
Script de cobrança

Como a notificação de cobrança pode reduzir a inadimplência no negócio?

O atraso no pagamento de contas pode ser gerado por infinitos fatores. Nem sempre o cliente inadimplente está com o valor em aberto por não ter vontade de pagá-lo.

Então a notificação de cobrança ajudará o empreendedor de diversas formas. Separamos as duas principais.

Negociação do valor em diferentes condições

Consideramos que você fez uma venda e o cliente não quitou o valor na data certa e esse débito se estendeu por meses. O empreendedor que tem medo de cobrar e não gosta de negociar, dificilmente receberá esse pagamento.

Mas você, que está preocupado com a fidelização do cliente, com a boa relação, mas sem desconsiderar o financeiro, vai saber que não entrar em contato não é a melhor estratégia!

Nesses casos, é possível enviar um lembrete de cobrança amigável, com uma proposta de parcelamento ou pagamento do débito sem a cobrança de encargos, por exemplo.

A nossa dica é: sempre converse com seu cliente e tente entender o que ocorreu! Em muitas situações, durante esse papo, dá para analisar uma proposta que atenda às condições atuais da pessoa e que favoreça o recebimento da dívida.

Oferta de diferentes formas de pagamento

Talvez essa seja a negociação mais prática, reconhecida por lembretes de cobranças enviados a clientes inadimplentes.

Pode ocorrer de a pessoa realizar a compra ou a assinatura de um serviço e no dia do vencimento, não tinha saldo no cartão ou na conta, por exemplo.

Com as mensagens de cobrança, você identifica o problema e pode ofertar diferentes meios de pagamento, para que o cliente escolha o mais adequado naquele momento.

Preparamos esse vídeo completo para você aprender hoje mesmo como acabar com a inadimplência do seu negócio seguindo 5 etapas, uma delas é adotando lembretes automáticos de cobrança. Veja só:

Régua de cobrança: uma ferramenta necessária e eficiente

Muitos empreendedores encaram a gestão de cobrança apenas em casos de o débito ter vencido e isso é um erro. Ela também pode ser enviada como prevenção contra atraso e, acredite, funciona muito!

A régua de cobrança ajuda bastante nesse processo e se você ainda não montou a sua, é o momento certo para começar a pensar sobre o assunto.

Agendar lembretes de cobrança é muito eficiente para reduzir o número de inadimplentes em alguns casos, como:

  • previne o atraso da fatura por esquecimento;
  • incentiva o seu cliente a fazer os pagamentos em dia;
  • torna a cobrança muito mais profissional e, consequentemente, não gera desconforto com o cliente;
  • gera novas oportunidades de negociação.

 

Dá para administrar a régua de cobrança manualmente, mas o mais indicado é ter uma ferramenta com disparos automáticos dessas mensagens. Isso agiliza o trabalho da sua equipe e evita inúmeros erros de comunicação.

Hoje existem ferramentas de automação que ajudam a programar e enviar as mensagens da régua de cobrança. É preciso apenas buscar a que mais se adequa ao seu modelo de negócio e está dentro do orçamento da empresa.

Régua de cobrança da Cora: saiba como funciona

No seu aplicativo Cora, é possível programar todas as mensagens de cobrança, considerando os prazos pré-estabelecidos na régua de cobrança que você montou. E sabe o que há de melhor nisso tudo? Essa ferramenta é totalmente gratuita!

Veja como é simples de usar o serviço:

  • adicione todos os contatos dos clientes no menu Gestão de contato ou quando for emitir um boleto bancário;
  • escolha que tipo de notificação será enviado. As mensagens podem ser disparadas antes do vencimento, no dia do vencimento e após o vencimento;
  • padronize a mensagem de cobrança que o seu cliente irá receber.

Pronto! Após esse processo a Cora enviará automaticamente as mensagens no nome da sua empresa, anexando ainda o boleto para pagamento em PDF. Bem simples, não acha?

Modelo de notificação de cobrança para empresas

Agora que você entendeu bastante sobre lembrete de cobrança e sabe como organizar esse processo na sua empresa, preparamos um modelo padrão, que pode ser adaptado de acordo com o seu produto, serviço, prazo e outras informações individuais.

Cidade, dia, mês e ano

 

Prezado “cliente” (inserir nome completo),

 

Notamos que, até o momento, o nosso sistema não identificou o pagamento da prestação/boleto/assinatura (preencher com o tipo de cobrança que você realiza), referente à compra de “escrever o nome do produto ou serviço vendido”, no valor de “escrever o valor em forma numérica, com vencimento em “escrever a data”.

Queremos informar que o atraso acarreta a cobrança de juros e multa, anteriormente informado.

Aguardamos o pagamento até o dia “escrever a data”, na condição especial “escrever a condição especial (Desconto, anulação de encargos, parcelamento, etc)

 

Se esse valor já foi quitado, por favor, desconsidere a mensagem.

 

Atenciosamente,

“nome do responsável pela cobrança”

“cargo do responsável pela cobrança”

 

Gostou das dicas? A gente também possui um material muito bacana que vai ajudá-lo bastante!  É um kit com três modelos de lembrete de cobrança para reduzir a inadimplência em sua empresa! Faça o download gratuito!

Modelos de carta de cobrança
Utilize nossos modelos de carta de cobrança para enviar mensagens eficientes e amigáveis

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Sua empresa ainda não possui uma conta PJ?

Na Cora, você tem emissão de boletos ilimitados, transferências (TED e PIX) e cartão de crédito totalmente livres de tarifas e burocracias. Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Título

Descrição