O Fala, PJ é o podcast do empreendedor que tem voz: reúne histórias de quem ousou empreender. Apresentado por Igor Senra e Vinicius Braz, do banco digital Cora.
Uma conta PJ que entende o que sua empresa precisa.
Se você é PJ, provavelmente já se sentiu pressionado a estar em “todas” as redes sociais. Mas a verdade é que, no mundo do marketing digital, não existe uma fórmula mágica. O esforço deve ser estratégico e focado no seu público.
Neste episódio do Fala, PJ!, Luiz Bernardo, fundador da Prosperidade Conteúdos e com 20 anos de experiência em jornalismo e agências, revela que o sucesso no marketing é um ecossistema de esforços.
Para ele, a principal lição para quem empreende é clara: “Em comunicação e marketing, não existe bala de prata.”.
Seu tempo e dinheiro são limitados. Por isso, Luiz Bernardo desaconselha tentar estar em todas as plataformas (TikTok, Instagram, LinkedIn) ao mesmo tempo.
A regra de ouro:
Foque nos canais onde você sabe que a sua audiência realmente está, ou naqueles em que os seus resultados são comprovadamente melhores.
O primeiro passo essencial:
Antes de sair postando, defina seus objetivos:
Ter metas claras é o que transforma o seu conteúdo em estratégia.
SEO (Otimização dos Mecanismos de Busca) é o principal motor para o PJ construir autoridade orgânica.
Quando um potencial cliente procura algo no Google – como “como escolher um escritório de contabilidade” (ou qualquer outro negócio) – o seu conteúdo pode aparecer entre as primeiras posições sem pagar nada por isso.
Para que isso aconteça, é preciso técnica e metodologia. Não basta apenas escrever; é necessário ter um trabalho de otimização para que o Google considere o seu conteúdo relevante.
Atenção, PJ:
O mercado de marketing tem uma baixa barreira de entrada, o que gera muitos “gurus milagreiros”. Desconfie de promessas fáceis e foque em metodologias que comprovem resultado e autoridade.
CRM (Customer Relationship Management) é a plataforma de relacionamento com sua base de clientes ou leads (potenciais clientes). É onde o seu esforço de conteúdo se transforma em vendas previsíveis.
A grande responsabilidade dos dados:
Luiz Bernardo reforça que o foco deve ser conquistar os dados legalmente e conscientemente.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) considera informações como nome, e-mail e CPF como dados sensíveis. O respeito à sua base é fundamental para a credibilidade da sua marca.
A chave é a segmentação:
Com o CRM, o seu negócio pode ir além de enviar apenas notas fiscais. Você pode segmentar a comunicação.
Um cliente que comprou uma geladeira, por exemplo, pode receber um conteúdo sobre como higienizar o eletrodoméstico. Um cliente com ticket médio diferente (como um carro) precisa de outra abordagem. Essa personalização prolonga a vida útil do cliente na sua marca e aumenta as chances de novas vendas.
Quer dominar o conteúdo estratégico para sua empresa ser encontrada por mais consumidores? Dê o play para conferir o episódio completo do Fala, PJ! com Luiz Bernardo e aprenda a usar SEO, CRM e IA para fazer sua marca crescer de forma estratégica.
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