O Fala, PJ é o podcast do empreendedor que tem voz: reúne histórias de quem ousou empreender. Apresentado por Igor Senra e Vinicius Braz, do banco digital Cora.
Uma conta PJ que entende o que sua empresa precisa.
Você é PJ e adora o que faz, mas sente que está sempre “apagando incêndio” em vez de crescendo? Muitos empreendedores, artistas ou não, caem na armadilha de focar apenas no produto ou serviço, esquecendo-se do que realmente faz o cliente parar e olhar: a história e a estratégia por trás da marca.
Neste episódio do Fala, PJ!, a fotógrafa e estrategista de photobranding Mel Knolow compartilha a jornada que a levou a conectar a arte da fotografia com o rigor dos negócios. Da inspiração em rodoviárias a projetos de grandes marcas, Mel mostra que a diferença entre um freela barato e um especialista de valor está em saber vender o impacto, e não apenas o clique.
A maior lição de Mel é clara: a estratégia deve impulsionar a arte (ou o produto/serviço). Se você não conseguir mostrar que seu trabalho é diferente, o cliente sempre vai escolher o mais barato.
Então, te convidamos a refletir: o que te faz fugir do genérico? Mel Knolow aponta que muitos empreendedores não conseguem mostrar seu valor porque ainda não entenderam o impacto real do que fazem para o cliente.
A estratégia justifica o preço: a arte e a história não são apenas marketing; são a base para justificar um preço mais alto. Ao invés de dizer “Eu cobro R$ X pela hora”, você diz: “Meu serviço custa R$ Y e, em troca, eu aumento a conexão com seu público em Z%, atraindo pessoas com o fit da marca”.
O primeiro passo para o sucesso é deixar o genérico de lado. Mel Knolow se dedica a encontrar a história que está escondida na cultura de uma empresa, aquela que pode ser aprofundada para conectar o público.
Você pode começar a identificar o seu valor único agora mesmo. A Mel sugere ir além do que o cliente te fala para descobrir o que está vendendo de verdade.
Para descobrir o que o seu cliente pensa de você “no corredor”, faça estas perguntas-chave:
Identifique o desejo: O que você está vendendo? Conforto? Poder? Sensibilidade? O que é o seu produto ou serviço no momento de maior necessidade do seu cliente? Isso precisa estar muito claro no seu material para atrair quem você realmente quer atender.
A estrutura de negócios é a base que permite que você exerça a sua arte e criatividade. Mel compartilhou um pensamento importante: “Ninguém se inspira com a conta no vermelho.”
Para que você possa focar na estratégia e na arte, é indispensável que a gestão financeira esteja alinhada.
1. Entenda seus custos: você precisa entender o seu break even (ponto de equilíbrio): quanto você precisa receber para pagar os seus custos?
2. Calcule a depreciação: se você usa equipamentos caros (como uma câmera, que pode custar mais de R$ 15 mil ), a desvalorização e a vida útil precisam estar no seu orçamento. Caso contrário, você está pagando para trabalhar.
3. Crie processos: a organização e a previsibilidade são fundamentais para que você tenha tempo e tranquilidade para focar na estratégia, e não apenas no operacional.
A história de Mel Knolow prova que é possível transformar sua paixão em um negócio rentável, desde que você use a arte para contar uma história única e a estratégia para garantir que essa história chegue a quem precisa ouvi-la (e pode pagar por ela!).
Quer conhecer essa história completa? Dê o play no vídeo e confira o episódio completo do Fala, PJ! com a fotógrafa Mel Knolow, recheado de inspiração e dicas práticas sobre criatividade e empreendedorismo.
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