Confira como criar um site de vendas para vender mais

22 de Junho de 2022
Duas mulheres, sócias, estão em pé em frente a um balcão de um ateliê de moda, usando um notebook. Ao fundo há uma arara de roupas. Como criar um site de vendas.

Saber como criar um site de vendas passou a ser uma atividade essencial para toda pessoa que empreende. As vendas online tiveram um salto significativo nos últimos anos, impulsionado principalmente por conta da pandemia da Covid-19.

Para se ter uma ideia, de acordo com os dados apresentados pela Neotrust, empresa que monitora 85% do e-commerce brasileiro, o comércio eletrônico faturou cerca de R$ 161 bilhões em 2021, o que representa um aumento de 27% em relação a 2020.. 

Mas o isolamento imposto pela pandemia não foi a única razão para esse aumento. Os avanços do setor logístico contribuíram para a boa experiência dos usuários, sendo assim, quem efetuou uma compra online nos últimos anos, já percebeu o quão rápido chega a encomenda.

Para se ter um exemplo, é possível receber sua compra online no mesmo dia, ou até no dia seguinte. Ou seja, os consumidores que precisam de produtos com urgência, também tiveram suas expectativas atendidas.

Neste cenário, o ideal é aprender a como criar um site de vendas de forma prática, sem gastar muito e que dê resultados, não é mesmo? Por isso, continue a leitura e veja o passo a passo para começar a vender online.

Por que ter um site de vendas

Vender pela internet permite à empresa alcançar novos públicos e aumentar a lucratividade. Porém, para quem não é do ramo da tecnologia, montar um site do zero pode ser impossível.

Sendo assim, o ideal é buscar parceiros que possam auxiliá-lo. Mas mesmo assim, algumas definições são imprescindíveis serem tomadas por você, pois somente quem administra o negócio é capaz de saber exatamente seus objetivos a serem alcançados.

Como mencionado anteriormente, o grande motivo de ter uma loja virtual é o de aumentar as vendas online no Brasil. Então, se os consumidores estão migrando seus hábitos de compra para o ambiente online, não há porque ignorar esta realidade, certo?

Além disso, vale lembrar também que uma operação online costuma ser mais barata que manter uma loja física. Imagine que, vendendo exclusivamente pela internet, seus custos diminuem consideravelmente com equipe, aluguéis, água, luz e outros.

Para fazer vendas online, é necessário basicamente um bom espaço de armazenamento, uma logística rápida e eficaz, além de um time de atendimento competente para tirar as dúvidas do seu público.

 5 passos de como criar um site de vendas

Iniciar o processo de vendas online realmente não é algo tão simples, mas decidir por isso já é um bom caminho.

Para que tudo possa sair melhor que o planejado, confira agora 5 passos de como criar um site de vendas que dê resultado e que contribua com o aumento da lucratividade da sua empresa.

1. Planeje sua nova operação

Sua nova operação será bem desafiadora e isso é normal, afinal, vender online não é uma atividade que dá para ser feita sem um bom planejamento, inclusive de marketing digital.

Nessa primeira etapa, é importante definir seu público-alvo. Estratégias de negócios bem construídas contam com o mapeamento de personas para facilitar a execução de ações.

Essa ferramenta é um método de segmentação de mercado onde são criados personagens fictícios para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar.

Estudar sobre como irá funcionar a logística também é essencial no planejamento da sua nova operação online. Os clientes querem receber de forma rápida e sem pagar muito por isso. Então, ofereça sempre boas experiências, caso perceba que haverá atraso, avise-os previamente e ofereça benefícios como um pedido de desculpas.

O ideal para isso é buscar parceiros de logística com boa reputação e que irão zelar pelo seu cliente tão bem quanto você.

2. Analise a concorrência

Saber o que seus concorrentes estão fazendo para atrair seus consumidores pode contribuir com ideias para melhorar a estratégia de aquisição de clientes.

Observe sempre os pontos fracos e fortes do seu concorrente e aproveite as informações obtidas para criar estratégias certeiras de venda.

3. Pense na parte visual do site

Após definido o planejamento, é hora de começar a pensar na parte prática do seu novo site de vendas. 

O primeiro passo é definir o domínio do seu site. É preciso registrar o nome da sua loja para aparecer no endereço da Web. O domínio é o nome que aparece depois do www e é essencial para que fique mais fácil a identificação.

Assim, o usuário conseguirá encontrar seu site em meios a tantos milhares que existem na grande rede.

Outra ação importante é pensar no layout, que nada mais é que a identidade visual da sua loja online. Busque pensar numa página amigável e que seja de fácil navegação. Lembre-se de tomar muito cuidado com as barreiras na navegabilidade do seu cliente, evitando mandá-lo para fora do seu site.

4. Formas de pagamentos 

O quarto passo é a forma de pagamento. Lembre-se seu cliente quer aproveitar as mais diversificadas formas e tê-las à disposição sempre que ele quiser, seja Pix, cartão de crédito ou boleto bancário.

Nesta etapa, tenha muita atenção às taxas cobradas pelos seus parceiros de cobrança. Essas taxas podem custar caro ao seu fluxo de caixa e prejudicar a lucratividade da sua empresa.

A Cora, além de ser uma conta PJ gratuita que também oferece cartão de crédito sem anuidade, tem disponível o serviço de gestão de cobrança. Assim, você consegue, inclusive, parcelar as compras do seu cliente com boleto bancário.

5. Divulgue seu site

O último passo é a divulgação. Quem não é visto, não é lembrado, então, use e abuse das redes sociais, mas seja bem estratégico, afinal, se você fizer o que todo mundo faz, terá os mesmos resultados.

Ouse e não esqueça de avisar a todas as pessoas que você conhece. Peça ajuda às suas amizades para indicar aos amigos deles, pois você precisa começar a vender o quanto antes para testar a sua operação online.

Agora que você já sabe como criar um site de vendas do zero, é hora de começar a planejar sua nova operação e conquistar mais e mais clientes.

Por Equipe Cora

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