O que é intraempreendedorismo e como incentivá-lo na sua empresa

22 de Julho de 2022
o que é intraempreendedorismo

Para as empresas é muito benéfico que os colaboradores tenham uma postura empreendedora no dia a dia de trabalho, mas será que isso é possível? Ao entender o que é intraempreendedorismo você se dará conta de que não apenas é possível como muito importante para uma organização se manter competitiva no mercado.

Neste artigo, explicaremos sobre o que se trata o intraempreendedorismo e como essa postura pode ser incentivada no universo corporativo, além das suas principais vantagens e exemplos práticos.

Para aprender mais sobre o assunto, leia até o final.

O que é intraempreendedorismo?

O intraempreendedorismo é a prática de um funcionário empreender dentro da empresa na qual trabalha.

Isso pode soar um pouco estranho no começo, mas nada mais é do que a utilização dos princípios do empreendedorismo para promover o crescimento de uma organização que já existe.

Os intraempreendedores têm uma postura de donos do negócio, ou seja, não se limitam apenas às suas tarefas de forma mecânica e indiferente.

Eles pensam, questionam e sugerem melhorias, zelando pelo ambiente de trabalho e promovendo inovações constantemente.

Trata-se, portanto, de uma pessoa inquieta, criativa, curiosa, persistente e proativa.

Diferentemente do empreendedor, é um profissional que tem algum tipo de vínculo com uma empresa e, por isso, deve responder aos seus superiores e será cobrado por resultados. Mas isso não o impede de pensar além da caixa e assumir uma postura muito mais proativa no dia a dia de trabalho.

Qual é a importância do intraempreendedorismo?

O intraempreendedorismo é benéfico tanto para a empresa como para o colaborador que o pratica e aqueles que estão ao seu redor.

Para o funcionário

A postura intraempreendedora garante maior visibilidade para o profissional, que com certeza se destaca diante daqueles que não se envolvem em nada além de suas responsabilidades cotidianas.

O senso de dono do negócio faz com que o colaborador seja muito mais proativo na sugestão de melhorias, soluções e inovações. E esse tipo de comportamento pode ser muito importante para receber diferentes tipos de reconhecimentos, seja uma promoção ou bonificação.

Para a empresa

Ao mesmo tempo, a empresa também sai ganhando. Ao contar com esse perfil de profissional, passa a ter resultados com maior qualidade e eficiência. Além disso, ao fomentar o intraempreendedorismo, há melhora nos níveis de produtividade e satisfação, afinal, as pessoas se sentem mais motivadas para assumir uma postura protagonista.

Outro benefício é o fato de que ao se sentir mais engajado com o dia a dia de trabalho, a tendência é que o profissional fique mais tempo na empresa, o que aumenta a retenção de talentos.

E, por fim, não podemos deixar de citar o fato de que os intraempreendedores podem contribuir significativamente para o crescimento da empresa criando novos produtos, processos e serviços. Tudo isso impacta a receita e garante novas fontes de renda.

Tipos de intraempreendedorismo

Sabia que existem dois tipos de intraempreendedorismo? O de valor agregado e o spin- off. Para entender melhor sobre cada um deles, confira:

Spin-off

Acontece quando a empresa decide empreender em um modelo de negócio, serviço ou produto diferente daquele em que já costuma atuar.

Há vários exemplos interessantes no mercado que revelam como o spin-off está presente no dia a dia das organizações, por exemplo, o Mercado Pago, que foi lançado pelo Mercado Livre, e a linha Itaú Iti, do Itaú.

Intraempreendedorismo de valor agregado

Nesse caso, o time se envolve com novos projetos que estão dentro do modelo de negócios original da empresa. Isso significa que, por meio da inovação, o trabalho irá agregar valor aos produtos e/ou serviços que a companhia já oferece.

Um ótimo exemplo é o Google, que começou no mercado apenas como uma ferramenta de buscas e, hoje, conta com um hub muito mais completo de serviços digitais focados em informação. 

Como incentivar o intraempreendedorismo na sua empresa?

Agora que você já entendeu o que é o intraempreendedorismo, seus tipos e benefícios, vamos nos aprofundar em como fomentar um ambiente que incentive esse tipo de comportamento na sua empresa.

Todo empreendedor precisa ter em mente que contar com colaboradores realmente engajados e com postura de dono é importante para o negócio crescer de forma sustentável e se manter competitivo.

Em seguida, confira algumas dicas que podem ser aplicadas na sua empresa:

Dê espaço para a inovação

É fundamental que o ambiente de trabalho seja aberto para que todos se sintam confortáveis para propor ideias e inovar. Sem isso, é impossível promover o intraempreendedorismo na organização. 

Orientar as lideranças para incentivar a abertura ao diálogo, brainstormings e desafios de inovação é um caminho para começar a incentivar isso no dia a dia. Os hackathons também são muito utilizados.

Promova um ambiente horizontal e colaborativo

O intraempreendedorismo não existe em ambientes muito hierarquizados e rígidos. É necessário que a empresa atue com estruturas mais horizontais para que todos sintam que há espaço para se envolver com os projetos e promover ideias.

As lideranças, por sua vez, devem ser treinadas para fomentar esse tipo de postura no dia a dia e incentivar os times a trabalharem de forma colaborativa, se enxergando como donos do negócio.

Isso não significa que não deva existir nenhum tipo de hierarquia, mas que os funcionários precisam sentir liberdade para se envolver com projetos e ter uma postura proativa.

Invista em gestão de pessoas

Esse é um ponto muito importante que não recebe a devida atenção em muitas empresas.  

Para fomentar um ambiente que preza pelo intraempreendedorismo, a gestão de pessoas deve ser estratégica e ir além de ações puramente mecanizadas e burocráticas.

É essencial que esses profissionais sejam responsáveis por uma gestão humanizada que visa entender como os colaboradores se sentem, quais são as suas barreiras de desenvolvimento e como é possível elevar o desempenho de cada um.

Cuide do clima organizacional

O clima organizacional se trata da percepção que os funcionários têm sobre o dia a dia na empresa.

Para se aprofundar nesses pontos, é importante que o RH rode pesquisas de clima organizacional e identifique o que deve ser melhorado para que o intraempreendedorismo faça parte da cultura organizacional.

3 exemplos de intraempreendedorismo

Por fim, para finalizarmos este artigo sobre o que é intraempreendedorismo, vamos conferir alguns exemplos de empresas conhecidas mundialmente que fomentam essa postura e colhem os frutos:

  • Facebook: por meio de hackathons, várias melhorias e inovações na empresa foram resultado de intraempreendedorismo, sendo uma delas o famoso botão “curtir” da rede social;
  • Sony: a criação do PlayStation pelo engenheiro Ken Kutagari é um exemplo de intraempreendedorismo que mudou completamente os rumos da empresa;
  • McDonald’s: nem todo mundo sabe, mas o McLanche Feliz foi uma iniciativa de um gerente regional de uma unidade da lanchonete em Saint Louis.

 

Com todas essas informações, não restam dúvidas sobre a importância do intraempreendedorismo. Agora você já sabe como incentivar essa postura na sua empresa para colher os benefícios e ver o seu negócio crescer!

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Chegou o cartão de crédito PJ da Cora, exatamente do jeito que a gente gosta: com zero tarifas, sem burocracia e feito sob medida para o seu negócio

Título

Descrição