Entre os principais assuntos estavam os impactos da inovação e da inteligência artificial (IA) nesse mercado. O evento, realizado em São Paulo, teve como principal objetivo explorar o cenário atual e as transformações em curso no setor, promovendo uma troca de ideias sobre como as novas tecnologias podem ser aliadas estratégicas na gestão financeira e contábil.
Com um vasto público presente e diversas atividades interativas, o Cora Conversa Contábil se consolida como um dos principais eventos do setor, destacando-se pela sua relevância ao apresentar questões práticas e estratégicas que impactam diretamente o dia a dia de contadores e empresas.
Tecnologia, automação e o futuro da contabilidade
Segundo a cobertura do Portal Contábeis, o evento trouxe para o centro das discussões temas como automação de processos financeiros, o uso da inteligência artificial em operações contábeis e o impacto dessas inovações na produtividade de escritórios e empresas. A transformação digital foi evidenciada como uma ferramenta essencial para que o setor continue competitivo, otimizando processos e permitindo que os profissionais se concentrem em áreas mais analíticas e consultivas.
Em linhas gerais, os palestrantes deram uma atenção especial ao papel da IA na análise preditiva de dados, na redução de custos operacionais e até na melhoria do compliance fiscal e contábil — pontos que têm sido cada vez mais demandados por empresas em busca de eficiência.
Além disso, houve destaque para as tendências tecnológicas globais que podem remodelar ainda mais o mercado nos próximos anos, como o uso de plataformas automatizadas para emissão de documentos fiscais, chatbots financeiros e soluções que promovem maior integração entre sistemas contábeis e bancários.
Cora é o banco digital #1 das contabilidades no Brasil
A Cora, banco digital focado em PMEs, que organiza o evento, é uma parceira próxima dos profissionais de contabilidade, ao disponibilizar soluções financeiras digitais pensadas para facilitar a gestão das empresas, especialmente dos pequenos empreendedores. Durante o Conversa Contábil 2025, a empresa reforçou seu compromisso de fomentar um ecossistema mais inovador, acessível e transparente para escritórios contábeis e seus clientes.
Conhecimento e networking: além da tecnologia
O evento destacou-se também como um espaço enriquecedor de aprendizado e troca de ideias. Além de explorar as inovações tecnológicas, o evento abordou temas cruciais para o momento atual, como o cenário econômico brasileiro em uma entrevista com Helano Borges, economista e Coordenador-Geral de Operações da Dívida Pública; o futuro dos meios de pagamento, com Marcela Pinori, VP de Soluções Comerciais da Visa no Brasil; e as oportunidades no empreendedorismo, com insights trazidos por Ricardo Salem, CEO da Flash.
As discussões também incluíram os desafios éticos e profissionais no uso da inteligência artificial, apresentados por Roberto Dias Duarte, e a relevância do viés humano em convivência com a tecnologia, abordado de forma inspiradora por Marcos Piangers. O evento proporcionou ainda painéis interativos de perguntas e respostas, além de momentos valiosos para networking, ampliando o engajamento e a troca de conhecimentos entre os participantes.
Reflexões sobre o futuro
Embora o Cora Conversa Contábil 2025 tenha sido um marco ao lançar luz sobre desafios e oportunidades do setor em relação à inovação e IA, o futuro ainda reserva muitas perguntas — e possibilidades. Como as novas tecnologias continuarão a impactar o mercado contábil? Quais serão as próximas integrações entre soluções financeiras e contábeis na prática?
A Cora segue comprometida em liderar esse diálogo, ouvindo seus parceiros e trazendo mais insights para o DNA Empreendedor.
Para acompanhar as próximas edições do evento e outras iniciativas que venham a facilitar o dia a dia dos profissionais contábeis, continue acompanhando os canais da Cora nas redes sociais.