É muito fácil achar informação sobre marketing digital para empreendedores na internet. Mesmo assim, muita gente acaba se confundindo com tantas “dicas” soltas e não parte para a prática, sem saber por onde começar.
Por outro lado, não dá para desperdiçar as oportunidades de divulgação, relacionamento e vendas que o mundo online traz. Até porque essa abordagem é ideal para quem empreende sozinho e precisa fazer publicidade sem gastar muito.
Pensando nisso, preparamos um guia básico para você começar sua estratégia de marketing digital para empreendedores. E como ficaria impossível esgotar o tema em um artigo, incluímos indicações de cursos gratuitos no final do texto. Bora?
Como funciona o marketing digital para empreendedores?
Marketing digital é um conjunto de estratégias usadas para divulgar produtos e serviços pela internet, construir relacionamento com clientes e gerar oportunidades de venda.
Isso pode ser aplicado por meio de diferentes canais, separadamente ou em conjunto, incluindo:
- Redes sociais (Instagram, Tik Tok, YouTube, etc.);
- Site profissional ou perfil do Google Empresas;
- Anúncios pagos (no Google e/ou redes sociais).
Assim, quando falamos em marketing digital para empreendedores, nos referimos à aplicação dessas estratégias por profissionais autônomos e empresas individuais.
Até porque, 90% dos consumidores brasileiros pesquisam sobre os produtos e serviços, após verem em algum meio de comunicação e antes de efetuar uma compra, segundo a pesquisa State of Search Brasil 5, de 2024.
Logo, se o seu negócio não aparece online, ele pode nem ser considerado por potenciais clientes.
Sem falar que o marketing digital oferece opções que o próprio profissional pode implementar, com pouco ou nenhum custo financeiro.
Isso é perfeito para negócios em início de operação e com orçamento apertado, concorda?
Leia também | Como colocar sua empresa no Google gratuitamente: guia passo a passo
Quais são as vantagens do marketing digital para empreendedores?
“Será que vale a pena investir tempo divulgando meus serviços online?”
Se você está considerando o marketing digital para empreendedores, é super normal ter essa dúvida.
Afinal, tempo é um recurso valioso, especialmente para quem empreende sozinho. Sendo assim, vale a pena dar uma olhada nas principais vantagens que essa estratégia pode oferecer:
1. Custo acessível
O marketing digital pode ter um custo bem mais baixo, comparado à publicidade tradicional na TV, rádio ou com materiais impressos.
Criar um perfil no Instagram ou no Google Meu Negócio, por exemplo, é gratuito e já põe seu negócio no radar de potenciais clientes.
2. Segmentação precisa
Diferente da propaganda tradicional, que fala para todos, no digital você escolhe para quem quer aparecer.
Nesse sentido, é possível segmentar anúncios por localização, interesses e até comportamento de comprar.
3. Resultados mensuráveis
Uma das maiores vantagens é a possibilidade de acompanhar o que funciona (ou não).
Pois, com ferramentas gratuitas (como o Google Analytics), você descobre quantas pessoas visitaram seu site ou perfil, de onde vieram e quais ações realizaram. Isso dá segurança para investir melhor seu tempo e dinheiro.
4. Construção de autoridade
Publicar conteúdos de qualidade, como dicas, tutoriais ou insights sobre sua área, ajuda a posicionar você como especialista.
Dessa forma, você divulga seus serviços enquanto resolve dúvidas e educa clientes em potencial.
5. Relacionamento direto com o público
No digital, você pode conversar com clientes no direct do Instagram, em comentários de posts ou no WhatsApp, por exemplo.
Essa comunicação mais direta e próxima fortalece a confiança e aumenta a fidelização.
6. Escalabilidade
Com o marketing digital, mesmo um negócio de uma pessoa só consegue alcançar muito mais clientes, sem presença física em vários lugares.
Na prática, você pode vender online para pessoas de outras cidades ou estados, atender clientes pelo WhatsApp, ou divulgar seus serviços em redes sociais e anúncios, ampliando seu alcance sem aumentar os custos fixos.
Quais são as estratégias de marketing digital para empreendedores?
Empreendedores podem usar diferentes estratégias e canais para fazer marketing de digital, incluindo:
Marketing de conteúdo
Produzir conteúdo relevante, como posts de blog, vídeos e dicas no Instagram, ajuda a atrair clientes de forma orgânica.
Nesse contexto, seu conteúdo funciona como vitrine: quanto mais útil, maior a chance de conquistar a confiança do público.
Redes sociais
Estar nas redes sociais não é só “postar por postar”. Afinal, elas são um canal direto de relacionamento com clientes e uma vitrine para mostrar seu trabalho.
Por isso, uma estratégia de marketing nas redes sociais precisa de planejamento e constância.
Para ajudar nessa organização, você pode usar um calendário de conteúdo para redes sociais.
E-mail marketing
O e-mail marketing é um canal de baixo custo que pode trazer um bom retorno. Então, com uma lista de contatos qualificados, você consegue nutrir clientes com novidades, promoções e dicas exclusivas.
SEO (Search Engine Optimization)
SEO é o conjunto de boas práticas para melhorar o posicionamento do seu site ou blog nos resultados orgânicos do Google.
Portanto, é uma abordagem que permite aparecer nos resultados quando alguém busca por um produto ou serviço que você oferece. Com a vantagem de não ter custos com anúncios.
