Como emitir boleto de cobrança?

17 de Maio de 2020
Como emitir boleto de cobrança

O boleto bancário é uma das formas de cobrança mais usadas no Brasil. Muitas lojas, como os e-commerces, por exemplo, chegam a oferecer descontos para os clientes que optam por esse meio de pagamento. Isso porque emitir boletos online é uma opção prática tanto para quem vende quanto para quem compra.

A seguir, entenda como emitir boleto bancário corretamente e garantir mais praticidade na cobrança dos seus clientes.

Entenda como emitir um boleto de cobrança

Existem duas principais formas de emitir boletos: diretamente com um banco ou com um sistema de cobrança e pagamentos. é um dos meios de pagamento e recebimento mais práticos.

Além de ser democrático e estar disponível para um número maior de pessoas, se comparado ao cartão de crédito, ele também é fácil para emitir, pagar e receber. Portanto, saber como como gerar boleto é essencial para ajudar na diversificação de pagamentos do seu negócio. E isso é ainda mais importante pelo fato da emissão ser feita tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica.

Já o pagamento pode ser realizado em bancos, lotéricas, farmácias e online, mesmo após o vencimento. Assim, esses são alguns dos motivos pelos quais essa se tornou uma das principais formas de cobrança no Brasil.

Se for emitir o boleto por meio de uma instituição bancária, você ou a sua empresa precisarão ter uma conta no banco, um convênio e uma carteira de cobrança que podem ou não estar inclusos nas contas de pessoa jurídica, dependendo do seu contrato.

A emissão do boleto, via banco, precisa ser feita manualmente, e todos os campos devem ser preenchidos corretamente. Em casos de mensalidades ou pagamentos recorrentes, é necessário gerar um novo boleto a cada mês.

Leia também | TEC: saiba como evitar a cobrança por emissão de boleto

Como emitir Boleto de cobrança na Cora?

O processo de emissão de boletos no aplicativo da Conta Digital Cora é bastante simples e intuitivo. Veja o passo a passo:

  • Acesse o aplicativo Cora;
  • No menu superior, clique em “emitir boleto”;
  • Escolha entre emitir boleto para novo contato ou para um contato salvo anteriormente;
  • Escreva o nome do cliente;
  • Escolha a opção pessoa física ou pessoa jurídica;
  • Digite o documento do seu cliente (CPF ou CNPJ);
  • Digite o valor do boleto;
  • De um nome à cobrança;
  • Se preferir, adicione uma descrição;
  • Escolha uma data de vencimento;
  • Confirme as informações do boleto e clique em confirmar;
  • Pronto, o seu boleto foi gerado! Você pode enviar o documento ou somente o código de barras para pagamento.

A qualidade do serviço depende de sistema para sistema, então é preciso ficar atento. As taxas variam de banco para banco e, por isso, vale a pena pesquisar bem antes de virar cliente de um deles. Mas, normalmente, é cobrada uma taxa na hora da emissão do boleto, que será descontada da sua conta, e outras taxas em caso de emissão de segunda via, cancelamento do boleto ou para manutenção de títulos vencidos.

É importante lembrar que na hora de optar por uma ferramenta para emitir boletos, a melhor alternativa é buscar um parceiro que ofereça o serviço de gestão de boletos de forma gratuita e sem taxa de emissão ou compensação.

É o caso da Conta Digital Cora, que oferece gratuidade no serviço em todas as etapas: desde a emissão até a compensação do boleto. Dessa forma, não será necessário reduzir a margem de lucro sobre suas vendas. Abra sua conta digital na Cora e aproveite esse e muitos outros benefícios gratuitos!

Conta PJ Cora

Por Equipe Cora

Cadastre-se na newsletter da Cora e receba conteúdos exclusivos para quem empreende

Ao assinar a newsletter, declaro que li e concordo com a Política de Privacidade da Cora.

Título

Descrição

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.