O que você faria se o modelo de negócio da sua empresa, construído ao longo dos anos, estivesse em risco? No podcast Fala, PJ!, a fundadora da Go Up Informática, Erika, compartilha sua jornada de coragem para tomar decisões difíceis, reinventar o negócio do zero e transformá-lo em uma empresa que hoje protege o bem mais valioso de outras empresas: os dados.
Sua história é um guia prático para empreendedores que precisam ter a agilidade de uma empresa pequena para competir em um mercado gigante, sem nunca esquecer a importância da humanização.
O legado familiar e a coragem de fazer um “pivô”
Erika herdou do pai o desejo de empreender. Ele, que teve pizzaria, bar e fábrica, sempre a incentivou. Mas o primeiro grande desafio veio quando ela notou que o modelo de negócio da sua empresa – focada na venda de produtos de um grande parceiro – estava se tornando insustentável.
Foi nesse momento que ela teve a coragem de fazer o “pivô” (ou “pivotar”, como é conhecido o conceito de mudança de modelo de negócio). A Go Up deixou de ser uma revendedora e se transformou em uma empresa de serviços, focada em segurança da informação. Foi um passo arriscado, mas essencial para a sobrevivência e o crescimento do negócio.
Essa coragem de proteger o seu próprio negócio, fazendo a mudança de rota necessária, é a lição que ela aprendeu e que aplica até hoje na proteção dos dados de seus clientes.
O poder de ser pequeno: correndo como um coelhinho
Uma das grandes lições de Erika é que o tamanho não define a força. Ela explica que as grandes empresas, como as que ela lidava, são como “elefantes” — lentas e difíceis de mover. As pequenas empresas, por outro lado, são como “coelhinhos” — ágeis, rápidas e capazes de se adaptar a qualquer mudança no mercado.
Para ela, a agilidade de um negócio menor é uma das maiores vantagens competitivas.
O toque humano na era da tecnologia
A Go Up usa a tecnologia a seu favor, com ferramentas de automação e CRM. Mas Erika reforça que a humanização é o que realmente faz a diferença. Ela percebeu que, por mais automatizado que seja o processo, a maioria dos clientes, principalmente os de grande porte, quer ter alguém para conversar.
Por isso, a empresa investe em um canal de atendimento direto, como o WhatsApp. Para ela, esse contato humano é o que realmente constrói confiança e relacionamento duradouro com os clientes.
A jornada de Erika nos mostra que empreender é sobre ser ágil, aprender com os erros e, acima de tudo, ter a coragem de proteger o que é mais valioso – não só dos seus clientes, mas também a sua própria capacidade de inovar e se reinventar.
Quer se aprofundar na jornada de Erika e descobrir como a Go Up está protegendo os dados de outras empresas? Dê o play no episódio completo do podcast Fala, PJ! no YouTube:
Com a apresentação de Igor Senra e Vinicius Braz, da Cora, o podcast recebe pessoas empreendedoras dispostas a compartilhar aprendizados valiosos sobre empreender no Brasil. Assista esse e os outros episódios nos canais da Cora no Youtube e Spotify da Cora.
Se você é cliente Cora e tem uma história pra contar sobre sua jornada empreendedora, escreva para o e-mail: [email protected]. Vai ser bom demais ouvir a voz de quem movimenta o Brasil!
Fala, PJ! – O podcast do empreendedor que tem voz.