Vagas para PJ: 3 dicas práticas para encontrar clientes 

12 de julho de 2025
vagas para pj

Como encontrar vagas para PJ? Se você está pensando em atuar como pessoa jurídica, seja para complementar a renda que já tem como CLT ou para empreender de forma independente, este conteúdo é para você. 

Afinal, trabalhar como PJ oferece autonomia, flexibilidade e potencial de ganhos maiores, mas também exige organização e estratégia para conquistar clientes e manter a operação saudável.

Trouxemos tópicos relevantes sobre o tema e dicas práticas para prospectar vagas como PJ. Aqui, você também vai conferir quais são os cuidados essenciais para atuar com segurança nesse modelo de trabalho. 

Boa leitura!

O que é ser PJ e qual é a diferença para CLT?

Antes de sair buscando clientes ou vagas para PJ, é preciso entender o que significa ser PJ e como funciona esse modelo de contratação (especialmente em comparação com o regime CLT). 

Na contratação CLT, o empregado é obrigatoriamente uma pessoa física e a relação de trabalho é regida pela legislação trabalhista — Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei n.º 5.452/1943). 

Ou seja, o empregador precisa seguir todas as regras determinadas pela legislação e oferecer benefícios como FGTS, férias, 13º salário e vale-transporte; além de fazer repasses de valores descontados do salário do funcionário (contribuição ao INSS e o IRRF, por exemplo).

Assim, via de regra, o modelo CLT traz custos adicionais ao salário definido no contrato de trabalho. Além disso, o salário líquido recebido pelo funcionário CLT também costuma ser menor em comparação a quem atua como PJ.

Leia também | CLT e PJ: entenda as diferenças na hora de contratar

Já no modelo PJ, a empresa contrata outra pessoa jurídica para executar serviços. Nesse caso, o PJ pode ser um MEI ou ter outro tipo de CNPJ (SLU, por exemplo).

Sendo assim, trata-se de uma relação comercial entre duas empresas — logo, as regras da CLT não se aplicam aqui.

Por isso, na contratação PJ, as obrigações e direitos das partes são regidas por um contrato de serviço. Nele, constam pontos como a duração da prestação do serviço, remuneração, prazos, forma de pagamento, etc.

Portanto, no modelo PJ, o custo para a empresa é apenas o valor da remuneração definida em contrato. Como não se trata de uma contratação CLT, não existem encargos como FGTS, férias e 13º salário.

Para o prestador de serviço, esse formato costuma trazer uma remuneração mais alta em relação ao modelo CLT, já que não existem os descontos em folha de pagamento. 

Além disso, quem atua como PJ tem autonomia para realizar suas atividades, podendo atender mais de uma empresa simultaneamente.

O prestador PJ deve, no entanto, observar suas próprias obrigações fiscais: emitir nota fiscal eletrônica, recolher ISS, IRPJ, CSLL, PIS/COFINS e, dependendo do regime, INSS como contribuinte individual.

Leia também | Cálculo de salário PJ x CLT: como fazer e comparar as diferenças

Vagas para PJ: 3 formas diferentes de encontrar

Trabalhar como PJ tem inúmeras vantagens: autonomia e flexibilidade, trabalho remoto facilitado (até mesmo trabalho remoto no exterior), potencial de remuneração mais alta e com menos encargos, contratação direta, mais oportunidades de crescimento profissional e liberdade de escolha sobre benefícios, por exemplo. 

Mas também tem suas dores, e uma delas é o desafio de encontrar vagas para PJ ou formas eficientes de prospectar clientes e obter contratos de longo prazo de prestação de serviços. Por isso, confira três formas diferentes de conseguir encontrar vagas para PJ: 

1. Use plataformas especializadas em vagas PJ

Existem sites e marketplaces voltados exclusivamente para profissionais PJ. Eles permitem que você crie um perfil profissional, divulgue seu portfólio e receba propostas diretamente.

 Alguns deles são:

  • VagasPJ.com.br: reúne oportunidades para prestadores de serviço em diversas áreas;
  • 99Freelas: ideal para freelancers e consultores;
  • LinkedIn: ótimo para networking e busca de vagas;
  • GetNinjas: conecta profissionais a clientes que precisam de serviços específicos.

Ainda assim, sites tradicionais de vagas também podem oferecer oportunidades para PJ. Ao navegar e fazer as buscas, pode ser possível filtrar o tipo de contratação que se deseja e assim ver mais oportunidades para seu perfil. 

2. Aposte em indicações e faça networking

O tradicional boca a boca ainda é uma das formas mais eficazes de conseguir vagas PJ ou clientes novos. Por isso é indicado que o profisisonal PJ: 

  • Participe de eventos e feiras do seu setor;
  • Mantenha contato com ex-colegas e parceiros de trabalho;
  • Peça recomendações de clientes satisfeitos;
  • Esteja presente em grupos de WhatsApp e fóruns da sua área.

Quanto mais você se posicionar como especialista, mais fácil será ser lembrado quando surgir uma oportunidade.

3. Divulgue seus serviços de forma estratégica

O profissional PJ que quer atender mais clientes precisa mostrar o que sabe fazer e qual valor entrega. Portanto, é indicado que ele:

  • Crie um portfólio online ou site simples;
  • Use redes sociais para compartilhar projetos e depoimentos;
  • Invista em anúncios segmentados, se possível;
  • Produza conteúdo relevante para atrair clientes (ex: blog, vídeos, e-books).

 

Leia também | Exportação de serviços: saiba como expandir seus negócios para o exterior

Principais cuidados ao atuar como PJ

Achou a oportunidade perfeita? Então, é preciso tomar alguns cuidados importantes para que tudo flua corretamente na sua jornada como PJ. Os principais são: 

Formalize sua proposta com contratos claros

Ao fechar uma vaga como PJ, evite acordos informais para proteger você e o cliente, além de evitar riscos trabalhistas. Um contrato PJ bem estruturado deve incluir:

  • Escopo do serviço;
  • Prazos e entregas;
  • Valor e forma de pagamento;
  • Cláusulas de confidencialidade e rescisão;
  • Declaração de ausência de vínculo empregatício. 

Leia também | Conheça diferentes tipos de contrato de prestação de serviços e escolha o modelo ideal para o seu negócio

Organize sua rotina financeira

Lembre-se que, como PJ, você é responsável por:

  • Emitir notas fiscais;
  • Pagar impostos (DAS, INSS, IRPJ etc.);
  • Fazer reserva de emergência para períodos sem contrato;
  • Planejar férias e benefícios por conta própria. 

Portanto, é fundamental redobrar a organização financeira para não ter problemas. 

 

Uma das formas de se organizar é separando as finanças pessoais das finanças empresariais. Por isso, abrir uma conta PJ é fundamental. Que tal conhecer mais sobre a Cora? Somos uma conta digital gratuita para empreendedores que desejam gerenciar as finanças da empresa sem burocracia, sem taxas e sem papelada. 

Até a próxima e bons negócios! 

É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Sua empresa ainda não possui uma conta PJ?

Na Cora, você tem emissão de boletos de cobrança gratuitos e transferências (TED e PIX) totalmente livres de tarifas e burocracias. Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.