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Como criar uma campanha para o Dia do Cliente do zero 

20 de julho de 2023
campanha dia do cliente

Aproveitar as datas comerciais ao longo do ano para aumentar as vendas do negócio é uma estratégia interessante para todas as pessoas empreendedoras. E fazer uma campanha para o Dia do Cliente não pode ficar de fora desse planejamento. 

A seguir, separamos algumas dicas que podem contribuir para a criação de ações que chamem a atenção do seu público. Confira! 

Por que as empresas deveriam criar campanhas de Dia do Cliente?

Comemorada no dia 15 de setembro, esta data foi idealizada em 2003 pelo empresário João Carlos Rego, gaúcho especialista em marketing e recursos humanos.

O objetivo é homenagear os clientes e ajudar a desenvolver uma relação entre eles e os comerciantes que seja próspera para ambos os lados. 

Dessa forma, trata-se de uma excelente oportunidade de estreitar a comunicação com seus consumidores e mostrar a preocupação da sua organização em atendê-los da melhor forma possível.  

Além disso, ao contrário de outras comemorações, o Dia do Cliente não foca em um único perfil, como pais, mães, namorados e crianças. Portanto, é possível deixar as estratégias mais abrangentes, atingindo mais públicos que possam estar interessados nos seus produtos e serviços. 

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Campanha de Dia do Cliente: 7 dicas para ajudar você neste planejamento

Quando falamos sobre esta data, um dos pontos mais relevantes para se ter em mente é que os esforços de marketing devem ser focados na valorização do cliente e no reforço do compromisso com a sua satisfação

Afinal, estamos falando de um dia que foi criado para celebrar essas pessoas que são o motivo pelo qual qualquer empresa nasce e permanece no mercado. 

Também vale pontuar que estamos em uma era na qual as experiências possuem um peso muito grande. Isso significa que os consumidores não só querem ser ouvidos e atendidos, mas também conquistados, reconhecidos e, por que não, surpreendidos. 

Com essas orientações em mente, podemos explorar algumas dicas interessantes para ajudar você no planejamento de campanhas eficientes. Vamos lá! 

1. Pense em ofertas irresistíveis para produtos que estão parados no estoque

Este é um bom momento para colocar seus produtos para girar. Assim, baixe os preços, sobretudo daqueles que serão atualizados ou substituídos em breve.

Chamadas como “queima de estoque”, “leve 2, pague 1” e “tudo pela metade do preço” costumam ganhar bastante visibilidade.

Vender kits com itens que se complementam com descontos também é uma ideia possível. 

O importante é que as ofertas sejam verdadeiras, sem jamais apelar para o famoso “metade do dobro”, algo que é péssimo para a reputação do seu negócio. 

2. Dê frete grátis nas suas vendas online

Consumidores que estão acostumados a fazer compras pela internet costumam ser facilmente atraídos por esse benefício. Afinal, nada é mais atrativo do que adquirir algo sem sair de casa e não precisar pagar pela entrega. 

Uma sugestão interessante é oferecer um dia inteiro de frete grátis no seu e-commerce a partir de um determinado valor, o que incentiva os usuários a encherem o carrinho e aproveitarem a oportunidade ao máximo. 

3. Distribua amostras e brindes que sejam úteis

Se você trabalha com itens que permitam essa estratégia, aproveite o Dia do Cliente para criar versões menores dos seus produtos mais famosos e oferecê-los para as pessoas. 

Você pode, por exemplo, pensar em embalagens pequenas de perfumes, cremes, sabonetes, molhos e temperos, caso a sua empresa seja do ramo dos cosméticos ou da culinária. 

Outra possibilidade é distribuir brindes personalizados, como canetas, pen drives, bolsas pequenas, protetores labiais… Algo que será útil para seus clientes e que faça com que eles se lembrem constantemente da sua marca.

4. Promova concursos que façam com que os consumidores interajam com o seu empreendimento

Um formato bastante comum é aquele no qual você reconhece quem fizer a “melhor frase”, a “melhor foto” ou o “melhor vídeo” dentro de um assunto.

Também são populares os concursos que premiam a melhor adaptação do produto, história com a empresa, sugestão de propaganda, “unboxing”…. 

O que vale, aqui, é usar a sua criatividade para pensar em uma maneira de envolver as pessoas com a sua marca, sobretudo a partir das mídias sociais, e ainda atingir novos públicos. 

5. Prepare a sua loja para receber seus clientes de um jeito especial

Caso você tenha um estabelecimento físico, aproveite o Dia do Cliente para decorá-lo de uma maneira diferente.

Aposte em banners, balões, totens e iluminação, por exemplo, que esteja dentro do orçamento disponível e crie um clima de celebração. 

Se possível, prepare um café da manhã ou da tarde que faça com que os consumidores fiquem na sua loja por mais tempo e criem memórias afetivas. 

Lembra quando falamos sobre o impacto das experiências? Esta dica está diretamente relacionada com essa ideia.

6. Capacite a sua equipe para oferecer um atendimento diferenciado

Não basta que o seu negócio desenhe ações diferenciadas para esta data: é preciso garantir que todas as pessoas terão o melhor suporte possível ao fazerem suas compras. 

Portanto, antes de iniciar a campanha, faça um treinamento especial com seus colaboradores. O objetivo é que eles estejam preparados para atender um volume maior de vendas sem perder o cuidado com cada consumidor. 

Incentive-os a aprender o nome do cliente e a fazer sugestões que estejam dentro das suas características e preferências. Cuidados como esses fazem toda a diferença quando o assunto é fidelização. 

7. Chame a atenção para lançamentos

Finalmente, caso você esteja preparando uma novidade, o Dia do Cliente pode ser a oportunidade perfeita para anunciá-la.

Se possível, divulgue-a primeiro para os consumidores mais assíduos, de forma a gerar uma sensação de exclusividade. Depois, pense em um desconto especial que só estará válido para a data, incentivando o público a aproveitá-lo o quanto antes. 

Com todos esses insights em mãos, você tem o que precisa para planejar uma campanha Dia do Cliente 2023 de sucesso para o seu negócio. 

Para saber como fazer uma gestão de cobranças eficiente durante este período e evitar prejuízos, convidamos você a conhecer as facilidades oferecidas pela Cora. Estamos à disposição em caso de dúvidas ou dificuldades. Até a próxima! 

Por Equipe Cora
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