Blog

Golpe do empréstimo: conheça os tipos mais comuns e saiba como se prevenir

29 de setembro de 2022
golpe do empréstimo

O golpe do empréstimo é um dos tipos de fraudes financeiras que mais tem feito vítimas nos últimos anos. Infelizmente, o contexto que vivemos é propício, afinal, em tempos de crise econômica, mais pessoas passam por dificuldades e buscam ofertas de crédito para conseguirem continuar comprando.

De acordo com um levantamento da Serasa Experian, no primeiro semestre de 2021 foram registradas cerca de 1,9 milhão de tentativas de golpes, representando um aumento de mais de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.  

Este conteúdo foi pensado para ajudar você a se informar melhor sobre esse crime e como é possível se proteger. Confira! 

Como funciona o golpe de empréstimo e quais são os principais tipos? 

Em poucas palavras, nessa situação, os criminosos se passam por instituições confiáveis e solicitam que você faça uma transferência de um valor antecipado para liberar o empréstimo do dinheiro. 

Trata-se de um crime de estelionato, que se caracteriza pela obtenção de vantagens ilícitas às custas de prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em um erro. Ele pode ser aplicado por e-mail, telefone, WhatsApp e até mesmo por correspondência. 

Geralmente, os bandidos escolhem consumidores negativados e/ou endividados, que vão ter dificuldade de conseguir crédito. Portanto, estão mais dispostos a aceitar qualquer oferta que apareça para conseguirem sair das dívidas. 

Segundo os especialistas, quando falamos sobre golpe de empréstimo, existem dois tipos principais que vale a pena prestar atenção: 

Depósito antecipado para empréstimo 

Como o próprio nome indica, os responsáveis pedem depósitos antecipados para a liberação do crédito. 

Para enganar as vítimas, eles montam sites e perfis falsos nas redes sociais, passando-se por funcionários de instituições financeiras reconhecidas no mercado. A partir daí, tentam convencê-las de que estão oferecendo empréstimos fáceis e rápidos. 

Aqui, já aproveitamos para deixar um alerta: nenhum banco pode cobrar qualquer tipo de taxa ou adiantamento de parcela para liberar crédito. Essa prática não existe! Portanto, se você receber esse tipo de proposta desse tipo, pode ter certeza de que é uma tentativa de enganação. 

Empréstimo falso para roubar dados

Hoje em dia, informações pessoais são tão valiosas quanto dinheiro. Assim, os criminosos que aplicam o golpe do empréstimo falso também podem colocá-las na jogada. 

Com elas, é possível pedir crédito em seu nome e cometer outros crimes se passando por você. Para se proteger, nunca compartilhe seus dados e documentos com desconhecidos. 

Outros tipos de golpe do empréstimo online

Além das versões que explicamos no tópico anterior, existem outras fraudes na internet que andam circulando por aí. São elas: 

Golpe do empréstimo consignado

O crédito consignado é um tipo de empréstimo para pessoa física em que o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento do solicitante. Nesse caso, o próprio salário ou benefício do INSS, no caso de aposentados e pensionistas, serve como garantia de pagamento. 

No golpe do empréstimo consignado, os bandidos conseguem dados como nome, endereço e CPF da pessoa e fazem um empréstimo em nome dela em alguma instituição financeira. 

Quando o dinheiro cai na conta do indivíduo, o golpista entra em contato se passando por um funcionário do banco que concedeu o crédito. Dessa forma, consegue alegar que houve um engano e solicitar a devolução do valor. 

Quanto a transferência é feita, muitas vezes via Pix, a vítima manda dinheiro para a conta do criminoso e ainda fica com um empréstimo para pagar. Muitas só se dão conta quando o banco começa a debitar as parcelas da folha de pagamento. 

Leia também | O Pix é seguro? Confira dicas para não cair em armadilhas

Golpe do empréstimo para investimentos

Em outra variação, os responsáveis convencem os consumidores a tomarem créditos em bancos para aplicar o dinheiro em investimentos de alta rentabilidade. 

Esse é um tipo de golpe aplicado principalmente em militares e servidores públicos. 

Golpe do empréstimo para financiamento imobiliário 

Na Cora, alguns clientes já entraram em contato com a gente após terem recebido uma proposta de financiamento imobiliário em nosso nome ou de uma empresa chamada “Cora Bank.”

