Como vender mais no Dia dos Pais: 10 dicas práticas para faturar na data

6 de agosto de 2025
como vender mais no dia dos pais

Com a chegada do segundo semestre do ano, um dos grandes desafios para boa parte dos negócios é descobrir como vender mais no Dia dos Pais. E com razão: essa é uma das datas comemorativas mais relevantes dos próximos meses. 

E os números apoiam essa meta: de acordo com um levantamento feito pela Globo, a expectativa é que, em 2025, a data movimente mais de R$ 7 bilhões em todo Brasil, com um crescimento de 2% em relação ao ano anterior.

Para que a sua empresa não perca a chance de aumentar as vendas no Dia dos Pais, confira, a seguir, algumas dicas para levar em consideração na hora de montar o seu planejamento. 

Como vender mais no Dia dos Pais: orientações práticas para a sua empresa

Quando falamos sobre estratégias focadas em datas comerciais, um dos cuidados mais importantes é fazer um estudo aprofundado sobre as preferências dos seus clientes e como elas podem ser aproveitadas nessas ocasiões.

Vamos imaginar, por exemplo, que você possui uma clínica de estética e percebe que as pessoas que visitam seu espaço gostam de ir acompanhadas. 

Pode ser interessante, por exemplo, fazer uma promoção em que o consumidor faça um procedimento e ganhe outro para presentear o pai, como uma massagem. 

Outra ideia, dessa vez para quem possui loja de cosméticos: o Dia dos Pais pode ser uma oportunidade de lembrar o seu público que você também possui produtos voltados para o bem-estar masculino. 

Dito isso, vamos explorar, a seguir, algumas dicas gerais para potencializar os resultados da sua empresa neste período. Confira 10 dicas de como vender mais no Dia dos Pais: 

1. Crie kits especiais e exclusivos para a ocasião

Uma das melhores estratégias para fazer com que seus clientes levem mais de um produto é combinar aqueles que possuem funções ou objetivos parecidos em um combo, seja ele personalizado ou não. 

As datas comemorativas são os períodos nos quais os consumidores estão mais propensos a adquirir esses tipos de kits, já que eles facilitam na hora de presentear. 

Também deixe claro nas suas comunicações que estes conjuntos estarão disponíveis por um período específico, aumentando o senso de urgência. 

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2. Ofereça brindes e vale-presentes

Quem não gosta de receber um mimo junto com a compra? Esse é um jeito carinhoso de agradecer quem escolheu o seu estabelecimento entre tantos disponíveis. 

Aproveite o Dia dos Pais para oferecer canecas, chaveiros, canetas ou outros itens personalizados especialmente para essa celebração. 

No caso dos vale-presentes, são alternativas ideais para quem não tem certeza sobre o que comprar para os pais e prefere que eles escolham algo depois. Não se esqueça de criar mais de uma opção, com preços variados para atender diferentes públicos. 

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3. Planeje descontos progressivos 

Essa estratégia funciona assim: quanto mais o cliente compra, maior é o desconto que ele vai conseguir. 

Trata-se de outra possibilidade interessante para datas comemorativas, já que a pessoa pode aproveitar a promoção e comprar algo para mais de um familiar, como para o pai, avô e tio, por exemplo. 

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4. Faça promoções especiais para os contatos da sua base de e-mail ou WhatsApp

Uma forma de permitir que os usuários que acompanham as novidades do seu negócio de perto se sintam mais especiais é oferecer promoções exclusivas nos seus canais. 

Assim, com a proximidade do Dia dos Pais, avise a sua base que você disponibilizará um cupom especial apenas para quem tiver um cadastro na sua loja; ou que determinados produtos e serviços estarão com descontos. 

5. Atente-se aos prazos de entrega

Dica importante, sobretudo para quem vende online: como nesses períodos do ano a demanda de entrega é ainda maior, contrate para o serviço de entrega apenas empresas terceirizadas responsáveis e com boa reputação. 

Isso porque, caso o cliente não receba o produto comprado a tempo de presentear seu pai, por exemplo, com certeza direcionará uma reclamação para o estabelecimento. 

Se tiver um espaço físico, transforme-o em um ponto de “clique e retire” para quem preferir essa alternativa. 

6. Prepare seu ambiente virtual

Outra ideia interessante é criar uma identidade visual exclusiva para as ações comemorativas e aplicá-la em diversos pontos de contato, como site, redes sociais e e-mails marketing. 

As comunicações, de preferência, devem possuir um toque emocional, carinhoso e nostálgico, fazendo com que o cliente sinta vontade de homenagear uma pessoa querida com os produtos ou serviços que você oferece. 

Além disso, lembre os consumidores, de tempos em tempos, sobre as promoções disponíveis, principalmente se elas tiverem prazo para acabar. 

7. Faça parcerias estratégicas com lojistas vizinhos

Junte forças com cafeterias, barbearias ou floriculturas próximas para criar experiências ou brindes. Por exemplo: na compra de um presente, o cliente pode ganhar um café especial ou um voucher de serviço.

É uma boa forma de aumentar a visibilidade mútua, já que os parceiros divulgam sua loja e vice-versa. Aliás, essa é uma estratégia para alcançar públicos diferentes, agregar valor ao presente e ainda criar um senso de comunidade, mostrando que sua loja se importa com o entorno e incentiva o comércio local. 

8.  Aposte em vídeos curtos e ações nas redes sociais 

Produza conteúdos em formato Reels ou TikTok com mensagens carinhosas, depoimentos de clientes ou sugestões de presentes. Use trilhas sonoras que despertem emoção para aumentar o engajamento e o alcance.

Conteúdos interessantes, que humanizam a marca e criam conexão:

  • Entrevistas com filhos e pais falando sobre momentos especiais;
  • Depoimentos de clientes reais que já compraram na loja;
  • “Top 5” presentes para cada tipo de pai;
  • Bastidores da preparação da loja para o Dia dos Pais. 

9. Ofereça embalagens especiais e personalização gratuita

Uma embalagem caprichada, com detalhes carinhosos, pode ser decisiva na hora do consumidor escolher comprar ou não o presente na sua loja. É algo que transmite cuidado e carinho, além de encantar tanto quem dá quanto quem recebe.

As embalagens podem ser temáticas para o Dia dos Pais, com papéis com mensagens, fitas personalizadas e tags com frases de afeto. Oferecer personalização com o nome do pai ou uma frase escolhida pelo cliente também é interessante; ou, ainda, disponibilizar cartões com espaço para mensagens dos filhos.

10. Invista em anúncios

Por fim, apostar em anúncios patrocinados é uma excelente maneira de colocar a sua marca em evidência para o público que você deseja alcançar. 

Esse é um investimento bastante inteligente quando bem feito, uma vez que as chances da sua mensagem chegar a quem tem conexão com a sua marca é muito maior. 

Nesse caso, é necessário conhecer a sua audiência e entender as melhores formas de conversar com ela, baseando-se em dados disponíveis nas ferramentas digitais. 

Garanta uma boa gestão de cobranças durante o Dia dos Pais com o suporte da Cora

As datas comemorativas são períodos em que a movimentação financeira nas empresas deve aumentar de forma considerável.  

Nesse período, é especialmente importante que você conte com recursos para controlar essas transferências e garantir que os seus clientes estejam realizando os pagamentos corretamente.

Na Cora, os usuários têm acesso a um dashboard de cobranças que permite acompanhar todos os recebimentos de forma simples e prática. 

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E agora, já sabe como vender mais no Dia dos Pais? Desejamos que a campanha deste ano seja um grande sucesso!

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