Profissional está realizando a limpeza de uma sala de reunião. Saiba quanto fatura uma empresa de limpeza.

Quanto fatura uma empresa de limpeza? Veja como calcular o lucro

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Se você está pensando em abrir uma prestadora de serviços de manutenção, provavelmente tem pensado muito sobre quanto fatura uma empresa de limpeza. Essa dúvida é importante, afinal, ela trará a resposta para você entender se vale ou não a pena investir.

Acontece que esta não é uma dúvida fácil de ser respondida devido ao fato de existirem muitas variáveis envolvidas, inclusive a região onde você pretende abrir empresa, que pode ter um custo de mão-de-obra, matéria-prima e até impostos diferentes para cada cidade.

No entanto, entender um pouco mais sobre como calcular todos os custos necessários e avaliar seu lucro pode ser uma saída para entender sobre o novo negócio que você pretende investir.

Então, para te ajudar nessa missão e te deixar preparado para começar a empreitada, este conteúdo vai tratar mais sobre lucro, custos e até as diferentes formas de rentabilização das empresas do segmento de limpeza. 

Afinal, o que é considerado lucro?

O conceito de lucro é tudo aquilo que se ganha a partir de algo ou alguém. Pode ser considerado também como rendimento, privilégio ou vantagem em relação a algo.

Numa empresa, o lucro é o rendimento positivo obtido através de uma negociação econômica ou de qualquer outro gênero. Ou seja, é tudo o que foi ganho ou recebido a partir de um ato de comercialização financeira.

Parece simples, mas tem muita gente que empreende há muito tempo e mesmo assim ainda se confunde, ou que enxerga um conceito diferente, fazendo com que suas projeções encontrem erros.

Lucro X Faturamento

Uma das principais confusões está em confundir lucro com faturamento. Acontece que o segundo termo é o que se recebe na venda de produtos ou da prestação de serviços, ou seja, todo o dinheiro que entra em caixa.

No entanto, parte deste valor foi usado previamente para pagar esses mesmos produtos ou custear os serviços prestados. É exatamente por isso que o valor total da venda não pode ser considerado lucro, afinal, você precisará de parte dele para comprar novos produtos.

Mas há um outro fator importante a ser levado em consideração, a diferença entre lucro bruto e o lucro líquido que você verá a seguir.

Lucro bruto

Este valor é representado pela diferença entre o que foi faturado e o custo para produzir ou comercializar o produto. É importante entender que este ainda não é o lucro real, por isso é chamado de bruto.

Lucro líquido

Já o lucro líquido é a diferença entre a receita total e o custo total da empresa. Este  valor indica o que a empresa ganhou após os custos de produção, operação e administração serem descontados.

Para isso, é necessário incluir todas as despesas, sejam elas fixas ou variáveis, como: 

  • Aluguel;
  • Salário dos colaboradores;
  • Benefícios dos colaboradores;
  • Custos com matéria-prima;
  • Pagamento de fornecedores;
  • Contas de luz, água, telefone e afins;
  • Pró-labore dos sócios;
  • Impostos;
  • Outras despesas.

Calculando o lucro real: quanto fatura uma empresa de limpeza?

Para saber quanto fatura uma empresa de limpeza, é preciso somar todos esses valores de custo e reduzir o resultado da receita mensal. Assim, você chega ao lucro líquido e, consequentemente, o quanto a empresa fatura após pagar todas as despesas. 

Mas antes de aprender a fórmula, conheça a definição dos principais custos de uma empresa:

Custos fixos

São as despesas de manutenção básica do negócio, que independem da quantidade de contratos de prestação de serviços que a empresa tenha, pois são custos recorrentes.

Custos diretos

É tudo que se gasta com a execução dos serviços de limpeza e conservação que foram contratados, para que sejam prestados com a qualidade e a eficiência que sua empresa deve prezar.

Custos variáveis

Aqui, considera-se todas as despesas presentes no dia a dia da empresa de limpeza e que variam conforme aumentam as atividades e serviços prestados.

Custos indiretos

Estes são gastos que seguem parâmetros de rateio pré-definidos para serem aplicados na melhoria dos serviços de limpeza prestados.

Após identificar todos esses custos, é hora de somá-los às demais despesas – fixas e variáveis – e aplicar a seguinte fórmula para conhecer o lucro real.

  • Lucro = Receitas Totais – Custos.

 

Leia também | Estudo de mercado: o que é e como fazer em 4 passos

Formas de rentabilização

Mas além do cálculo de lucro, outro fator é bem importante na hora de entender quanto fatura uma empresa de limpeza. Este fator é a forma de rentabilização, ou seja, o modelo de negócio que você irá aplicar para lucrar com o serviço prestado.

A seguir, confira as opções:

1. Por horas trabalhadas

Neste formato, utiliza-se como parâmetro as horas que foram trabalhadas para cobrar pelo serviço. Assim, o preço final será calculado por meio de um valor fixo por hora. Ou seja, quanto mais tempo for necessário para concluir o serviço, maior será o valor a ser pago pela companhia contratante.

2. Por atividade

Neste modelo, a empresa de limpeza monta uma tabela de preços baseada no tipo de atividade a ser executada. Para isso, cada serviço específico, a depender do grau de dificuldade, será estipulado um valor próprio já fixado.

Você pode  ofertar pacotes de serviços com descontos como estratégia para aumentar a aquisição de clientes, sendo, geralmente, mais econômicos.

3. Mão-de-obra e recursos necessários

Neste meio de precificar os serviços de limpeza e conservação aqui, a rentabilização é com base no valor da mão-de-obra do profissional, somado aos custos com recursos e produtos necessários para a execução das atividades.

Desta forma, sua empresa de limpeza e a companhia que você está negociando podem acordar se os recursos serão fornecidos por você ou por eles. Mas lembre-se que isso influencia diretamente no preço final. 

Como dito anteriormente, a lucratividade exata que uma empresa de limpeza vai ter depende muito da sua estrutura, cidade, forma de rentabilidade, entre outros fatores.

Portanto, baseado nas informações deste conteúdo, é possível entender os gastos e como cobrar dos seus futuros clientes. E se precisar de mais informações práticas para colocar sua nova empresa de pé, aproveite todos os textos disponíveis no Cora Blog, o acesso é gratuito, assim como a conta PJ e o cartão de crédito que ela oferece.

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