O que é um infoprodutor? Saiba tudo sobre a profissão

13 de maio de 2025
o que é infoprodutor

Você já se perguntou o que é infoprodutor? E mais: como começar a atuar neste mercado, produzindo ou vendendo infoprodutos?

Neste artigo, a Cora explica quais são as possibilidades de atuação de um infoprodutor. 

Além de listar as vantagens e desvantagens da área e dicas para quem quer começar a trabalhar como um profissional do tipo. 

Continue a leitura e confira.  

O que é infoprodutor

Um infoprodutor é um tipo de profissional que cria e vende produtos digitais, como cursos online, e-books, mentorias, templates, podcasts e treinamentos. 

E que atua em um mercado bilionário, que está em franca expansão. De acordo com uma pesquisa da Research and Markets, o setor global de e-learning (ensino digital) pode alcançar US$457,8 bilhões até 2026.

Esse crescimento reflete a demanda por aprendizado contínuo e a busca por desenvolvimento pessoal e profissional no ambiente digital. 

E é facilitado pela pela expansão das plataformas de educação digital (no Brasil, sites como Hotmart, Eduzz e Monetizze são alguns dos que ajudaram a popularizar o mercado de infoprodutos). 

Qual é o objetivo de um infoprodutor? 

O objetivo de um infoprodutor é compartilhar conhecimento e transformar expertise em um produto que possa ser distribuído pela internet. 

Este profissional pode ser também apenas a pessoa que vende os infoprodutos. Ou também o especialista, que produz o infoproduto vendido.   

Quem pode ser um infoprodutor? 

Com o avanço da tecnologia e do marketing digital, qualquer pessoa com conhecimento em um determinado assunto pode ensinar o que sabe e lucrar com isso.

Para ficar mais claro, imagine, por exemplo, um professor de inglês. Para dar aulas presenciais, ele possui um limite semanal de alunos que consegue atender. Por exemplo, 6 pessoas por dia, 5 dias por semana. 

Se a hora desse professor custar R$ 100,00, isso significa que ele ganharia R$ 600,00 por dia (ou R$ 3.000,00) por semana. 

Deste faturamento, é preciso descontar custos, como transporte/locomoção, almoços/lanches, materiais necessários. 

Agora, este mesmo professor, se escolher se tornar um infoprodutor e desenvolver um curso online com suas aulas de inglês, ele consegue atender “infinitos” alunos, em qualquer horário e qualquer dia da semana, maximizando (e muito) os seus ganhos. 

Aqui, os descontos são relacionados principalmente ao marketing que é preciso ser feito para conseguir vender cursos para mais alunos. 

Quais os principais tipos de infoprodutos que existem? 

Os infoprodutos podem assumir diferentes formatos, dependendo do público e do nicho. Os tipos mais conhecidos são:

Cursos Online

Videoaulas ou conteúdos gravados ensinando habilidades específicas.

E-books

Livros digitais que oferecem conhecimento aprofundado sobre um tema.

Mentorias

Sessões individuais ou em grupo para orientar alunos com estratégias personalizadas.

Templates e planilhas

Arquivos prontos para facilitar processos como design, organização financeira ou planejamento estratégico.

Webinars e workshops

 Eventos ao vivo focados na interação e aprendizado direto.

Podcasts e audiobooks

Conteúdo em áudio para quem prefere aprender enquanto realiza outras atividades.

Quais são os prós e contras de atuar como infoprodutor?

Como em todas as profissões, existem pontos positivos e negativos em atuar como infoprodutor. 

Os principais “prós” são: 

  • Escalabilidade: uma vez criado, o infoproduto pode ser vendido para inúmeras pessoas sem custo adicional.
  • Flexibilidade: é possível trabalhar no seu próprio ritmo e organizar seus horários.
  • Baixo custo inicial: não é necessário investir em estoque ou infraestrutura física.
  • Receita recorrente: produtos digitais podem gerar renda passiva por um longo período.

E os principais “contras” são

  • Concorrência alta: o mercado exige diferenciação e autoridade
  • Aprendizado constante: é preciso dominar marketing digital e técnicas de venda.
  • Exige tempo e dedicação: criar um infoproduto de qualidade demanda planejamento e trabalho;
  • Gestão de clientes: você terá que lidar com suporte e feedback dos compradores.

Como se tornar um infoprodutor? 

Agora que você já sabe o que é infoprodutor, deve estar se perguntando o que fazer para começar a trabalhar com essa profissão. 

Abaixo, listamos alguns passos para orientar este processo: 

  • Escolha um nicho de mercado

Identifique um tema no qual você tem conhecimento e que tenha demanda no mercado.

  • Conheça seu público-alvo

Saiba para quem você quer vender o seu produto digital. É a forma de ser mais assertivo e produzir um conteúdo direcionado, tanto na criação, quanto na linguagem e nas estratégias de divulgação.

  • Defina o formato do produto

Escolha entre cursos, e-books, mentorias, templates, entre outros.

  • Crie conteúdo de valor

Produza material educativo que realmente resolva problemas ou agregue conhecimento, com ferramentas práticas. 

  • Escolha uma plataforma de venda

Utilize ferramentas como Hotmart, Eduzz ou Monetizze para distribuir seu infoproduto.

  • Aprenda sobre marketing digital

Domine estratégias de tráfego pago e orgânico, lançamentos e copywriting para atrair clientes.

  • Construa autoridade

Compartilhe conteúdo gratuito, esteja presente nas redes sociais e crie uma comunidade.

Como fazer a gestão financeira do negócio?

Por mais que um infoproduto possa ser perene (vendido de forma ininterrupta), pode ser que as vendas ocorram mais em determinado período e menos em outros (sazonalidade, por exemplo). 

Para contornar essa situação, é preciso planejamento e acompanhamento constante dos números para evitar problemas de fluxo de caixa e, assim, manter a estabilidade financeira.

Quem tem um conta na Cora consegue ter acesso a ferramentas úteis, como:

  • Fluxo de caixa em tempo real: acompanhe entradas e saídas de dinheiro para entender melhor os períodos de alta e baixa.
  • Emissão gratuita de boletos: facilita cobranças e pagamentos recorrentes.
  • Gestão de cobranças: controle boletos pagos, pendentes ou vencidos, evitando inadimplência
  • Gráficos financeiros: visualize o histórico de receitas e despesas para tomar decisões estratégicas.

E como superar a sazonalidade nas vendas de infoprodutos? 

Para vencer a sazonalidade nas vendas de infoprodutos é indicado: 

  • Criar produtos complementares;
  • Investir em marketing contínuo;
  • Oferecer planos de assinatura;
  • Diversificar canais de venda;
  • Manter uma reserva financeira.

Leia também | Como contornar a sazonalidade e garantir a operação da sua empresa o ano todo

Agora você já sabe como atua e o que é infoprodutor. Quer conhecer mais sobre os desafios de gerir o próprio negócio? Continue acompanhando o Blog da Cora. Até a próxima! 

Por Equipe Cora
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