Como pagar conta com cartão de crédito? Vale a pena? 

22 de Julho de 2022
mulher mexendo no celular para pagar conta com cartão de crédito

Já aconteceu de chegar o dia do pagamento de uma conta e você estar sem grana? Nem todo mundo sabe, mas é possível pagar conta com cartão de crédito e, assim, adiar o pagamento para a data da sua próxima fatura. Ou melhor: você pode até mesmo parcelar o valor.

Essa facilidade é válida para contas de consumo, como água e luz, além de boletos de forma geral (contanto que estejam em seu nome). Neste artigo, vamos explicar como funciona esse processo e os prós e contras para você entender se ele vale a pena mesmo. Vem com a gente!

Como pagar conta com cartão de crédito?

Antes de mais nada, é importante lembrar que na Cora e em alguns outros bancos ainda não é possível pagar boletos com cartão de crédito. No entanto, esse serviço vem se tornando mais popular no Brasil.

Se é a primeira vez que você está lendo sobre o assunto ou ainda tem muitas dúvidas, não deixe de conferir o passo a passo que preparamos para te ajudar a entender melhor sobre o que se trata.

1. Confirme se seu banco oferece o serviço

Para pagar uma conta com cartão de crédito, o banco, carteira digital ou fintech na qual você tem conta precisa oferecer essa função. Então, o primeiro passo é verificar isso. 

2. Confirme se a conta pode ser paga com cartão de crédito

Outro ponto que precisa ser analisado é se há alguma restrição em relação ao tipo de conta que pode ser paga com cartão de crédito. No geral, as seguintes são válidas:

 

  • impostos, como IPTU e IPVA;
  • contas de concessionários, como água, celular, telefone e luz;
  • boletos no seu nome, como aluguel.

 

Além disso, é importante pontuar que não é permitido pagar boletos em nome de outras pessoas, tá?

3. Conheça os custos

Para não se arrepender, verifique as tarifas e juros cobrados pela transação. Dessa forma, você consegue analisar se é realmente interessante pagar o boleto no cartão de crédito ou se é melhor optar por outro tipo de pagamento.

Para se sentir mais confortável e confiante com a sua decisão, é muito importante ter uma conta em um banco que seja totalmente transparente em relação aos custos cobrados em qualquer tipo de operação. Por isso, sempre pense muito bem no momento em que for abrir uma conta.

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

4. Pague a conta

Após todas as análises iniciais, caso opte por utilizar esse método de pagamento, é possível realizá-lo pelo aplicativo ou pelo internet banking. Basta escanear o código de barras do boleto ou digitar o código e, em seguida, escolher a opção referente ao pagamento com cartão de crédito.

Caso prefira, vale conferir se a sua instituição oferece a possibilidade de pagamento em caixas eletrônicos ou na agência bancária.

Quanto custam as taxas para pagar boletos no cartão de crédito?

De acordo com a tabela oficial da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), atualmente a tarifa mais barata é de R$ 1,99 e a mais cara é de R$ 25,50 por transação.

É importante ter em mente que boa parte dos bancos não cobra uma tarifa fixa por operação. A prática mais comum é cobrar uma taxa de juros que varia conforme o valor do boleto e o número de parcelas.

 

Leia também | Bandeiras de cartão de crédito: o que são e como funcionam? 

 

Por isso é tão importante consultar as taxas da instituição onde você tem conta antes de escolher essa opção de pagamento.

 

Quais são as vantagens e desvantagens dessa forma de pagamento?

Para ter certeza de que esse tipo de pagamento é ideal para você, vale a pena conhecer um pouco melhor os prós e contras. Confira:

Vantagens

Para evitar multas e manter os seus pagamentos em dia, pode ser interessante utilizar o cartão de crédito para pagar as contas. Em casos em que você não conseguiria pagar até a data de vencimento do boleto, vale a pena pagar dessa forma mesmo com as taxas da transação, que com certeza serão menores do que as multas de atraso.

Além disso, também é possível parcelar as contas com o cartão de crédito, o que é conveniente para muita gente. Apesar das taxas, ainda assim pode ser um facilitador no dia a dia de quem está com pouca grana ou sofreu com algum imprevisto.

E, por fim, para quem prefere centralizar todos os compromissos financeiros em uma única fatura de cartão de crédito, essa é uma maneira de fazer um ótimo controle financeiro.

Desvantagens

Uma das principais desvantagens é o fato de que pagar contas com cartão de crédito gera taxas e juros cobrados pelas instituições financeiras.

Além disso, quem costuma ter pouco controle financeiro pode acabar utilizando essa facilidade da forma errada e se endividar. Para pagar os boletos com cartão de crédito é recomendado ser bem organizado e capaz de manter as contas em dia. Caso contrário, há riscos de acabar criando um grande problema lá na frente.

Vale a pena usar esse meio de pagamento quando você não tem o valor total para pagar uma ou mais contas na data de vencimento, mas possui planejamento financeiro o suficiente para saber que conseguirá pagar quando fechar a fatura do cartão.

Esse método de pagamento é vantajoso para as empresas?

É preciso ficar atento aos prós e contras citados anteriormente, mas quem empreende sabe que há muitos gastos envolvidos e, por isso, essa pode ser uma saída interessante para conseguir um fôlego no caixa nos meses mais apertados.

 

Leia também | Como usar o cartão de crédito em favor do fluxo de caixa

 

No entanto, o uso consciente do cartão de crédito deve vir sempre em primeiro lugar, caso contrário, você pode usufruir dessa liberdade da maneira errada, criar uma grande “bola de neve” e cair no crédito rotativo. O resultado? Complicações financeiras que impactam o negócio como um todo.

Agora você já conhece os prós e contras de pagar as contas com cartão de crédito e tem muito mais insumo para optar ou não por esse método de pagamento. Ainda ficou alguma dúvida? Escreva nos comentários! 

 

 

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Chegou o cartão de crédito PJ da Cora, exatamente do jeito que a gente gosta: com zero tarifas, sem burocracia e feito sob medida para o seu negócio

Título

Descrição