Neste artigo você vai ver:

Anuidade

Entenda o termo Anuidade e como ele pode se aplicar no contexto da gestão do seu negócio.

O que é anuidade?

 

Anuidade é qualquer pagamento que se realiza periodicamente dentro de um ano. Dentro dos processos bancários essa tarifa costuma ser cobrada pelo serviço de cartão de crédito. De acordo com Banco Central, a administradora do cartão realiza essa cobrança para disponibilizar aos clientes a rede de estabelecimentos afiliados. Em outras palavras, a cobrança da anuidade é justificada como uma tarifa de manutenção.

O valor pode ser pago à vista ou em parcelas mensais, sendo a segunda opção a mais comum. A anuidade é cobrada diretamente na fatura do cartão e as condições envolvendo a tarifa estão sempre discriminadas nos sites das instituições financeiras.

O pagamento da tarifa pode ser negociado, por isso é importante ler os termos de uso do cartão de crédito. A negociação com a administradora pode ser feita levando em consideração o volume de compras realizadas, seu histórico de bom pagador ou ainda melhores ofertas existentes no mercado. Hoje em dia, fintechs e banco digitais,como a Cora, costumam oferecer cartões de crédito completamente isentos de anuidade.

Selecione uma letra para ver outros termos do glossário:

Abrir conta gratuita

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.