Blog

Como consultar o score do CNPJ e aumentar sua pontuação

11 de maio de 2022
consultar score cnpj

A etapa de consultar score CNPJ é fundamental nos processos de concessão de crédito por parte de qualquer instituição financeira. A regra é simples: quanto melhor a pontuação do CNPJ no score, mas fácil é a concessão do dinheiro. 

Quer saber como consultar score CNPJ e, de quebra, melhorar o seu perfil de crédito? Então acompanhe este conteúdo que nós aqui na Cora desenvolvemos pra você que empreende e quer manter a saúde financeira do seu negócio em dia. Confira: 

 

O que é o score do CNPJ?

O Score CNPJ é uma pontuação que determina a saúde financeira de uma empresa,  da mesma forma que acontece com Pessoas Físicas. Numa escala que vai de 0 até 1.000, o Score atribui o quão saudável uma empresa é no pagamento das suas contas, no volume financeiro movimentado, no seu relacionamento com bancos e outras instituições financeiras etc. 

Na prática, quanto maior a nota, melhor a empresa é no cumprimento dos seus compromissos e nas suas tomadas de decisão quando o assunto é dinheiro. E, de quebra, menor tende a ser o risco, por parte da instituição, em conceder o crédito. 

Afinal, por manter um bom histórico de pagamentos, a chance de haver um “calote” por parte de quem solicita o crédito tende a ser bem menor se comparada com aqueles que costumam ser maus pagadores, não é mesmo?  

Assim, quanto melhor posicionado no Score CPNJ uma empresa é, melhores serão as condições nas quais o crédito será liberado. O serviço é gratuito e pode ser consultado junto a empresas especializadas em análises de crédito, como a da Serasa Experian. 

 

Como funciona a escala de pontuação na hora de consultar score CNPJ?

Como dissemos lá em cima, quanto maior o número da sua empresa no Score CNPJ, melhores serão as condições que você encontrará para buscar crédito. Isso pode ser traduzido em limites maiores, taxas de juros mais baixas, prazos mais generosos para pagar, dentre outros aspectos. Confira a escala: 

 

  • 0 a 100: muita dificuldade de acessar crédito.
  • 101 a 250: boas condições de crédito são oferecidas de forma mais moderada.
  • 251 a 600: a partir daqui você já acessa as melhores modalidades de crédito. 
  • 601 a 1.000: neste ponto o crédito passa a ser oferecido em condições diferenciadas em relação ao mercado. 

 

Depois de consultar score CNPJ, como aumentar a pontuação?

Não caia em “pegadinhas” por aí: não existe nenhum método, curso, receita pronta ou “palavrinha mágica” para aumentar o score, seja esse score de uma Pessoa Fisica ou PJ. O que não faltam por aí são golpistas que buscam vender manuais, consultorias, cursos ou quais outras coisas do tipo que prometam aumentar o seu Score CNPJ ou de Pessoa Física.

O que existem são boas práticas na sua gestão financeira que podem ajudar a melhorar o seu perfil PJ – e por qu não, PF também 🙂

Vamos conhecer quais são?  

 

  • Pague suas contas em dia;
  • Regularize dívidas que estejam em atraso; 
  • Peça crédito de forma consciente, não cometa abusos.

 

Caso você tenha feito muitas simulações em diferentes instituições financeiras num curto período, por exemplo, isso também pode abaixar o seu score CNPJ por um tempo – o mercado entende que você precisa de crédito de forma imediata, o que acende um “sinal amarelo” para o risco de você se endividar. 

Faça uma avaliação cuidadosa da vida financeira da sua empresa antes de tomar qualquer crédito. Afinal, aquele dinheiro de curto prazo será realmente necessário? O seu negócio tem perspectivas de crescimento futuro que te darão mais caixa e, consequentemente, plenas condições para pagar por esse crédito no futuro? 

 

Como você mesmo pode consultar score CNPJ da sua empresa?

Você pode conseguir essa informação em diversas empresas de crédito – e o melhor, sem pagar nada. Neste exemplo, veja como consultar score CNPJ pela Serasa, que possui um site específico para quem é PJ:

 

  1. Na barra superior, clicar em “Cadastrar”;
  2. Preencha as informações solicitadas: CPNJ da empresa, seu CPF, nome, e-mail e celular, onde será enviado um código de confirmação; 
  3. Na próxima tela, insira o código que você recebeu e defina uma senha de acesso.
  4. Ao acessar, você poderá consultar score CNPJ da sua empresa através das informações disponibilizadas no painel principal da plataforma. 

 

O que é o Cadastro Positivo?

Criado em 2010, o Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne informações relacionadas ao histórico de pagamentos de compromissos financeiros e inadimplência de pessoas e empresas de todo o país. Quem não se lembra do famoso “Cadastro Negativo”? Quem tinha seu CPF ou CNPJ incluído nessa lista era sinônimo de se estar em maus lençóis financeiros. 

O Cadastro Positivo surgiu invertendo essa lógica: ao invés de indicar os maus pagadores, essa ferramenta privilegia aqueles que cumprem seus compromissos em dia. O ingresso era voluntário até 2019. A partir desse ano, entretanto, todas as pessoas físicas e jurídicas foram incluídas

 

Como o score CNPJ influencia a rotina da sua empresa? 

Um bom score pode facilitar e muito a vida de quem precisa de crédito para ampliar ou fortalecer seu negócio. Quanto melhor for a pontuação, mais fácil será o acesso e melhores serão as condições de crédito – juros mais baixos, prazos maiores e limites mais altos. Mas o que explica, por exemplo, alguém ou uma empresa com um bom score de pagamento e conseguir crédito num banco e não em outro? 

 Apenas um bom score não é suficiente para ter acesso mais fácil a crédito. Ele é apenas um dos fatores analisados pelas instituições financeiras em suas análises. Mas o que é analisado? Relacionamento com o banco, renda do solicitante ou faturamento da empresa e além das próprias políticas de crédito da instituição, por exemplo, são alguns dos aspectos que fazem parte dessa análise.  

 

Viu só como é importante manter seus compromissos financeiros em dia? Assim você consegue manter a boa gestão dos seus pagamentos, contribuindo para que o seu negócio cresça ainda mais. Como aqui na Cora a gente quer estar sempre do lado de quem é PJ, vem cá descobrir 7 dicas para aumentar a pontuação do seu CNPJ e entender tudo sobre o perfil de crédito empresarialConta com gente, combinado? 

 

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.