Veja como rastrear um celular roubado

3 de Agosto de 2022
Pessoa pesquisando como rastrear um celular roubado para tomar medidas de segurança

Perder o telefone, mesmo que seja por alguns minutos, é um susto imenso, não é? Quando se é roubado, então, nem se fala. Para evitar esse susto, saber como rastrear celular roubado é muito importante.

Afinal, este pequeno aparelho costuma guardar muitos dados, informações e serviços essenciais para nosso dia a dia, então, ficar sem ele, mesmo que seja por pouco tempo, pode ser uma enorme frustração.

Engana-se quem pensa que está imune a esta situação. O número de celulares roubados têm aumentado, e as consequências dessa ação também, pois hoje em dia, muitas pessoas fazem transações financeiras pelo aplicativo do banco instalado nesses aparelhos. Com o roubo, se não encontrado ou bloqueado a tempo, pode acontecer dos criminosos conseguirem todos os dados da conta bancária, inclusive seu dinheiro.

Segundo o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 97 celulares foram roubados ou furtados por hora no Brasil em 2021, sendo mais de 2321 aparelhos por dia.

Para que você possa amenizar os transtornos causados por essa ação, o objetivo deste conteúdo é te apresentar exatamente como rastrear um celular roubado e tentar recuperá-lo o quanto antes. 

Por que rastrear?

A resposta para esta pergunta é muito simples. Imagine que você vai ao cinema e deixa seu telefone cair na poltrona. Chegando em casa, se dá conta de que está sem o aparelho e não tem nem noção de onde ele possa estar. Ou então, pense que, ao sair de casa, você foi abordado por criminosos que levaram sua bolsa e seu celular que estava dentro.

Em ambos os casos, utilizando o rastreador de celular, é possível descobrir onde está o aparelho e acompanhar seu deslocamento em tempo real. Esteja ele ainda na poltrona do cinema, ou em algum outro lugar que o assaltante possa ter levado sua bolsa.

Entendeu a importância de saber como rastrear o celular? É claro que, no caso do telefone roubado, você não irá atrás dos bandidos. Porém, o rastreador te ajuda a ter mais informações para repassar a polícia para que façam o enquadro nos criminosos.

Nos casos de perda, o rastrear te ajuda a localizá-lo para que você vá atrás de recuperá-lo e evitar maiores transtornos, inclusive prejuízo financeiro.

Como rastrear?

Gostou da ideia, não é? Pois bem, agora, então, é hora de descobrir como rastrear um celular roubado ou perdido.

Você vai conhecer algumas opções de fazer o rastreio, mas que, no geral, serve para a maioria dos aparelhos, principalmente devido ao fato de as marcas apresentadas serem as com maior número de adeptos no Brasil.

Telefone da Samsung

Se o seu telefone é da marca Samsung, saiba que a opção para fazer o rastreamento do aparelho é pela ferramenta “Buscar meu Telefone”.

Com ela, os aparelhos não precisam estar conectados à internet para mostrar a localização e isso é muito interessante, tendo em vista que, na maioria dos outros aparelhos, a internet é fator determinante para ajudar no rastreio.

Para saber como rastrear nos telefones da Samsung, veja o passo a passo:

  • Acesse o site “Buscar meu telefone”, da Samsung e faça o login;
  • A última localização do celular será fornecida;
  • Também é possível que o usuário ative o toque do celular, apague os seus dados e informações ou ainda acesse o backup do aparelho.

Telefone da Xiomi

Uma marca que tem caído no gosto dos brasileiros é a Xaomi. Apostando sempre em boa tecnologia e inovação, os telefones desta empresa têm rastreamento que pode ser feito através da conta Mi.

Para isso, é preciso que o usuário tenha ativado a opção “localizar dispositivo” nas configurações do aparelho.

O rastreio pode ser feito pelo usuário diretamente no site da Xiaomi Cloud, com login e senha, buscando pela localização do aparelho.

Telefone da Apple

Os telefones da Apple, mais conhecidos como iPhones, foram os pioneiros no serviço de rastrear o aparelho.

A ferramenta utilizada nessa função é o iCloud.com, onde também é possível rastrear outros aparelhos da marca, como iPad, iPod touch, Mac, Apple Watch, AirPods e produtos Beats. Para isso, é necessário o modo Buscar estar configurado e o dispositivos estiver on-line, ou seja, com acesso à internet.

Para localizar seu dispositivo, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • No Buscar iPhone no iCloud.com, clique em Todos os Dispositivos;
  • Depois, selecione o dispositivo que deseja localizar – o nome do aparelho irá aparecer no centro da barra de ferramentas;
    • Se for localizado, será mostrado no mapa;
    • Se não for localizado, irá aparecer como Off‑line, mostrando a última localização detectada por até 24 horas. Neste caso, o aconselhado é selecionar a opção “notificar quando encontrado” para receber um e‑mail quando o dispositivo for localizado novamente, ou seja, quando conectado à internet.

 

Um ponto bem interessante do iPhone é que possibilita rastrear familiares e amigos. Esse serviço funciona somente mediante autorização e se você fizer parte de um grupo de Compartilhamento Familiar.

Neste caso, você poderá usar o Buscar iPhone em iCloud.com para ajudar a localizar os dispositivos dos membros da família. Os dispositivos deles aparecem abaixo dos seus na lista de dispositivos.

Pelo Google

Se o telefone roubado ou perdido utilizar o sistema operacional Android, é possível rastreá-lo pelo Google pelo aplicativo Encontre meu Dispositivo.

Este serviço permite, além da localização do celular no mapa, bloquear e apagar os dados do celular, mesmo à distância. Porém, para isso, o celular desaparecido precisa estar ligado e conectado a uma rede móvel ou wi-fi, com o recurso de localização ativado.

Confira o passo passo de como fazer isso:

  • Acesse a plataforma Encontre Meu Dispositivo pela web ou aplicativo;
  • Faça seu login utilizando senha;
  • Aqui irá aparecer as informações da localização do aparelho, assim como nível de bateria e a conexão com a internet;
  • Neste momento, o celular vai receber uma notificação alertando que o dispositivo foi encontrado;
  • Ao ser localizado, é possível tocar o alarme do aparelho, além de travá-lo e ainda apagar tudo que estiver armazenado nele – isso é bem interessante para quem usa aplicativo de banco.
  • No entanto, o ponto negativo é que, após apagar esses dados, não será mais possível ver a localização do aparelho.

 

Pronto, agora você já sabe como rastrear celular roubado ou perdido, além de saber exatamente o que fazer para proteger seus dados, fotos e até aplicativos, principalmente os bancários.

Leia também | Passo a passo de como bloquear um celular roubado

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Sua empresa ainda não possui uma conta PJ?

Na Cora, você tem emissão de boletos ilimitados, transferências (TED e PIX) e cartão de crédito totalmente livres de tarifas e burocracias. Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Título

Descrição