Como usar a projeção bancária de forma estratégica na gestão do seu negócio

4 de Setembro de 2020
projeção bancária

A projeção bancária é uma importante ferramenta de gestão financeira. Com ela, é possível ter um maior controle do fluxo de caixa, alocar melhor os recursos e investimentos, além de facilitar a tomada de decisões estratégicas para o negócio.

Nós já falamos por aqui sobre a importância do acompanhamento do fluxo de caixa para manter a sustentabilidade da empresa. Mas, além disso, ter uma projeção do que irá entrar e sair do seu caixa é essencial para preparar o seu orçamento para os possíveis cenários financeiros do futuro.

No entanto, muitos empreendedores encontram dificuldades em dimensionar os seus recebimentos e despesas e, principalmente, calcular essa projeção, que depende de muitos fatores.

Confira, neste post, o que é projeção bancária e como é possível implementá-la na sua rotina financeira agora mesmo. Acompanhe!

Projeção bancária e a importância para o seu negócio

Para entender o que é projeção bancária, é preciso dar um passo atrás e entender o conceito de fluxo de caixa, que nada mais é do que o monitoramento e controle de todas as entradas (receitas) e saídas (despesas) de capital do seu caixa, dentro de um determinado período.

O controle do fluxo de caixa é o que permite ao dono do negócio entender como anda a vida financeira do negócio. Já a projeção bancária se baseia em estimativas de receita e despesas que poderão ocorrer em um determinado período de tempo em sua conta PJ.

Considerando as compras a prazo feitas pelo empreendedor e os valores a receber, como em pagamentos recorrentes, a projeção bancária ajuda na visualização dos momentos financeiros futuros da empresa.

É importante lembrar que cada decisão do seu negócio, principalmente aquelas que irão impactar o orçamento, deve estar alinhada com o seu planejamento financeiro. É aí que entra a projeção bancária, que é capaz de antecipar situações de risco financeiro, a fim de garantir um caixa sempre saudável.

Caso contrário, a empresa pode se tornar vulnerável a problemas financeiros diversos, pois não consegue prever, por exemplo, se haverá caixa para o pagamento de determinado fornecedor ou se é possível fazer um investimento sem impactar a saúde financeira da empresa.

Está pensando em expandir o negócio? Deseja comprar um equipamento mais moderno ou contratar mais funcionários? A projeção bancária poderá te ajudar a tomar a melhor decisão!

Leia também | Capital de giro: aprenda o que é e como calcular

Projeção bancária no app da Cora

Sabemos que o cálculo de projeção bancária pode ser complicado e que é necessário tempo e energia para manter a gestão financeira sempre em dia. Mas, e se você pudesse visualizar sua projeção bancária de forma tão simples e rápida como acessar um aplicativo?

Isso já é possível no app da Cora!

Na tela inicial do app da Cora, você já consegue visualizar a projeção do seu caixa nos próximos 7, 15 ou 30 dias.

Como funciona o cálculo de projeção bancária na Cora?

A sua projeção bancária é calculada levando em consideração os boletos que você emitiu para clientes e também os pagamentos e transferências que você agendou no período selecionado. Lembrando que os boletos de depósito, aqueles que você usa para enviar dinheiro para sua conta, não entram nesse cálculo.

É muito importante mencionar que essa é apenas uma projeção, ou seja, não significa que você terá esse saldo no futuro, já que não há nenhuma garantia de que todos os boletos que você emitiu realmente serão pagos.

Mas, com esse cálculo é feito?

Utilizamos alguns critérios para o cálculo:

  • Recebimentos futuros: levamos em consideração todos os boletos emitidos que cairiam na conta (liquidação) dentro do período selecionado no filtro, desde que eles sejam pagos na data de vencimento. 
  • Pagamentos futuros: levamos em consideração todos os pagamentos e transferências agendados para acontecer dentro do período selecionado no filtro.
  • Saldo previsto: é a soma do seu saldo atual com os recebimentos futuros e subtraído dos seus pagamentos futuros.

Queremos ouvir sua opinião sobre a projeção bancária no app da Cora! Topa ajudar a gente? Responda uma pesquisa rápida aqui.

Aqui na Cora, vamos continuar trabalhando para desenvolver uma Conta PJ poderosamente simples, que deixe você livre de burocracias e com mais tempo para gastar com o que é mais importante: o seu negócio. Continue acompanhando a evolução da sua Conta Digital Cora!

abrir conta Cora

 

Por Vanessa Ferreira