Blog

Confira o calendário de datas comerciais de 2024

10 de janeiro de 2024
frases empreendedorismo feminino

Que tal usar as datas comerciais 2024 para planejar suas campanhas de marketing e vendas ao longo do ano? Assim fica mais fácil pensar em ações para atrair novos clientes, fidelizar seu público e vender mais.

Dessa forma, você pode usar as principais datas comemorativas e celebrações mais específicas para montar o cronograma do seu negócio. 

Então, preparamos um calendário de datas comerciais 2024 para simplificar seu planejamento. Com ele você consegue se organizar com antecedência para não perder oportunidades.

Como explorar as datas comerciais de 2024?

Como falamos no início do artigo, as datas comerciais 2024 podem ser a base do planejamento de marketing da empresa.

Nesse sentido, as estratégias podem incluir ofertas e condições especiais, como frete grátis e descontos progressivos. Também vale apostar em ações nas redes sociais da empresa, ou investir em mensagens personalizadas.

A propósito, a empresa pode usar ocasiões específicas para reforçar seu posicionamento, demonstrando apoio a causas sociais. Alguns exemplos são o Dia da Mulher e o Dia do Orgulho LGBTQIA+.

Sendo assim, não importa se o negócio é físico ou digital, vende produtos ou serviços. O que vale é considerar o perfil do seu público e setor de atuação para aproveitar o calendário comercial 2024.

Principais datas comerciais 2024

Agora você confere as principais datas comerciais de 2024 com sugestões de como explorá-las.

Carnaval 2024 (13 de fevereiro)

Para aquecer as vendas no começo do ano, vale apostar em ações relacionadas ao Carnaval. Nesse sentido, uma opção é focar em produtos e serviços ligados à festividade.

Por exemplo, itens de vestuário, beleza e lazer, como roupas e acessórios para curtir a folia.

Da mesma forma, dá para focar no público que prefere descansar nessa época. Isso inclui desde acessórios para praia e churrasco, até serviços de turismo.

Dia Internacional da Mulher (8 de março)

As datas comerciais 2024 também podem ser usadas para reforçar o comprometimento da empresa com causas importantes, como adiantamos.

Assim, as ações do Dia da Mulher não precisam se limitar oferecer vantagens em produtos e serviços para o público feminino. Sim, descontos e promoções sempre são bem-vindos, mas dá para ir além.

Dessa forma, a empresa pode se posicionar sobre questões como o enfrentamento da violência contra a mulher. Ou mostrar as ações já realizadas em prol da igualdade no mercado de trabalho, por exemplo.

Dia do Consumidor (15 de março)

O Dia do Consumidor está ganhando cada vez mais destaque no Brasil, assim como a conhecida Black Friday. 

Aqui, uma sugestão para aproveitar a data é promover suas ofertas com uma semana de antecedência (lembre-se de estabelecer a validade).

Além disso, o Dia do Consumidor é um bom momento para avaliar a qualidade do atendimento prestado e demonstrar o respeito da empresa por seu público.

Páscoa 2024 (31 de março)

A Páscoa é uma data importante para o ramo de chocolates, incluindo pequenas empresas que oferecem produtos especiais e personalizados.

Além disso, peixes (ou substitutos veganos), azeites, vinhos e itens de decoração temática costumam ter uma demanda maior. 

Sendo assim, é recomendável investir na divulgação antecipada do catálogo de produtos e pensar em novidades para aproveitar melhor.

Dia das Mães 2024 (12 de maio)

O Dia das Mães é uma data versátil, já que existem mães de perfis variados, certo?

Sendo assim, é importante entender seu público na hora de explorar essa data comercial em 2024.

Da mesma forma, a festividade não abrange só o comércio, pois serviços ligados a lazer e bem-estar também podem ser ótimos presentes.

A propósito, foram apontadas como categorias preferidas de presentes para a data: cosméticos, moda e acessórios, calçados, celulares, flores e plantas. As informações são de um estudo de 2023 da empresa Conversion.

Dia dos Namorados (12 de junho)

Essa é outra data comercial versátil, já que produtos e serviços variados são opções para presentear ou curtir esse dia a dois.

Sendo assim, cada negócio deve investir em estratégias alinhadas a seu setor, além de ficar de olho no perfil de seu público.

De todo modo, ações nas redes sociais, condições diferenciadas e descontos são ideias para atrair clientes e vender mais.

Dia dos Pais 2024 (11 de agosto)

Mais uma data versátil que empresas de diferentes ramos podem aproveitar, incluindo comércio e prestação de serviços.

Logo, é essencial considerar seu mercado e público para planejar as campanhas de divulgação e outras estratégias focadas na data.

