O Pix por aproximação é uma evolução do pagamento instantâneo, que permite ao cliente pagar com apenas um toque, aproximando o celular da maquininha, sem precisar escanear QR Code ou digitar chaves Pix.
A novidade passou a ser oferecida por instituições financeiras desde 28 de fevereiro de 2025. E, neste artigo, a Cora explica como esta tecnologia funciona, quais são as vantagens para as empresas e como implementar no seu negócio. Confira tudo agora.
Pix por aproximação: o que é?
O Pix por aproximação é uma evolução do sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. Com ele, o cliente realiza o pagamento apenas aproximando o celular da maquininha, sem precisar abrir o aplicativo do banco, digitar dados ou escanear QR Code.
A novidade surgiu no início de 2025, ampliando a comodidade, a conveniência, a facilidade e a rapidez para quem utiliza o sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC).
Para que serve o Pix por aproximação?
O Pix por aproximação serve para facilitar pagamentos presenciais, especialmente em ambientes que exigem agilidade, como:
- Lojas físicas;
- Restaurantes;
- Transporte público;
- Feiras e eventos;
- Serviços de entrega.
Ele elimina etapas manuais e torna a experiência de compra mais simples e moderna.
Como o Pix por aproximação funciona e quais são os dispositivos compatíveis?
Essa funcionalidade do Pix utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication), já presente em smartphones e maquininhas modernas, e funciona de forma semelhante ao pagamento por cartão contactless, mas com o saldo da conta via Pix.
Ou seja, basta que dois dispositivos fiquem próximos para que as informações sejam transmitidas por ondas de radiofrequência e o pagamento seja finalizado de forma instantânea e prática.
No entanto, por enquanto, o recurso está disponível apenas para dispositivos Android com Google Pay. Apple Pay e Samsung Pay ainda estão em processo de homologação do Pix por aproximação.
Para o consumidor saber se seu dispositivo é compatível ou não com a tecnologia NFC, basta verificar acessando o aplicativo de configurações e escrevendo, na barra de pesquisa, a palavra “NFC”.
Se aparecer resultados referentes a ativação e a desativação desse recurso, seu celular tem sim acesso à essa tecnologia e usar o Pix por aproximação é uma possibilidade.
Além disso, com a integração do Pix por aproximação às carteiras digitais, é possível cadastrar essa forma de pagamento também em smartwatches e pulseiras inteligentes.
Qual é a diferença entre o Pix por aproximação e o Pix na maquininha?
Para pagar com Pix por aproximação não é preciso abrir o app do banco nem escanear QR Code. E o pagamento acontece de forma mais rápida e segura, com criptografia e autenticação biométrica.
Já o Pix na maquininha, tradicional, não requer tecnologia NFC, mas é preciso realizar mais etapas manuais até o pagamento ser finalizado. O fluxo é:
- A maquininha gera um QR Code;
- O cliente abre o aplicativo do banco;
- Escaneia o QR Code ou copia a chave Pix;
- Autoriza o pagamento dentro do app.
Como implementar o Pix por aproximação na sua empresa?
Quem tem um negócio próprio e quer saber como começar a usar se o Pix por aproximação precisa seguir os passos listados abaixo:
1. Verifique sua maquininha
Certifique-se de que ela é compatível com NFC. Modelos como Point Pro, Cielo, Rede, PagBank, Stone e Mercado Pago já oferecem suporte.
2. Atualize o software
Mantenha o sistema da maquininha atualizado para garantir que a funcionalidade esteja habilitada.
3. Ative o Pix como forma de pagamento
No menu da maquininha, selecione “Pix por aproximação” como método de recebimento.
4. Treine sua equipe
Garanta que todos saibam como orientar o cliente e realizar a operação corretamente.
5. Divulgue a novidade
Use adesivos, cartazes ou redes sociais para informar que sua empresa aceita Pix por aproximação.
E pronto! Para cobrar o cliente por meio do Pix por aproximação, basta digitar o valor na maquininha compatível com NFC e pedir ao cliente que aproxime o celular com a carteira digital (como Google Pay) vinculada à conta bancária.
A transação é autorizada com autenticação (biometria, senha ou reconhecimento facial) e o pagamento é concluído em segundos, com confirmação imediata para ambas as partes.
Quais são as vantagens de usar o Pix por aproximação?
Adotar o Pix por aproximação pode trazer diversos benefícios, como:
- Agilidade no atendimento e experiência otimizada, reduzindo filas de espera (como em um restaurante na hora do almoço, por exemplo);
- Menor custo operacional, pois as taxas são menores que as cobradas por operadoras de cartões de crédito e débito;
- Fluxo de caixa imediato, afinal, o Pix é um pagamento à vista e a empresa recebe o dinheiro em tempo real, sem necessidade de antecipar recebíveis, por exemplo.
O Pix por aproximação é seguro?
Sim, a segurança do sistema é reforçada, já que a autenticação das transações acontece por biometria e todas são criptografadas.
Confira todas as medidas de proteção que o Banco Central desenvolveu para essa forma de pagamento:
- Dados criptografados: todas as informações usadas para realizar as transferências NFC são criptografadas;
- Limite de transferências: atualmente só é possível fazer pagamentos com um limite de R$ 500, para evitar golpes;
- Limitação do alcance: como a tecnologia NFC funciona apenas a curta distância, é praticamente impossível que outra pessoa intercepte a comunicação entre os dispositivos;
- Autentificação do usuário: o dispositivo solicita uma confirmação com biometria facial para transferência de valores acima de R$ 200.
É possível usar o Pix por aproximação sem internet?
Por enquanto, não. O Pix por aproximação, assim como o Pix tradicional, requer conexão com a internet para que a transação seja processada.
Agora você já conhece tudo sobre o Pix por aproximação. Para conferir outros conteúdos sobre meios de pagamento ou sobre o Pix, continue acompanhando o blog da Cora.
Até a próxima!