GEO (Generative Engine Optimization)
GEO é uma estratégia que visa otimizar conteúdos para serem interpretados e citados por ferramentas de IA generativa (como o Chat GPT).
Aqui, a lógica é a mesma do SEO: aparecer como resposta quando alguém pergunta sobre um serviço que você oferece. Só que os resultados são as respostas das IAs generativas nesse caso.
Anúncios pagos
Investir em mídia paga acelera o alcance, mesmo com orçamento reduzido. Nesse sentido, é possível fazer anúncios pagos no Google, Instagram e Facebook, por exemplo.
Parcerias estratégicas
Outra estratégia é se conectar a outros negócios ou profissionais, criando ações conjuntas, como lives e promoções.
Considere também microinfluenciadores da sua região ou do seu nicho. Eles costumam gerar engajamento mais próximo, sem cobrar valores tão altos quanto os grandes influencers.
WhatsApp Business
O WhatsApp Business também é um canal de marketing digital relevante, simples e de baixo custo.
Com ele, empreendedores podem enviar promoções, oferecer atendimento personalizado e criar um relacionamento próximo com o público.
Automação de marketing
Ferramentas simples de automação ajudam a organizar tarefas repetitivas, como responder mensagens, agendar posts e enviar e-mails. Isso economiza tempo e garante consistência.
Leia também | O que é chatbot e como ele pode automatizar os processos da empresa?
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Quais estratégias e canais de marketing digital usar? 6 dicas para empreendedores
Usar todas as estratégias e canais de marketing para empreendedores pode ser inviável. Especialmente para quem está começando a trabalhar a presença digital.
Sendo assim, o segredo é escolher o que faz mais sentido para o seu momento e perfil profissional. Para ajudar nessa escolha, preparamos as dicas abaixo:
1. Comece pelo essencial: onde seu público está
Antes de decidir se vai postar no Instagram, criar um blog ou anunciar no Google, pergunte-se: onde meu cliente busca informações?
- Se atende localmente, o Google Empresas e redes sociais visuais (Instagram, Pinterest) costumam gerar mais resultado;
- Para negócios 100% digitais, site próprio, SEO e tráfego pago podem ser mais efetivos, especialmente no começo.
2. Priorize estratégias que geram resultados rápidos
Algumas ações trazem retorno mais rápido e valem a pena para começar:
- Redes sociais: conexão direta com clientes e possibilidade de anúncios segmentados;
- WhatsApp Business: comunicação rápida e personalizada;
- Google Empresas: aumenta a visibilidade para buscas locais rapidamente.
3. Avalie se é possível criar conteúdo com constância
Criar posts ou vídeos de forma esporádica pode não trazer resultados. Logo, se o seu tempo é limitado, comece com peças mais enxutas.
Por exemplo, posts simples nas redes sociais ou pequenos vídeos que você consegue produzir semanalmente.
4. Use anúncios pagos de forma estratégica
Anúncios são ótimos para ampliar o alcance rapidamente, mas precisam de acompanhamento.
Comece com valores baixos e objetivos claros (como gerar leads ou visitas no site) e vá ajustando conforme aprende o que funciona.
5. Acompanhe métricas antes de expandir
É tentador querer fazer tudo de uma vez, mas o ideal é medir o retorno das primeiras ações.
Para uma análise inicial, use dados simples, como visitas e pedidos de orçamento, para decidir onde investir mais energia e dinheiro.
6. Escale aos poucos
Após consolidar os canais essenciais, você pode expandir para outras estratégias, como:
- E-mail marketing para fidelização;
- SEO e GEO para atrair clientes que buscam ativamente pelo seu serviço;
- Parcerias e influenciadores para ampliar o alcance.
Curso de marketing digital para empreendedores gratuito: 4 opções para seguir aprendendo
Para complementar e aprofundar o que você aprendeu ao longo do artigo, trouxemos quatro cursos de marketing digital para empreendedores gratuitos e online. Confira:
1. Curso de Marketing Digital — Sebrae
Destinado ao MEI (Microempreendedor Individual), o curso tem duração total de 2 horas e também pode ser feito via WhatsApp. Foca no planejamento de vendas online e em como os pilares do marketing impactam resultados.
2. Curso Marketing Digital para Empreendedores — Mirago
Composto por 2 horas de videoaulas gravadas, o curso visa ensinar a empreendedores como usar ferramentas e estratégias online para alavancar o crescimento de seus negócios.
3. Curso de Marketing Digital Gratuito — RD University
Curso gratuito e online com aproximadamente 3 horas de duração, totalizando 56 aulas. Os temas abordados incluem ferramentas e técnicas, e-mail marketing, redes sociais e IA (inteligência artificial), entre outros.
4. Curso de Marketing Digital — Prime Cursos
O curso também é voltado a empreendedores que desejam impulsionar seus negócios no ambiente digital. Com 15 horas de duração, aborda tópico como planejamento de ações, desenvolvimento de campanhas e utilização de métricas e indicadores.
Importante: você pode assistir às aulas gratuitamente, mas o certificado de conclusão (opcional) é emitido mediante o pagamento de uma taxa.
Esperamos ter simplificado o marketing digital para empreendedores e fornecido um guia básico para você começar. Até a próxima e bons negócios!