O boleto não registrado fez parte da rotina de empresas e clientes durante anos, mas já não pode mais ser emitido. Esse tipo de documento foi descontinuado e hoje todos os boletos precisam ser registrados, com dados do emissor e do recebedor vinculados a uma conta bancária.
A emissão de boletos continua sendo uma forma rápida e segura de cobrança para negócios de diferentes portes, inclusive para microempreendedores individuais (MEIs).
Por isso, entender como funciona o boleto registrado é essencial para quem lida com recebimentos de serviços ou produtos.
Neste artigo, você vai conhecer as características do boleto registrado, entender por que o boleto não registrado foi descontinuado e descobrir como as empresas podem utilizar esse recurso de forma prática e segura no dia a dia.
Como posso utilizar boletos na minha empresa?
Uma empresa, seja ela pequena, média, grande ou até microempreendedor individual (MEI), pode utilizar boletos para o recebimento de serviços prestados ou produtos vendidos a clientes.
O boleto bancário é um documento oficial do Banco Central do Brasil e pode ser emitido tanto por pessoas físicas como por pessoas jurídicas. Ele pode ser de cobrança ou de depósito.
Uma das maiores vantagens do boleto de forma geral é o tempo para a confirmação do pagamento, que costuma ter o prazo de compensação de até 72 horas (ou três dias úteis). Prazo bem menor que o recebimento via cartão de crédito, por exemplo.
Outra vantagem é que o boleto permite o pagamento por pessoas que não tenham ou não usem serviços de banco, com o recebimento em dinheiro em guichês, como os das lotéricas.
Isso porque o pagamento de boletos atualmente pode ser efetuado em casas lotéricas, em caixas eletrônicos, on-line, pelo acesso ao internet banking, pelo telefone, por aplicativos bancários no celular ou nos terminais de autoatendimento do seu banco.
Quais são os tipos de boleto existentes?
Atualmente, os tipos de boletos possíveis são os de depósito, utilizado para depositar dinheiro na própria conta, e os de cobrança:
- avulsos, para pagamento de uma parcela única, seja de compras ou serviços;
- recorrentes ou a prazo, para pagamentos mensais, como uma compra parcelada ou um serviço contínuo como cursos, escolas e assinaturas.
Todas as modalidades de boleto são registradas. Até 2018, existia o boleto não registrado, que foi descontinuado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), por motivos de segurança contra fraudes e a implementação de novas regras para a modalidade.
Assim como o próprio nome diz, o boleto não registrado era um título de cobrança que não era registrado no sistema do banco emissor. Ou seja, ele não passava por nenhum sistema antes de ser pago.
Os boletos registrados contam com os dados de quem paga e os de quem recebe e são vinculados a uma conta bancária onde o valor será creditado.
Qual o melhor tipo de boleto?
O melhor tipo de boleto vai depender da finalidade a ser utilizada, já que hoje são todos registrados. Uma questão a ser levada em conta para emissão de boletos por empresas é o custo.
Existem serviços de boletos pagos e gratuitos. Os bancos convencionais geralmente cobram taxas por emissão e compensação de boletos. Já nos bancos digitais o serviço pode ser gratuito, como é o caso da conta PJ gratuita da Cora.
A Conta PJ para empresas da Cora oferece emissão gratuita e ilimitada de boletos. O pacote conta ainda com faturamento de 100 boletos mensais, sem cobrança de taxa; para MEIs são 10 por mês.
Os boletos da Cora ainda podem vir com QR Pix. Se o pagamento for por meio deste recurso, o valor entra imediatamente na conta e a compensação é gratuita para todos os boletos emitidos. Nos boletos pagos via código de barras, após a confirmação de pagamento, o dinheiro é liberado em até três dias úteis.
O serviço digital ainda oferece régua de cobrança, que é um sistema automatizado de envio do boleto, e mensagens de alerta aos clientes do empreendimento.
Como faço para emitir boletos?
A emissão de boletos geralmente é feita dentro do aplicativo do banco. No aplicativo da Cora o serviço é simples e intuitivo.
Para usar a funcionalidade, basta seguir o seguinte passo a passo:
- Clique na opção “Cobrar”;
- Selecione o tipo de cobrança “Boleto com QR Code Pix ou Boleto tradicional”;
- Emita a cobrança para um novo contato;
- Escolha como deseja cobrar: “À vista, parcelado ou recorrente”;
- Siga os passos de definição de valor, data de vencimento, nome da cobrança e descrição;
- Personalize a cobrança com desconto, juros, multas e notificações de cobrança para seus clientes;
- Finalize a emissão e acompanhe os seus boletos emitidos, recebidos e a receber na aba “Gestão” do seu aplicativo.
Como envio o boleto para o cliente pagar?
O boleto é gerado em arquivo .pdf. Dessa forma, é possível enviar ao cliente nos canais de relacionamento utilizados pela empresa, como email ou WhatsApp. Outra alternativa é a entrega do documento impresso.
No aplicativo da conta PJ gratuita da Cora é possível enviar de forma automática por email e ainda configurar uma régua de cobrança, que emite alertas de pagamento ao cliente e é uma importante ferramenta para evitar a inadimplência.
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