Semana do Brasil 2025: como aproveitar a data para vender mais

2 de setembro de 2025
semana do brasil

Já ouviu falar em Semana do Brasil? É um dos mais recentes eventos criados pelo comércio brasileiro. Surgiu em 2019 com o objetivo de aquecer o mercado ao longo de setembro, um mês geralmente “fraco” em vendas.

Quer descobrir como  preparar sua loja para aproveitar ao máximo a data e impulsionar suas vendas na “Black Friday” verde e amarela? Continue a leitura. 

O que é a Semana do Brasil e quando acontece?

A Semana do Brasil foi criada pelo Governo Federal em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV). Ela acontece anualmente na primeira quinzena de setembro, geralmente englobando o feriado de 7 de setembro, Dia da Independência. 

Em 2025, o evento deve ocorrer entre os dias 1 e 10 de setembro, embora muitos lojistas geralmente decidam por estender as promoções por até duas semanas. 

Inspirada na Black Friday americana, a Semana do Brasil é conhecida como a “Black Friday verde e amarela” e tem como foco principal a oferta de descontos agressivos, campanhas promocionais e ações de marketing voltadas para o consumo. 

Qual a importância da Semana do Brasil para o comércio?

Apesar de recente entre as datas comerciais, a Semana do Brasil já se consolidou como um dos principais eventos do varejo do segundo semestre.

Para o comércio, é uma oportunidade de, por exemplo, renovar o estoque com liquidações estratégicas, atrair novos clientes com ofertas exclusivas, aumentar o ticket médio com combos e descontos progressivos e testar campanhas e canais de venda para datas futuras como Black Friday e Natal. 

Além, claro, de contribuir para “esquentar” o mês de setembro, que até então, por não ter nenhuma data “importante” para o comércio, apresentava baixo desempenho histórico nas vendas. 

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Por que participar da Semana do Brasil 2025 pode ser vantajoso?

Se você tem uma loja física ou online a pergunta que deveria ser feita é “por que não participar da Semana do Brasil 2025?” 

Afinal, participar do evento é uma decisão inteligente e estratégica para qualquer lojista que deseja se destacar no mercado. Além de não precisar embutir altos custos para surfar na onda da data. 

A Semana do Brasil oferece vantagens como:

Alta visibilidade nacional

A campanha é amplamente divulgada em mídias tradicionais e digitais, o que aumenta o alcance das marcas participantes.

Engajamento do consumidor

O público já espera por promoções nesse período, o que facilita a conversão.

Flexibilidade de participação

Não é obrigatório se cadastrar no site oficial, mas quem o faz tem acesso a materiais de divulgação gratuitos, como banners e selos temáticos.

Preparação para grandes eventos

A Semana do Brasil funciona como um laboratório para testar estratégias que podem ser replicadas na Black Friday.

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Dicas práticas para vender mais na Semana do Brasil 2025

Agora que você já entendeu a importância da data, confira algumas dicas práticas para aproveitar ao máximo a Semana do Brasil:

1. Planeje com antecedência

Comece a estruturar sua campanha com antecedência (mas se este ano já estiver muito próximo, saiba que ainda assim é possível aproveitar o evento). 

Defina os produtos que estarão em promoção, revise o estoque e estabeleça metas claras: aumento de vendas, atração de novos clientes ou queima de estoque.

2. Ofereça descontos reais e estratégicos

Evite cair na armadilha de “promoções falsas” (na linha “black fraude”). O consumidor está mais atento do que nunca. Trabalhe com produtos que tenham boa margem de lucro ou estejam parados no estoque. Uma boa ideia é usar descontos progressivos para incentivar compras maiores. 

3. Crie kits e combos

Agrupar produtos complementares em kits temáticos é uma excelente forma de aumentar o ticket médio. Por exemplo, um “kit de autocuidado” com sabonetes, cremes e velas aromáticas pode ser mais atrativo do que vender os itens separadamente.

4. Ofereça frete grátis

O frete é um dos principais fatores de abandono de carrinho. Oferecer frete grátis pode ser um diferencial, mas é preciso calcular bem os custos. Considere aplicar a condição apenas para compras acima de um valor específico.

5. Prepare seu atendimento

Durante a campanha, o volume de contatos tende a aumentar. Garanta que seus canais de atendimento, como WhatsApp, chat e e-mail, estejam prontos para responder com agilidade e empatia. 

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6. Teste sua infraestrutura

Se você tem uma loja virtual, faça uma boa gestão de estoque e verifique também se o site está funcionando corretamente. 

Afinal, a ideia é que o fluxo de vendas aumente com as promoções e é fundamental que o consumidor tenha uma boa experiência.

Assim, simule compras, revise os meios de pagamento e garanta que os botões de compra estejam operacionais. 

Como preparar sua comunicação para a Semana do Brasil

A comunicação é um dos pilares do sucesso durante a Semana do Brasil. E a boa notícia é que, hoje em dia, é possível fazer facilmente uma campanha a partir da criação de conteúdo com Inteligência Artificial, o que facilita e otimiza muito o processo. 

Outras formas de se destacar durante o evento são:

1. Criar uma identidade visual para a campanha

Use cores da bandeira nacional, selos oficiais e banners temáticos. Isso ajuda a criar uma atmosfera de campanha e aumenta a confiança do consumidor.

2. Divulgar em múltiplos canais

Use redes sociais, e-mail marketing, SMS e WhatsApp para divulgar suas ofertas. Aposte em contagem regressiva, posts com provas sociais e vídeos curtos mostrando os produtos em promoção.

3. Invista em anúncios pagos (se possível)

Campanhas no Google Ads e redes sociais podem ampliar o alcance da sua promoção. Use segmentação para atingir públicos específicos e faça remarketing para quem já visitou sua loja.

4. Explore o senso de urgência

Use frases como “últimas horas”, “estoque limitado” e “oferta relâmpago” “apenas na Semana do Brasil” para estimular decisões rápidas. O tempo limitado da campanha costuma ser eficaz para aumentar as vendas. 

E agora, está pronto para apostar na Semana do Brasil 2025? Continue acompanhando o Blog da Cora para ter acesso a mais informações que podem impulsionar as suas vendas. Até a próxima! 

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