Independentemente do tamanho ou segmento da sua empresa, é possível aproveitar a campanha de Dia do Cliente (celebrado em 15 de setembro) para aquecer as vendas, fidelizar consumidores e aumentar a visibilidade da sua marca.
Afinal, toda empresa tem (ou precisa ter) clientes, certo? Isso torna a data super flexível e abrangente. Mesmo assim, é preciso um bom planejamento para as ações trazerem resultados positivos e relevantes.
Além disso, montar uma campanha de Dia do Cliente do zero pode ser desafiador, especialmente para quem está começando a empreender ou quer investir mais na data comercial. Pensando nisso, trouxemos um passo a passo para ajudar.
Campanha de Dia do Cliente: como estruturar em 7 passos
Encontrar ideias de ações para o Dia do Cliente na internet não é difícil. Mas, fazer uma campanha vai além disso. Significa articular diferentes estratégias e canais, com base em metas e objetivos.
Aqui, não existe uma fórmula mágica ou receita de bolo, até porque, cada negócio é único. E considerar as especificidades do negócio e de seu público-alvo também é indispensável.
Ainda assim, existem passos básicos que você pode usar como guia e adaptar para fazer a campanha de Dia do Cliente na sua empresa:
1. Comece pelos objetivos da campanha
Antes de pensar em brindes, posts ou promoções, defina claramente o que você quer alcançar com a campanha de Dia do Cliente.
Pode ser vender mais, aumentar o ticket médio, atrair novos clientes, reativar clientes antigos ou reforçar a imagem da marca, entre outros.
Afinal, quando você traça metas e objetivos claros, fica mais simples decidir o que fazer e como.
Por exemplo: se a meta é aumentar as vendas no período, promoções e descontos por tempo limitado podem funcionar bem.
Já se o objetivo é fidelizar clientes, oferecer cupons ou cashback para compras futuras pode ser uma boa estratégia.
Leia também | Como definir metas e objetivos claros e mensuráveis para a sua empresa
2. Conheça o seu público
Entender as preferências do seu público é outro ponto de atenção para criar uma campanha de sucesso. Com isso, você evita ações genéricas e ganha pontos no quesito personalização.
Inclusive, 71% dos consumidores esperam que as empresas ofereçam interações personalizadas, conforme dados da consultoria estratégica McKinsey & Company.
Assim, para levantar o que realmente importa para o seu público, você pode partir de perguntas. Por exemplo: quais produtos ou serviços têm maior demanda no meu negócio? Quais canais geram mais interação?
Nesse sentido, também é recomendável usar dados do site e redes sociais da empresa para conhecer o comportamento de consumo da sua clientela.
Além disso, em estabelecimentos físicos, conversar com a equipe de vendas pode trazer ótimos insights para a campanha.
E, se o orçamento permitir, é possível recorrer a serviços especializados de coleta e análise de dados de consumo.
3. Escolha as ações da campanha
Chegou a hora de decidir o que será feito para marcar a data. Aqui, é preciso considerar os objetivos da campanha e perfil do público. Também é o momento de levantar custos.
Assim, as ações podem ser mais simples ou elaboradas, incluindo:
- Reforçar o atendimento;
- Lançar produtos com edição limitada;
- Enviar mensagens de homenagem ao Dia do Cliente;
- Oferecer brindes;
- Criar ofertas e descontos exclusivos para a data;
- Promover sorteios e concursos.
Uma dica para escolher as ações, além de considerar o perfil do negócio e público-alvo, é consultar estudos sobre as tendências de mercado.
Um estudo sobre o Dia do Consumidor 2024 realizado pela plataforma Mission Brasil, por exemplo, apontou como principais motivadores de compra:
- Atendimento ao cliente: 36%
- Qualidade do produto: 28%
- Experiência de compra positiva: 12%
- Promoções exclusivas: 11%
Leia também | 10 ideias de promoções para o Dia do Cliente
4. Defina o orçamento
Liste todos os custos, a partir das ações definidas no passo anterior. Isso engloba desde a produção de materiais impressos até brindes, descontos e equipe extra, por exemplo.
Daí, com a planilha de custos inicial, você pode ajustar as ações para não comprometer a saúde financeira.
Lembrando que nem sempre a ação mais cara é a mais eficaz. Afinal, criatividade e personalização também fazem a diferença.
5. Divulgue com antecedência
Com a campanha de Dia do Cliente planejada, chega o momento de divulgar as ações.
Quanto aos canais de comunicação, podem incluir redes sociais, e-mail, WhatsApp, cartazes na loja, anúncios pagos e até parcerias com influenciadores locais.
Anunciar com duas semanas de antecedência ou um pouco mais é outro ponto de atenção.
Dessa forma, você garante que os clientes saibam da campanha e estejam preparados para participar, mas sem perder o senso de urgência.
Vale ainda intensificar a divulgação com lembretes, stories e postagens mostrando clientes aproveitando as ações de Dia do Cliente.
6. Execute e acompanhe
Com o planejamento e a divulgação resolvidos, falta a parte mais esperada: colocar em práticas as ações promocionais da campanha.
Para garantir melhores resultados, a equipe deve conhecer os detalhes das promoções e estar preparada para responder dúvidas com clareza.
No online, acompanhe o desempenho das postagens e anúncios para fazer ajustes rápidos, se necessário.
Além disso, ao notar que uma estratégia está atraindo mais engajamento, invista mais nela para aproveitar o impulso.
7. Acompanhe e documente os resultados
Depois que tudo passar, é hora de entender o que funcionou e o que pode ficar melhor na próxima campanha de Dia do Cliente.
Para fazer esse balanço, compare as metas com os resultados obtidos, veja quais canais performaram melhor e colete feedbacks dos clientes.
Esses dados vão servir como base para as próximas campanhas de Dia do Cliente e outras datas do calendário comercial.
Por que investir em uma campanha de Dia do Cliente?
Comemorada no dia 15 de setembro, esta data foi idealizada em 2003 pelo empresário João Carlos Rego, gaúcho especialista em marketing e recursos humanos.
O objetivo é homenagear os clientes, ajudando a desenvolver uma relação com as empresas que seja próspera para ambos os lados.
Dessa forma, trata-se de uma excelente oportunidade de estreitar a comunicação com seus consumidores. E, claro, mostrar a preocupação do seu negócio em atendê-los da melhor forma possível.
Além disso, ao contrário de outras comemorações, o Dia do Cliente não foca em um único perfil (como pais, mães ou namorados).
Portanto, a data dá mais flexibilidade para pensar nas estratégias e permite atingir um público maior.
Esperamos que o conteúdo ajude a fazer uma campanha de Dia do Cliente com ótimos resultados na sua empresa. Até a próxima e bons negócios!