Você já se perguntou como um caminho que começou na escola pública pode levar ao topo de um mercado jurídico complexo, atendendo casos de milhões de reais?
A história de Alex Lamartine, advogado especializado em desapropriações e fundador do Lamartine Franco Advogados, é um testemunho poderoso de resiliência, visão e a busca incansável pela autonomia.
No podcast Fala, PJ!, ele compartilha sua inspiradora trajetória, repleta de lições para qualquer pequeno ou médio empreendedor que busca construir um negócio de sucesso do zero, transformando obstáculos em combustível.
As primeiras sementes: o poder transformador da educação e o início da curiosidade jurídica
A jornada de Alex começou de forma humilde, em uma escola pública. Para ele, era um ambiente que, na época, preparava os alunos para o mercado de trabalho, não para o empreendedorismo.
No entanto, uma bolsa de estudos em uma escola particular mudou tudo. “Isso abriu um horizonte diferente na minha vida, porque em vez de pensar apenas em terminar os estudos, lá nós pensávamos em escolher uma profissão, prestar um vestibular”, comenta.
Alex, “inspirado” por seu hábito de leitura e seu lado “questionador”, escolheu o Direito. Ele fez estágios desde o segundo semestre da faculdade, buscando experiência e independência. Essa proatividade desde cedo mostra a importância de buscar conhecimento prático e construir sua base profissional, mesmo quando os recursos são limitados.
Encontrando o nicho certo: a paixão pelas desapropriações e a solução de um problema real
Após experiências em diferentes áreas do Direito, Alex encontrou sua paixão: as desapropriações. Ele migrou para um escritório que defendia pessoas que iriam perder imóveis para entes desapropriantes.
O que o atraiu? Uma conexão inesperada: “Acredito que porque meu pai era serralheiro e a gente cresceu no meio de obra”, conta. Essa área permitiu a ele unir o universo das obras públicas, avaliação de imóveis e perícias com o Direito.
Alex viu uma grande dor no mercado – pessoas perdendo imóveis e não sendo bem representadas – e a transformou em sua missão. Para PMEs, a lição é clara: encontrar um nicho que combine suas habilidades técnicas com a solução de um problema real e uma paixão pessoal pode ser a chave para um trabalho mais gratificante e diferenciado no mercado.
A busca por autonomia: por que abrir o próprio escritório?
Alex conta que havia chegado ao “topo da montanha da trajetória que tinha planejado” em seu último escritório, relevante e em crescimento. Mas uma inquietação cresceu: “eu não tomava todas as decisões estratégicas e às vezes tinha que defender coisas que eu não concordava”, confessa.
A busca pela liberdade de escolher seus casos e defender apenas o que acreditava impulsionou a decisão de empreender.
Com o apoio de sócios que acreditaram na ideia, Alex e sua equipe deixaram suas posições anteriores e deram o “salto” para criar o Lamartine Franco Advogados. Para o empreendedor, essa busca por controle e alinhamento de valores é um forte motor para a transição do CLT para o próprio negócio.
Os segredos do crescimento: tecnologia, networking e (muito) frio na barriga
O crescimento do Lamartine Franco Advogados foi impressionante. Alex conta que esperava começar com casos menores, mas teve surpresas no meio do caminho. “Com poucos meses de escritório, a gente já atendia alguns casos em que o valor oferecido pelo imóvel era R$ 2 milhões, R$ 4 milhões”, conta. “Isso aconteceu mais rápido do que eu imaginava”, completa.
Como isso aconteceu? Alex acredita que combinação destes fatores foi essencial:
- Tecnologia como aliada: soluções digitais como a Cora facilitaram a gestão financeira, emissão de notas fiscais e conciliação bancária. A assinatura digital resolveu problemas logísticos com clientes em diferentes cidades, tornando processos de 15 anos muito mais eficientes.
- Presença digital estratégica: a utilização de SEO e produção de conteúdo sobre decretos de utilidade pública (como nos Campos Elíseos) atraiu clientes organicamente através do Google. A combinação de pagar por anúncios e ter conteúdo relevante realmente funcionou.
- O poder da indicação e do atendimento de excelência: o negócio se desenvolveu através do boca a boca. Um cliente satisfeito indicou para todo um condomínio, que indicou para o prédio vizinho, gerando dezenas de novos casos em sequência. Isso prova que, em serviços, a qualidade e o relacionamento são imbatíveis.
- Estrutura enxuta e especializada: hoje, o escritório do Alex conta com três sócios e uma rede de parceiros altamente qualificados, como engenheiros e arquitetos (muitos ex-peritos judiciais). Essa abordagem foca na especialização e na parceria, otimizando recursos.
Apesar do sucesso, o “frio na barriga” é uma sensação diária, especialmente ao lidar com patrimônios tão relevantes e a vida das pessoas.
Essa adrenalina, no entanto, é também o combustível que o impulsiona a manter a excelência e a responsabilidade, um sentimento que muitos empreendedores reconhecerão como parte intrínseca da jornada de quem toma riscos e constrói algo grandioso.
A jornada de Alex Lamartine é um testemunho de que a coragem de inovar, o foco no cliente, a utilização inteligente da tecnologia e a construção de um negócio com propósito são os pilares para alcançar o topo, mesmo começando de um jeito simples.
Quer se aprofundar nessa história e descobrir os segredos por trás do sucesso do Lamartine Franco Advogados? Dê o play no episódio completo do podcast Fala, PJ! no YouTube:
Com a apresentação de Igor Senra e Vinicius Braz, da Cora, o podcast recebe pessoas empreendedoras dispostas a compartilhar aprendizados valiosos sobre empreender no Brasil. Assista esse e os outros episódios nos canais da Cora no Youtube e Spotify da Cora.
Se você é cliente Cora e tem uma história pra contar sobre sua jornada empreendedora, escreva para o e-mail: [email protected]. Vai ser bom demais ouvir a voz de quem movimenta o Brasil!
Fala, PJ! – O podcast do empreendedor que tem voz.