Blog

ERP: o que é e como escolher o melhor sistema para seu negócio

3 de outubro de 2021
o que é erp

Neste conteúdo você vai encontrar:

Toda pessoa empreendedora tem o objetivo de manter os processos da sua empresa bem estruturados, a fim de dar mais agilidade e qualidade ao trabalho. E buscando informações de como fazer isso, normalmente vem dúvidas sobre o que é ERP.

Para manter as atividades todas sob controle e ter uma visão geral e detalhista ao mesmo tempo, é importante o uso de ferramentas e recursos que apoiem a todos no dia a dia.

Pensando por essa lógica, ter um sistema de gestão que controla e centraliza as informações de todos os setores da empresa e que oferece uma visão completa e integrada do negócio é mais que necessário.

Essa é a missão do ERP. E se você está pensando em empreender, ou está procurando melhorar a gestão da sua empresa, continue a leitura e conheça mais sobre este recurso.

Ganhe tempo e agilidade na sua gestão financeira

Baixe gratuitamente a nossa Planilha de Controle Financeiro Empresarial e organize as movimentações da sua empresa

O que é ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning que, em tradução livre, significa Recurso de Planejamento Empresarial. Este sistema de gestão empresarial possibilita um gerenciamento de todas as áreas da sua empresa de forma integrada e em uma única plataforma.

O objetivo é a automação dos processos de cada área, como Compras, Vendas, Cobranças Financeiro, Contábil, Estoque, Processos e Atendimento ao Cliente, deixando todo o trabalho mais fluido e as informações bem sincronizadas, tudo em tempo real.

Um ERP possibilita que erros, duplicidade de trabalho e a dificuldade em encontrar informações sejam praticamente nulas. Isso resulta numa maior e melhor aumento da produtividade da equipe.

Assim, as tomadas de decisões da empresa passam a ser muito mais assertivas, isso graças às informações centralizadas em um só lugar e de forma organizada, armazenadas com segurança e em uma base de dados confiável.

Leia também | Sistema de cobrança: dicas para escolher o melhor para o seu negócio

Como funciona um sistema ERP?

Quando se integram as atividades da empresa e automatiza todos os processos em um único sistema, automaticamente se elimina os vários programas de planilhas de controle paralelo.

O ERP funciona dividido em módulos, onde cada um desses corresponde a um setor da empresa.

Assim, os dados que são implementados em um setor passam a influenciar automaticamente uma outra área. 

Ou seja, quando o setor de produção compra uma certa quantidade de material, o módulo Estoque é atualizado, apresentando essa nova quantidade. Enquanto isso, o setor de Compras já é notificado do pagamento que se deve fazer.

Em resumo, no exemplo citado acima, ao receber o material comprado, o estoque é atualizado, notificando o setor de Produção que, automaticamente, já inicia os trabalhos rapidamente. E ao atingir o estoque mínimo no sistema, o setor de compras já está ciente da necessidade de nova compra.

Quanto mais o sistema for alimentado de informações, mais responsivo e funcional ele se será. E por meio de customizações, as possibilidades passam a ser infinitas, oferecendo às pessoas que administram a empresa os mais diversos relatórios. Tudo de forma rápida, simples e com menores probabilidades de erros.

Benefícios do ERP

Após entender como funciona e o que é ERP, você com certeza já percebeu as diversas possibilidades de relatórios que pode te proporcionar.

E agora é a hora de entender melhor os benefícios que um bom sistema de gestão empresarial pode proporcionar à sua empresa.

Aumento da produtividade

Quando você contrata um funcionário, é natural que ele queira contribuir estrategicamente com a sua empresa.

Ao se dedicar apenas a processos manuais e repetitivos, esse colaborador tende a ficar desmotivado e se desengajar com o negócio. E com certeza não é isso que você quer, certo?