Vale lembrar que a Cora não oferece essa linha de crédito, portanto, se alguém estiver se passando por nós para oferecer esse tipo de serviço, desconfie imediatamente. 

Leia também | Financiamento imobiliário Cora: por que não é possível contratar esse serviço?

 

7 dicas essenciais para não cair no golpe do empréstimo

Proteger-se dos crimes virtuais é muito importante para evitar que a sua saúde financeira seja seriamente prejudicada. Confira, a seguir, as dicas que separamos para você: 

1. Pesquise bastante sobre a instituição antes de solicitar empréstimos

Na internet, é possível encontrar todas as informações sobre uma empresa, como endereço físico, contatos oficiais, fotos e comentários de outros clientes. 

Aproveite e verifique nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui se a organização realmente existe e qual é o seu nível de confiabilidade. 

Leia também | Cora é indicada ao Prêmio Reclame AQUI 2022 por atendimento excelente

2. Desconfie dos gatilhos de urgência

Ao receber qualquer tipo de comunicação sobre empréstimo, desconfie de ofertas “imperdíveis”,  com “condições especiais para você” e que “vão acabar em pouco tempo”.

Esses gatilhos de urgência são muito usados pelos criminosos para despertar a ansiedade das vítimas. Assim, para não perder uma “grande oportunidade”, você pode acabar agindo por impulso, sem fazer uma pesquisa minuciosa antes de tomar uma decisão. Lembre-se: nenhuma escolha que envolve o seu dinheiro deve ser feita de maneira impensada.  

Na dúvida, interrompa a comunicação e entre em contato, por conta própria, com um dos canais oficiais da instituição financeira em questão. Assim, você poderá confirma se a oferta de crédito realmente é verdadeira ou se o fato realmente ocorreu — quando os criminosos alegam que um depósito foi realizado em sua conta “por engano”, por exemplo.

Normalmente, os números oficiais dos bancos ficam no seu cartão.

3. Nunca faça depósitos antecipados 

Como já explicamos neste artigo, nenhuma instituição financeira de confiança pede a transferência de valores para liberar empréstimos. Essa prática não é permitida pelo Banco Central. 

Se o suposto funcionário com quem você está conversando disser que houve um bloqueio no pedido de crédito ou que esse pagamento antecipado vai facilitar a aprovação, entre outros discursos parecidos, acenda o sinal de alerta. 

4. Não ofereça seus dados pessoais pelo WhatsApp ou por redes sociais

Ao solicitar empréstimos de uma empresa de confiança, o envio de documentos é feito diretamente nos sites oficiais e aplicativos da instituição financeira, e nunca por outros canais. É só assim que as suas informações estarão protegidas.

5. Realize seus pagamentos para contas jurídicas

Boletos verdadeiros de qualquer modalidade de crédito sempre estarão em nome de pessoas jurídicas. Fique de olho: as instituições financeiras nunca utilizam contas de pessoas físicas para receber transações.

6. Não se desespere com dívidas atrasadas

Consumidores que estão em uma situação delicada são os mais vulneráveis a cair no golpe de empréstimo online. 

Por mais complicado que esteja o seu momento, sempre é possível negociar com os credores, buscar propostas de parcelamento ou fazer um empréstimo único com uma taxa de juros melhor. O importante é não agir sem pensar. 

7. Não fale sobre empréstimos em redes sociais abertas

Muitos criminosos pesquisam nos ambientes online as suas próximas vítimas, como usuários que divulgam detalhes com o valor de suas dívidas em grupos de finanças do Facebook. 

Preserve-se ao máximo e converse sobre esse assunto apenas com pessoas de confiança, combinado? 

 

Este conteúdo faz parte de um dos grandes compromissos da Cora: alertar sobre situações que colocam a segurança do seu dinheiro em risco. Quer saber mais sobre o assunto? Confira outras publicações aqui.

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Sua empresa ainda não possui uma conta PJ?

Na Cora, você tem emissão de boletos de cobrança gratuitos e transferências (TED e PIX) totalmente livres de tarifas e burocracias. Abra sua conta com a gente e #SejaCora

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.