Oferecer uma lembrancinha no Dia do Cliente (15 de setembro) é uma ação simples, mas poderosa, para fortalecer a conexão com o seu público e, com a estratégia certa, impulsionar as vendas.
Um dos momentos que mais gera dúvidas na hora de planejar a campanha é a escolha do brinde. Afinal, além de estar alinhado ao segmento e ao perfil do seu cliente, o mimo também precisa caber no orçamento, certo?
Para ajudar nessa decisão, reunimos 20 ideias de lembrancinhas para o Dia do Cliente, com diferentes faixas de preço e indicadas para vários tipos de negócio. No final, você ainda confere dicas práticas para acertar na escolha do brinde perfeito.
20 ideias de lembrancinha para o Dia do Cliente
Confira a seguir nossa lista de sugestões de lembrancinha para o Dia do Cliente. Todos os brindes listados são personalizáveis, para deixar a lembrancinha com a cara do seu negócio e surpreender o público.
1. Bala personalizada “Dia do Cliente”
Simples, econômica e simpática. Ideal para comércios que querem entregar algo no ponto de venda.
2. Miniaturas dos seus produtos
Funciona bem para empresas com produtos próprios. Um jeito fofo de manter sua marca presente e ainda divulgar o portfólio.
3. Adesivos criativos ou cartelas de stickers
Divertidos e de baixo custo, funcionam bem para negócios criativos. Podem conter frases motivacionais ou ilustrações do seu universo de marca.
4. Balde para pipoca
Criativo e diferente. Ideal para empresas que querem transmitir leveza e proximidade.
5. Kit de doces ou caixinha com brigadeiros
Agradam praticamente todo mundo. São simples, mas têm alto impacto emocional.
6. Aromatizadores
São práticos e deixam os ambientes mais agradáveis, podendo associar uma sensação positiva à sua marca.
7. Kits personalizados
Juntar dois ou três brindes simples (como bloco + caneta + adesivo) pode dar um ar mais especial à lembrança e mostra cuidado na apresentação.
8. Capinha de celular
Brinde útil e de alta visibilidade. Serve para vários perfis de cliente.
9. Mini planner semanal ou calendário de mesa
Funcionais e úteis o ano inteiro. Ótimos para negócios B2B ou serviços que envolvem organização, planejamento e produtividade.
10. Latinha com sementes para plantar
Perfeita para reforçar mensagens de cuidado, crescimento e futuro.
11. Toalhinha de bolso
Um mimo útil e com cara de cuidado para as necessidades do dia a dia.
12. Chaveiro
Útil e colecionável. Dá para personalizar com o nome do cliente, com o logo da empresa ou em formatos criativos relacionados ao seu nicho.
13. Porta-copos
Simples, mas eficiente. Ideal para quem trabalha em escritório ou home office. É um mimo discreto que pode ficar na mesa do cliente por muito tempo.
14. Marcador de página
Brinde acessível, principalmente para quem tem público leitor ou vende papelaria. Pode vir com uma mensagem ou citação.
15. Capa de notebook
Um brinde útil e funcional para acompanhar o cliente no dia a dia.
16. Mousepad
Outra opção de brinde funcional para agradar o cliente e deixar sua marca visível.
17. Bloquinho de anotações
Clássico e sempre útil, é um brinde que dificilmente fica esquecido na gaveta.
18. Caneta personalizada
A caneta continua sendo uma opção funcional de brinde para clientes, mesmo num mundo cada vez mais digital.
19. Garrafa de água, copo ou caneca
Itens reutilizáveis demonstram o interesse da empresa em incentivar hábitos de consumo mais sustentáveis.
Além disso, mantêm sua marca presente nas pausas para o café ou no dia a dia do cliente.
20. Sacolas ecológicas (ecobags)
Ótima lembrança para negócios que valorizam a sustentabilidade. Sem falar que são versáteis e práticas para o cliente.
21. Nécessaire
Pode ser usada no trabalho, em viagens ou no dia a dia, com muitas opções de cores e materiais.
Leia também | Homenagem ao Dia do Cliente: 15 ideias e modelos de mensagens para se inspirar
Como escolher a lembrancinha de Dia do Cliente?
Agora que você já tem várias sugestões, aproveite as dicas abaixo para decidir o que dar de lembrancinha no Dia do Cliente.
Conheça bem o seu público antes de escolher o brinde
O primeiro passo para acertar no presente é entender quem é o seu cliente. O que ele valoriza no dia a dia? Quais são seus hábitos e preferências? Essa análise é importante para fazer uma boa escolha.
