Em um mundo onde a imagem perfeita domina, a história de Jéssica Simões é um lembrete de que a força real está na vulnerabilidade e na autenticidade. No podcast Fala, PJ!, a fundadora da Aster compartilha a jornada que a levou de uma carreira executiva consolidada a uma empreendedora que transformou o LinkedIn em uma ferramenta poderosa de conexão e geração de negócios.
Se você já sentiu que não tem tempo, não sabe como se posicionar ou se expor, a história de Jéssica é um guia prático para transformar o medo em uma vantagem competitiva, sem fórmulas mágicas, sem teatro.
O dom da conversa fiada: lições que nascem na vida real
A carreira de Jéssica Simões foi construída com base em uma habilidade inesperada: a de lidar com pessoas. Ela passou dez anos como executiva em uma grande escola de inglês, gerenciando 160 pessoas. E o mais impressionante: sem qualquer formação em liderança. Todo o aprendizado veio na prática, conversando, errando e acertando.
A paixão por ouvir histórias vem da infância, influenciada pela avó e pela mãe. Para ela, é mais interessante entender o caminho percorrido por alguém do que apenas a sua profissão ou cargo. Essa curiosidade genuína se tornou a base de sua marca pessoal e profissional.
A “autoestima delirante” e o primeiro grande salto
Após sair do mundo corporativo, Jéssica se tornou consultora e percebeu um grande problema em uma empresa de software: o ciclo de vendas de um produto demorava meses porque a comunicação era feita com as pessoas erradas.
Ela se propôs a resolver o problema com uma condição ousada. A mentalidade que a impulsionou foi o que ela chama de “autoestima delirante”. “Se eu entrar num projeto e eu não acreditar que ele vai dar certo, não faz sentido eu estar ali”, comenta Jéssica.
Ela não seguiu o “caminho normal” de tráfego pago e e-books. Em vez disso, focou na conversa e tocou no lado humano dos profissionais, o que reduziu o ciclo de vendas de um software de 8 para 3 meses. Essa história exemplifica como a autenticidade e a conexão genuína se traduzem em resultados tangíveis para o seu negócio.
A marca pessoal genuína: do medo da exposição ao posicionamento estratégico
A história de Jéssica Simões não é só sobre sucesso. Ela também fala sobre o medo da exposição e a síndrome de impostor que acomete muitos profissionais competentes. Segundo ela, a nossa cultura nos ensinou que é feio falar sobre nossas habilidades, e isso nos faz perder oportunidades.
Jéssica identificou que muitos conteúdos na internet são “pasteurizados” e criam uma barreira para quem não tem a vida perfeita. Foi aí que ela viu a grande oportunidade.
Em uma palestra, questionada sobre a falta de tempo para produzir conteúdo, ela teve o estalo. “Tem uma empresa que faz isso”, ela disse, mesmo que sua empresa, a Aster, ainda não existisse formalmente. Essa ousadia, rara em mulheres segundo sua análise, foi o pontapé inicial para o negócio.
A jornada de Jéssica é um lembrete poderoso de que empreender vai além de ter um CNPJ: é sobre abraçar sua própria história, transformar vulnerabilidades em diferenciais e ter a coragem de ir além do que os outros esperam de você. Não há fórmulas mágicas, apenas a força da sua própria verdade para se conectar com as pessoas e gerar oportunidades reais.
Quer se aprofundar na jornada de Jéssica Simões e descobrir como a Aster ajuda profissionais a se posicionarem com autenticidade? Dê o play no episódio completo do podcast Fala, PJ! no YouTube:
Com a apresentação de Igor Senra e Vinicius Braz, da Cora, o podcast recebe pessoas empreendedoras dispostas a compartilhar aprendizados valiosos sobre empreender no Brasil. Assista esse e os outros episódios nos canais da Cora no Youtube e Spotify da Cora.
Se você é cliente Cora e tem uma história pra contar sobre sua jornada empreendedora, escreva para o e-mail: [email protected]. Vai ser bom demais ouvir a voz de quem movimenta o Brasil!
Fala, PJ! – O podcast do empreendedor que tem voz.