Blog

O que é balancete e qual é a sua importância para a empresa?

10 de agosto de 2022
mulher empreendedora mexendo em papéis sobre uma mesa e fazendo o balancete da empresa

Um termo bastante comum no meio contábil e que todo empreendedor precisa conhecer é o “balancete”, que, em poucas palavras, faz referência a um demonstrativo utilizado para verificar como anda a saúde financeira de uma empresa

Também conhecido como “balancete contábil” ou “balancete de verificação”, trata-se de um instrumento de controle interno para analisar, dentro de um período específico, ativos (recursos que um empreendimento possui) e passivos (gastos que tem para se manter) de resultados.

Com isso, é possível avaliar qual a capacidade do negócio de pagar por tudo o que possui, seja utilizando dinheiro emprestado ou por meio de investimentos de acionistas. 

Esse relatório pode ser feito em intervalos diferentes, de acordo com as necessidades da organização, podendo ser mensal, quinzenal, semanal ou até mesmo diário, além de poder ser editado ou alterado sempre que necessário para que esteja sempre atualizado. 

A seguir, respondemos as perguntas mais comuns relacionadas a esse assunto, preparando um conteúdo completo principalmente para quem está entrando em contato com ele pela primeira vez. Confira! 

Por que é interessante que a empresa faça o balancete contábil? 

Ainda que não seja obrigatório, é altamente recomendado que todos os negócios realizem seus balancetes de tempos em tempos, de preferência com a ajuda de um contador de confiança, para que a sua gestão financeira seja a mais eficiente possível. 

Com esse demonstrativo, é possível:

  • Monitorar a evolução das receitas e despesas, acompanhando as margens de lucro e o cumprimento ou não de metas financeiras. 
  • Identificar gastos excessivos ou desnecessários, além de falhas no gerenciamento das contas. 
  • Prevenir possíveis erros de crédito e débito. 
  • Verificar o que uma organização possui e o que ela deve, informação valiosa para instituições financeiras que avaliam créditos e empréstimos. 
  • Oferecer dados importantes para acionistas, investidores em potencial, fornecedores, órgãos governamentais e sindicatos. 

 

De forma geral, esse instrumento é essencial para se fazer um planejamento financeiro eficiente, uma vez que é por meio dele que se avalia como está o desempenho de um empreendimento ao longo do tempo, contabilizando lucros e prejuízos para, a partir daí, organizar os próximos passos e traçar estratégias. 

Leia também | Planejamento financeiro empresarial: passo a passo para estruturar um do zero

 

Qual a diferença entre balancete e balanço? 

Diferente do balancete, o chamado balanço patrimonial é obrigatório para indicar qual a posição financeira de uma empresa, elaborado por um profissional especializado em data fixada pela legislação do Imposto de Renda.

Apenas Microempreendedores Individuais (MEIs) estão dispensados dessa emissão, ainda que também precisem manter organizadas as suas informações financeiras para a elaboração da Declaração Anual do MEI. 

Além disso, enquanto o balancete serve para demonstrar a situação da empresa enquanto ela está “em movimento”, em recortes de tempo, o balanço apura de forma quantitativa e qualitativa o desempenho do negócio ao longo de um ano “fechado”, verificando se houve lucro ou prejuízo no período de uma forma mais completa e extensa. 

Podemos dizer que o balancete é como se fosse um “pré-balanço”, reunindo informações importantes que podem ser usadas ao final de doze meses. 

Também é importante entender que, enquanto o balancete apresenta saldos nas contas de resultado, no balanço essas contas são zeradas e os seus saldos são transpostos contabilmente para uma conta de apuração do resultado, apresentada no chamado Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE – relatório que oferece uma síntese econômica completa das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um determinado período de tempo). 

Leia também | O que é e como fazer um planejamento estratégico, tático e operacional?

 

Quais são os tipos diferentes de balancetes contábeis que existem? 

Agora que já aprofundamos as principais informações por trás desse termo, chegou a hora de conhecer as categorias desse demonstrativo que existem. São elas:

  • Balancete Sintético

A demonstração é feita apenas a partir dos números finais descritos nas principais contas patrimoniais da empresa, sendo o mais simples de todos, apesar de muito útil para o dia a dia de um empreendimento. 

  • Balancete Analítico

As contas são detalhadas com o máximo de informações possíveis para a representação de um negócio, sendo um relatório muito mais extenso, com dados relevantes para análise contábil da organização. 

  • Balancete de verificação inicial

Feito com base nos primeiros dados analisados, sendo realizado antes da Apuração de Resultados do Exercício. Ele serve de base para o balancete final e é composto por duas contas, as patrimoniais e as de resultado. 

  • Balancete de verificação final

Contempla apenas as contas patrimoniais da empresa, sendo que as contas de resultado são apagadas por conta da Apuração de Resultados do Exercício. Seu principal objetivo é determinar se os resultados foram positivos ou negativos. 

 

Conceitos relacionados ao balancete que vale a pena conhecer

Interpretar o balancete contábil envolve conhecer alguns termos que estão relacionados, entendendo o que cada um significa na rotina de um empreendimento. A seguir, descubra os principais: 

  • Livro contábil: onde estão registradas todas as informações contábeis e financeiras de um negócio, de onde elas são extraídas para dar forma ao demonstrativo.
  • Ativo: um dos grupos que são registrados no balancete, onde estão os dados a respeito de todos os bens e direitos da empresa, como caixa (disponibilidade de dinheiro que possui em seus estabelecimentos); bancos, contas em movimento e fundos de investimento (saldos em instituições bancárias); e contas a receber (valores que devem ser creditados em favor do empreendimento), entre outros. 
  • Passivo: onde se encontram as informações sobre as obrigações financeiras e o patrimônio líquido da organização, com relação de impostos, taxas e contribuições a recolher, contas a pagar para fornecedores, relação de provisões com salários e contribuições para fornecedores etc. 
  • Resultado: relação das receitas, despesas e custos de um negócio. 
  • Receitas: demonstram todos os ganhos da empresa. 
  • Custos: gastos imprescindíveis do empreendimento, necessários para mantê-lo em funcionamento.
  • Despesas: diferente dos custos, representam valores gastos, mas que não estão diretamente relacionados à atividade-fim da organização. 

Conte com a Cora para fazer o seu planejamento financeiro da melhor forma

Além de todos os serviços que a nossa conta digital oferece, também disponibilizamos de forma gratuita uma Planilha de Controle Financeiro Empresarial,  ferramenta essencial para facilitar a gestão das finanças do seu negócio. Para baixá-la, é só clicar aqui

Sua conta PJ sem taxas, segura e fácil de usar
  • Feita para todas as empresas
  • Sem burocracia e sem papelada
  • Abertura em 7min direto pelo app

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Já vai? Gostaríamos de oferecer um cafezinho, mas por enquanto, oferecemos uma conta sem burocracia e sem taxas abusivas. Saiba mais e #SejaCora

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.