Aposte em brindes úteis, práticos e marcantes
Brindes com utilidade real tendem a permanecer mais tempo com o cliente. Nesse sentido, um item simples, como um marcador de página, pode fazer parte da rotina e manter a sua marca em evidência.
Personalize a lembrancinha do Dia do Cliente
Mesmo um mimo simples, como uma bala, pode transmitir cuidado se estiver bem apresentado e personalizado. Afinal, a personalização reforça a identidade da marca e mostra que houve atenção nos detalhes.
Priorize brindes duráveis
Itens com maior tempo de uso ajudam a manter sua marca presente na rotina do cliente. Essa presença constante pode fazer a diferença quando ele precisar do seu produto ou serviço novamente.
Dê preferência a brindes que tenham relação com o seu nicho
Brindes que dialogam com o que sua empresa oferece reforçam a identidade do negócio.
Por exemplo, uma loja de cosméticos pode presentear com um mini kit de pincéis personalizados. Já um escritório de contabilidade pode oferecer um planner ou calendário com dicas de organização financeira.
Se não houver relação direta, foque em itens de uso diário
Mesmo que o brinde não tenha ligação direta com o negócio, ele pode ser eficaz se estiver presente no cotidiano do cliente.
Aqui, um suporte de celular, uma garrafa reutilizável ou um porta-copos são exemplos simples que garantem visibilidade constante.
Invista em experiências sensoriais
Brindes que despertam os sentidos, como um aroma agradável ou um sabor marcante, costumam criar memórias positivas.
Nesse sentido, mimos como kits de doces e aromatizadores são pequenas surpresas que deixam uma boa impressão, mesmo após consumidos.
Capriche na apresentação do brinde
A embalagem também comunica, pois o mesmo item pode parecer simples ou sofisticado, dependendo de como é entregue.
Assim, uma caixinha bem montada, um laço ou um cartão com mensagem personalizada elevam a percepção de valor do brinde.
Como planejar a estratégia de dar lembrancinha no Dia do Cliente?
Oferecer lembrancinhas como parte das ações para o Dia do Cliente exige planejamento e estratégia.
Dessa forma, você não ultrapassa o orçamento disponível e pode otimizar os resultados da campanha de Dia do Cliente. Nesse sentido, é importante:
- Verificar como estão as finanças do seu negócio. Se não estiver com caixa sobrando, pode ser melhor reavaliar a estratégia no momento e se organizar melhor para o próximo ano;
- Após decidir qual será o brinde, é recomendável orçar em dois ou mais fornecedores para achar o melhor custo-benefício;
- Mensurar a quantidade corretamente, para não ficar com brindes sobrando no seu estoque ou faltando, deixando clientes sem o presente;
- Caprichar na embalagem e não deixar de personalizar seu brinde, utilizando a logomarca e/ou as cores do seu negócio;
- Ampliar ainda mais o carinho com seu cliente, incluindo no pacote cartões de mensagens com agradecimento pela parceria;
- E se a entrega do brinde for em mãos, seja cordial no atendimento, para garantir um vínculo especial e uma boa recordação sobre a sua empresa.
Por que homenagear o cliente?
O Dia do Cliente, comemorado no dia 15 de setembro, não é uma data comercial muito antiga. Ela existe desde 2003 e foi idealizada pelo empresário gaúcho João Carlos Rego.
A ideia era ter um dia dedicado a fidelizar e estreitar ainda mais o relacionamento dos consumidores com as empresas, homenageando e agradecendo o público com ações especiais (incluindo dar lembrancinhas).
Desde então, a data se consolidou no calendário comercial do Brasil. E vale a pena dedicar parte do orçamento da empresa para promover ações focadas no Dia do Cliente.
Além de servir como agradecimento pela parceria entre cliente e empresa, esse recurso ajuda a chamar a atenção de novos consumidores, o que pode refletir em um aumento das vendas nos próximos meses. Afinal, brindes interessantes são capazes de:
- Aumentar as vendas;
- Atrair novos clientes;
- Fidelizar os atuais;
- Aumentar a visibilidade da marca;
- Incentivar a experimentação;
- Gerar recompra.
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Esperamos que este conteúdo tenha simplificado a escolha da lembrancinha de Dia do Cliente na sua empresa e que as dicas ajudam seu negócio a ter ótimos resultados. Até a próxima!