Você já se perguntou o que é infoprodutor? E mais: como começar a atuar neste mercado, produzindo ou vendendo infoprodutos?
Neste artigo, a Cora explica quais são as possibilidades de atuação de um infoprodutor.
Além de listar as vantagens e desvantagens da área e dicas para quem quer começar a trabalhar como um profissional do tipo.
Continue a leitura e confira.
O que é infoprodutor
Um infoprodutor é um tipo de profissional que cria e vende produtos digitais, como cursos online, e-books, mentorias, templates, podcasts e treinamentos.
E que atua em um mercado bilionário, que está em franca expansão. De acordo com uma pesquisa da Research and Markets, o setor global de e-learning (ensino digital) pode alcançar US$457,8 bilhões até 2026.
Esse crescimento reflete a demanda por aprendizado contínuo e a busca por desenvolvimento pessoal e profissional no ambiente digital.
E é facilitado pela pela expansão das plataformas de educação digital (no Brasil, sites como Hotmart, Eduzz e Monetizze são alguns dos que ajudaram a popularizar o mercado de infoprodutos).
Qual é o objetivo de um infoprodutor?
O objetivo de um infoprodutor é compartilhar conhecimento e transformar expertise em um produto que possa ser distribuído pela internet.
Este profissional pode ser também apenas a pessoa que vende os infoprodutos. Ou também o especialista, que produz o infoproduto vendido.
Quem pode ser um infoprodutor?
Com o avanço da tecnologia e do marketing digital, qualquer pessoa com conhecimento em um determinado assunto pode ensinar o que sabe e lucrar com isso.
Para ficar mais claro, imagine, por exemplo, um professor de inglês. Para dar aulas presenciais, ele possui um limite semanal de alunos que consegue atender. Por exemplo, 6 pessoas por dia, 5 dias por semana.
Se a hora desse professor custar R$ 100,00, isso significa que ele ganharia R$ 600,00 por dia (ou R$ 3.000,00) por semana.
Deste faturamento, é preciso descontar custos, como transporte/locomoção, almoços/lanches, materiais necessários.
Agora, este mesmo professor, se escolher se tornar um infoprodutor e desenvolver um curso online com suas aulas de inglês, ele consegue atender “infinitos” alunos, em qualquer horário e qualquer dia da semana, maximizando (e muito) os seus ganhos.
Aqui, os descontos são relacionados principalmente ao marketing que é preciso ser feito para conseguir vender cursos para mais alunos.
Quais os principais tipos de infoprodutos que existem?
Os infoprodutos podem assumir diferentes formatos, dependendo do público e do nicho. Os tipos mais conhecidos são:
Cursos Online
Videoaulas ou conteúdos gravados ensinando habilidades específicas.
E-books
Livros digitais que oferecem conhecimento aprofundado sobre um tema.
Mentorias
Sessões individuais ou em grupo para orientar alunos com estratégias personalizadas.
Templates e planilhas
Arquivos prontos para facilitar processos como design, organização financeira ou planejamento estratégico.
Webinars e workshops
Eventos ao vivo focados na interação e aprendizado direto.
Podcasts e audiobooks
Conteúdo em áudio para quem prefere aprender enquanto realiza outras atividades.
Quais são os prós e contras de atuar como infoprodutor?
Como em todas as profissões, existem pontos positivos e negativos em atuar como infoprodutor.
Os principais “prós” são:
- Escalabilidade: uma vez criado, o infoproduto pode ser vendido para inúmeras pessoas sem custo adicional.
- Flexibilidade: é possível trabalhar no seu próprio ritmo e organizar seus horários.
- Baixo custo inicial: não é necessário investir em estoque ou infraestrutura física.
- Receita recorrente: produtos digitais podem gerar renda passiva por um longo período.
E os principais “contras” são
- Concorrência alta: o mercado exige diferenciação e autoridade
- Aprendizado constante: é preciso dominar marketing digital e técnicas de venda.
- Exige tempo e dedicação: criar um infoproduto de qualidade demanda planejamento e trabalho;
- Gestão de clientes: você terá que lidar com suporte e feedback dos compradores.
Como se tornar um infoprodutor?
Agora que você já sabe o que é infoprodutor, deve estar se perguntando o que fazer para começar a trabalhar com essa profissão.
Abaixo, listamos alguns passos para orientar este processo:
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Escolha um nicho de mercado
Identifique um tema no qual você tem conhecimento e que tenha demanda no mercado.
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Conheça seu público-alvo
Saiba para quem você quer vender o seu produto digital. É a forma de ser mais assertivo e produzir um conteúdo direcionado, tanto na criação, quanto na linguagem e nas estratégias de divulgação.
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Defina o formato do produto
Escolha entre cursos, e-books, mentorias, templates, entre outros.
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Crie conteúdo de valor
Produza material educativo que realmente resolva problemas ou agregue conhecimento, com ferramentas práticas.
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Escolha uma plataforma de venda
Utilize ferramentas como Hotmart, Eduzz ou Monetizze para distribuir seu infoproduto.
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Aprenda sobre marketing digital
Domine estratégias de tráfego pago e orgânico, lançamentos e copywriting para atrair clientes.
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Construa autoridade
Compartilhe conteúdo gratuito, esteja presente nas redes sociais e crie uma comunidade.
Como fazer a gestão financeira do negócio?
Por mais que um infoproduto possa ser perene (vendido de forma ininterrupta), pode ser que as vendas ocorram mais em determinado período e menos em outros (sazonalidade, por exemplo).
Para contornar essa situação, é preciso planejamento e acompanhamento constante dos números para evitar problemas de fluxo de caixa e, assim, manter a estabilidade financeira.
Quem tem um conta na Cora consegue ter acesso a ferramentas úteis, como:
- Fluxo de caixa em tempo real: acompanhe entradas e saídas de dinheiro para entender melhor os períodos de alta e baixa.
- Emissão gratuita de boletos: facilita cobranças e pagamentos recorrentes.
- Gestão de cobranças: controle boletos pagos, pendentes ou vencidos, evitando inadimplência
- Gráficos financeiros: visualize o histórico de receitas e despesas para tomar decisões estratégicas.
E como superar a sazonalidade nas vendas de infoprodutos?
Para vencer a sazonalidade nas vendas de infoprodutos é indicado:
- Criar produtos complementares;
- Investir em marketing contínuo;
- Oferecer planos de assinatura;
- Diversificar canais de venda;
- Manter uma reserva financeira.
Leia também | Como contornar a sazonalidade e garantir a operação da sua empresa o ano todo
Agora você já sabe como atua e o que é infoprodutor. Quer conhecer mais sobre os desafios de gerir o próprio negócio? Continue acompanhando o Blog da Cora. Até a próxima!