Dia do Cliente (15 de setembro)

As estratégias para aproveitar essa data devem ter o cliente como foco. Oferecer brindes e descontos são algumas ideias para valorizar quem compra de você.

Além disso, a empresa pode usar seus canais de comunicação para agradecer e demonstrar seu respeito ao público.

Dia das Crianças (12 de outubro)

O comércio costuma aquecer as vendas no Dia das Crianças, especialmente nas áreas de brinquedos, roupas e acessórios infanto-juvenis. 

Da mesma forma, empresas com serviços para crianças e adolescentes podem aproveitar a ocasião.

Sendo assim, investir em uma comunicação voltada para esse público, caprichar na decoração e oferecer promoções são estratégias para a data.

Black Friday 2024 (29 de novembro)

Originária dos Estados Unidos, a Black Friday já se popularizou como data comercial no Brasil. Assim, lojas físicas e online podem oferecer descontos (reais) para aquecer as vendas.

Além disso, é importante preparar o estoque e montar as estratégias de divulgação com antecedência para ter resultados. 

Cyber Monday 2024 (2 de dezembro)

Embora menos popular que a Black Friday, a Cyber Monday vem conquistando o público brasileiro. 

Nesse sentido, mais da metade dos consumidores pretendia comprar na Cyber Monday do ano passado. Além disso, 39% já haviam comprado na data e desejavam repetir a experiência, segundo um estudo da Ecglobal.

Por ser focada nas compras online, o Cyber Monday representa uma ótima oportunidade para lojas virtuais aquecerem suas vendas.  Para isso, e-commerces podem apostar em estratégias como promoções, frete grátis e cupons de descontos.

Natal (25 de dezembro)

Com a proximidade do Natal, a demanda por produtos de segmentos diversos costuma aumentar. Por isso, a empresa deve se preparar para aquecer as vendas nessa época.

Nesse sentido, investir numa decoração especial com antecedência é uma forma de atrair o público e proporcionar uma experiência diferenciada.

Do mesmo modo, lojas físicas e virtuais devem reforçar seus estoques e planejar as ações de marketing para otimizar os resultados na data.

Datas comerciais 2024 mês a mês

Você pode escolher as datas comerciais 2024 que entrarão no marketing da empresa para começar a montar seu cronograma.

Por isso, organizamos as datas mês a mês para facilitar seu planejamento. Lembrando que também vale apostar em datas regionais, como o aniversário da cidade.

Janeiro

7 — Dia do Leitor

8 — Dia do Fotógrafo

11 — Dia Internacional do Obrigado

26 — Dia da Gula

30 — Dia da Saudade

Fevereiro

1 — Dia do Publicitário

13 — Carnaval

14 — Dia de São Valentim

16 — Dia do Repórter

19 — Dia do Esportista

Março

8 — Dia Internacional da Mulher

15 — Dia do Consumidor

20 — Início do Outono

31 — Páscoa

Abril 

8 — Dia da Natação

13 — Dia do Beijo

23 — Dia Mundial do Livro

Maio

4 — Dia de Star Wars

12 — Dia das Mães

25 — Dia do Orgulho Nerd

27 — Dia do Profissional Liberal

28 — Dia Mundial do Hambúrguer

Junho

5 — Dia Mundial do Meio Ambiente

12 — Dia dos Namorados

20 — Início do Inverno

24 — Dia de São João

28 — Dia do Orgulho LGBTQIA+

Julho

7 — Dia Mundial do Chocolate

10 — Dia da Pizza

13 — Dia do Rock

19 — Dia Nacional do Futebol

20 — Dia Internacional da Amizade

25 — Dia do Escritor

26 — Dia dos Avós

Agosto

11 — Dia dos Pais/Dia do Advogado/Dia do Estudante

15 — Dia dos Solteiros

24 — Dia Nacional da Infância

Setembro

13 — Dia da Cachaça

15 — Dia do Cliente

22 — Início da Primavera

23 — Dia do Sorvete

Outubro

4 — Dia Mundial dos Animais

12 — Dia das Crianças

15 — Dia dos Professores

30 — Dia da Decoração

31 — Dia das Bruxas (Halloween)

Novembro

1 — Dia Mundial do Veganismo

13 — Dias Mundial da Gentileza

20 — Dia da Consciência Negra

29 — Black Friday

Dezembro

2 — Cyber Monday

21 — Inicio do Verão

25 — Natal

31 — Ano Novo

 

Esperamos que o calendário de datas comerciais 2024 simplifique o planejamento da sua empresa e ajude a bater as metas do ano. Até a próxima!

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.