Como emitir boleto de cobrança?

11 de Junho de 2021
emitir boleto de cobrança
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O boleto bancário é uma das formas de cobrança mais usadas no Brasil. Muitas lojas, como os e-commerces, por exemplo, chegam a oferecer descontos para os clientes que optam por esse meio de pagamento. Isso porque emitir boletos online é uma opção prática tanto para quem vende quanto para quem compra.

A seguir, entenda como emitir boleto bancário corretamente e garantir mais praticidade na cobrança dos seus clientes.

 

Fuja do vermelho sem perder o bom relacionamento com o cliente usando o nosso Script de Cobrança Gratuito

Script de cobrança

 

Entenda como emitir um boleto de cobrança

Emitir um boleto é um dos meios de pagamento e recebimento mais práticos. Existem duas principais formas de emitir boletos: diretamente com um banco ou com um sistema de cobrança e pagamentos.

Além de ser democrático e estar disponível para um número maior de pessoas, se comparado ao cartão de crédito, ele também é fácil para emitir, pagar e receber. Portanto, saber como como gerar boleto é essencial para ajudar na diversificação de pagamentos do seu negócio. E isso é ainda mais importante pelo fato da emissão ser feita tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica.

Já o pagamento pode ser realizado em bancos, lotéricas, farmácias e online, mesmo após o vencimento. Assim, esses são alguns dos motivos pelos quais essa se tornou uma das principais formas de cobrança no Brasil.

Se for emitir o boleto por meio de uma instituição bancária, você ou a sua empresa precisarão ter uma conta no banco, um convênio e uma carteira de cobrança que podem ou não estar inclusos nas contas de pessoa jurídica, dependendo do seu contrato.

A emissão do boleto, via banco, precisa ser feita manualmente, e todos os campos devem ser preenchidos corretamente. Em casos de mensalidades ou pagamentos recorrentes, é necessário gerar um novo boleto a cada mês.

Leia também | Formas de pagamento: como escolher as melhores opções para o seu negócio?

Como emitir Boleto de cobrança na Cora?

O processo de emissão de boletos no aplicativo da Conta Digital Cora é bastante simples e intuitivo. Veja o passo a passo:

  • Acesse o aplicativo Cora;
  • No menu superior, clique em “cobrar”;
  • Você terá a opção de emitir um boleto com QR Code PIX ou não;
  • Também terá a opção de emitir à vista ou parcelado;
  • Escolha emitir boleto para novo contato ou para um contato salvo anteriormente;
  • Escreva o nome do cliente;
  • Escolha a opção pessoa física ou pessoa jurídica;
  • Digite o documento do seu cliente (CPF ou CNPJ);
  • Digite o valor do boleto;
  • De um nome à cobrança;
  • Se preferir, adicione uma descrição;
  • Escolha uma data de vencimento;
  • Confirme as informações do boleto e clique em confirmar;
  • Pronto, o seu boleto foi gerado! 

 

A qualidade do serviço depende de sistema para sistema, então é preciso ficar atento. As taxas variam de banco para banco e, por isso, vale a pena pesquisar bem antes de virar cliente de um deles. Mas, normalmente, é cobrada uma taxa na hora da emissão do boleto, que será descontada da sua conta, e outras taxas em caso de emissão de segunda via, cancelamento do boleto ou para manutenção de títulos vencidos.

É importante lembrar que na hora de optar por uma ferramenta para emitir boletos, a melhor alternativa é buscar um parceiro que ofereça o serviço de gestão de boletos de forma gratuita e sem taxa de emissão ou compensação. É o caso da Conta Digital Cora, que oferece gratuidade no serviço em todas as etapas: desde a emissão até a compensação do boleto. Dessa forma, não será necessário reduzir a margem de lucro sobre suas vendas.

Qual a diferença do boleto tradicional e o boleto com QR Code PIX da Cora?

Além de oferecer a opção de emitir um boleto com código de barra, a Cora também oferece a opção de emitir um boleto com QR Code PIX, você sabe o que isso significa?

Isso significa que você oferece mais uma possibilidade de pagamento para o seu cliente. Se ele pagar via código de barras, a compensação do boleto pode demorar até 3 dias úteis. Porém, se ele pagar via QR Code PIX, o boleto é compensado em 10 segundos! É isso mesmo, o pagamento com QR Code é instantâneo.

Uma contribuição e tanta para o seu fluxo de caixa, não é mesmo?

Ah, e o boleto com QR Code PIX da Cora é mais uma novidade da funcionalidade PIX Cobrança. E, por isso, ele oferece as mesmas condições de juros, multas e descontos que o boleto convencional. O que muda é a agilidade do pagamento! É essa a cara do novo boleto Cora:

Se você gostou da novidade, aproveite para conhecer a nossa conta PJ! O cadastro é super rápido, pode ser feito em menos de 10 minutos, e aceitamos qualquer categoria de CNPJ. Afinal, a Cora é uma conta especializada em pequenas e médias empresas e nascemos com o propósito de libertar os empreendedores de taxas abusivas.

Hoje, já oferecemos serviços financeiros como TED, PIX e emissão de boleto ilimitados e 100% gratuitos pelo aplicativo.

Abra sua conta digital na Cora e aproveite esse e muitos outros benefícios gratuitos! Vem ser Cora!

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo. 

Por Equipe Cora

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba conteúdos para alavancar os resultados da sua empresa direto no seu email!

A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Planilha de Fluxo de caixa

Organize as finanças da sua empresa de um jeito simples

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Fluxo de Caixa e tenha mais controle sobre as movimentações que afetam a saúde financeira do seu negócio

Ao informar meus dados, declaro que li e concordo com a Política de Privacidade da Cora.

Título

Descrição

Tudo certo!

Você receberá nosso e-mail em alguns instantes, mas se já quiser começar a organização, basta clicar no botão para baixar a planilha gratuitamente.