Também, imagine que chato passar o dia todo contando material no estoque? Além de ele se sentir subutilizado, a possibilidade de erro nessa contagem é muito grande.

Com um ERP, é possível ter um controle de estoque e até um inventário de forma automatizada e o colaborador poderá se dedicar a atividades mais desafiadoras e estratégicas.

Em resumo, o Sistema ERP permite padronizar e agilizar processos lentos e torná-los mais ágeis e certeiros. A soma dessa agilidade com a baixa taxa de erros com certeza aumentam o índice de  lucratividade do seu negócio.

Redução de custos

E por falar em aumento da lucratividade, um bom ERP é aquele que ajuda a reduzir custos e cortar gastos desnecessários.

Aumentando a produtividade e reduzindo os erros manuais, ocorre também a redução de retrabalho e prejuízo com materiais perdidos e tempo de trabalho jogado fora.

Isso tudo impacta positivamente a receita da companhia. Além disso, o sistema ERP permite às pessoas que administram o negócio identificar custos desnecessários ou necessidade de revisão do orçamento.

Além disso, proporciona também uma visão mais futura de matéria-prima, possibilitando a compra desse material com mais antecedência, onde é possível pesquisar e negociar mais.

Leia também | Despesas fixas e variáveis: tudo que o que você precisa saber

Centralização das informações

Como já comentado acima, um dos maiores benefícios de se ter um ERP auxiliando na gestão da sua empresa é ter todas as informações prontamente disponíveis para qualquer tomada de decisão.

Um banco de dados bem alimentado em todas as áreas garantem mais clareza de que algo que acontece no setor de produção impacta diretamente a área comercial. Às vezes, antecipadamente, já é possível perceber a necessidade do time comercial montar uma promoção, pois já foi identificado que o time de produção teve uma alta taxa de produtividade e isso pode impactar em estoque lotado, o que também não é bom para o negócio.

E tudo isso é possível ser visto de forma rápida, clara e objetiva, sem a necessidade de relatórios e mais relatórios impressos na sua mesa. Graças à centralização de informações que o ERP proporciona.

Escalabilidade

Com tudo isso em mãos, prontamente e de forma ágil, fica claro prever a escalabilidade da sua empresa.

Fazer planejamentos futuros e criar metas baseadas em dados é um dos benefícios de se ter informações centralizadas e armazenadas num banco de dados.

É possível também projetar o futuro, prever aumento na produção e necessidade de contratar mais colaboradores para crescer com seu negócio.

Dicas de como escolher o ERP ideal para sua empresa

Agora que você já sabe o que é um ERP, já entendeu os benefícios dele para sua empresa, é hora de entender como escolher o sistema ideal para sua empresa.

Veja o que é importante considerar para esta escolha.

  • Quantidade de usuários: entenda o tamanho da sua equipe e o custo para cada novo usuário que poderá ser cobrado à parte;
  • Processos prioritários: entendam os processos que você deseja implementar e se o ERP escolhido oferece os módulos necessários para esta gestão;
  • Implantação: procura sempre sistemas de fácil implantação. Às vezes, o custo e tempo para integrar tudo que você precisa é alto e não vale a pena;
  • ERP em nuvem: opte sempre por sistemas que armazenem seus dados externamente. Assim, é possível acessar em qualquer lugar, a qualquer momento; 
  • Suporte técnico: por fim, avalie o suporte oferecido por este sistema. É extremamente importante ter um profissional à disposição para ajudá-lo sempre, seja numa demanda de melhoria, seja numa dificuldade ou falha técnica.

 

Pronto, agora você já está apto a pesquisar e escolher o ERP que fará seu negócio escalar. E se precisar de mais dicas para sua empresa, ou futura empresa, confira outros conteúdos que a Cora preparou para você.

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Já vai? Gostaríamos de oferecer um cafezinho, mas por enquanto, oferecemos uma conta sem burocracia e sem taxas abusivas. Saiba mais e #SejaCora

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.