Se você está aprendendo sobre marketing digital e SEO (Search Engine Optimization), provavelmente já viu a importância de saber como escolher palavras-chave para o seu negócio ser encontrado na internet.
Afinal, esse é o primeiro passo para aumentar as chances dos seus produtos e serviços serem achados por consumidores em potencial, seja no Google, no Instagram ou em outras redes.
Neste artigo, você confere as etapas de como escolher palavras-chave, além de cursos online e gratuitos para aprofundar seus estudos.
O que são palavras-chave?
Numa definição simplificada: palavras-chave são os termos que as pessoas digitam quando querem encontrar algo na internet ou nas redes sociais, usando a barra de pesquisa.
- Em buscadores web (como Google e Bing) alguém pode pesquisar por “advogado trabalhista em São Paulo”, encontrando sites de escritórios de advocacia localizados em São Paulo nos resultados;
- No Instagram, uma pessoa pode digitar “doces artesanais” na barra de pesquisa e encontrar perfis, posts e reels relacionados a doces artesanais;
- No YouTube, o usuário pode buscar “como fazer brigadeiro gourmet” e receber uma lista de vídeos ensinando a fazer esse doce;
- No Pinterest, basta digitar “decoração de casamento simples” para ter acesso a ideias e inspirações sobre o tema.
Portanto, em todos esses casos, as palavras-chave podem ser o “atalho” entre o que o cliente quer e o que a sua empresa oferece.
Na busca por “advogado trabalhista em São Paulo”, por exemplo, é provável que a pessoa clique nos primeiros sites que aparecem nos resultados.
E saber como escolher palavras-chave corretamente é um dos fatores que ajudam um site a se posicionar bem nos resultados.
Pois, embora outros elementos influenciem isso, a escolha dos melhores termos é o ponto de partida numa estratégia de SEO (Search Engine Optimization).
Sem falar que, sem o uso adequado de palavras-chave, o site de um advogado trabalhista que atua em São Paulo pode nem aparecer nos resultados.
Importante: as palavras-chave, no contexto de SEO, também são conhecidas por seu nome em inglês “keywords”. Ou ainda, pela abreviação do termo em inglês: KWs.
O que é SEO?
SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de pesquisa). Assim, quando falamos em “mecanismo de pesquisa”, normalmente pensamos no Google.
Mas SEO também se aplica a outras plataformas, como YouTube e Instagram, que têm seus próprios buscadores internos. O mesmo vale para marketplaces, como Mercado Livre, Shopee, etc.
Além disso, o objetivo de aplicar SEO é sempre o mesmo: fazer com que um site, canal ou perfil apareça entre os primeiros resultados quando alguém pesquisar por algo do seu nicho.
Qual é a diferença entre palavra-chave e hashtag no Instagram?
No Instagram, rede muito usada na estratégia digital de pequenas e médias empresas, é importante conhecer a diferença entre palavras-chave e hashtags:
Palavras-chave
Ajudam o algoritmo a entender o conteúdo do post. Se você escreve “bolo de aniversário infantil” na legenda, seu conteúdo pode aparecer quando alguém digitar isso na barra de busca.
Hashtags (#)
Funcionam como links clicáveis que agrupam conteúdos. Por exemplo, ao clicar em #bolodeaniversario, o usuário vê todos os posts públicos que usaram essa hashtag.
Resumindo: palavras-chave aumentam suas chances de aparecer quando alguém faz uma busca direta na plataforma. Já as hashtags ajudam a participar de trends já existentes.
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Como iniciar uma pesquisa de palavras-chave?
Antes de escolher os termos que entrarão na sua estratégia, encontre as chamadas “palavras-chave sementes”.
Elas são termos gerais relacionados ao seu nicho, que servirão para achar palavras mais específicas e perguntas. Confira na sequência os passo dessa etapa inicial:
1. Liste os principais temas do seu negócio
Para isso, você pode responder à pergunta: quais produtos ou serviços minha empresa oferece?
Se você tem uma confeitaria, por exemplo, pode anotar: bolos personalizados, doces para festa, sobremesas veganas, doce gourmet, etc.
2. Use o mesmo vocabulário do cliente
Aqui, a ideia é pensar em como um cliente pesquisaria sobre um produto ou serviço seu, em vez de usar termos técnicos. Para isso, você precisa conhecer o perfil do seu público-alvo.
Por exemplo: um dentista pode pensar em “periodontite”. Mas a maioria das pessoas leigas pesquisa por “dor na gengiva”.
3. Analise a concorrência
Acesse os sites ou perfis nas redes sociais e veja como outros negócios do seu setor descrevem seus produtos e serviços. Isso pode dar ideias de termos que você ainda não pensou.
Leia também | Como colocar sua empresa no Google gratuitamente: guia passo a passo
Pesquisando palavras-chave para a sua estratégia
Chegou a hora de utilizar ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Esse tipo de ferramenta mostra quantas pessoas procuram por cada termo e qual é o nível de concorrência.
Inclusive, existem opções gratuitas ou freemium, como Planejador de palavras-chave do Google Ads, Ubersuggest e SEMrush. Então, use as palavras-chave sementes levantadas na etapa anterior para criar uma lista inicial.
Além disso, procure por sinônimos. Pois, muitas vezes, um produto ou serviço pode ser buscado com palavras diferentes (variações). Por exemplo, “cama pet” e “cama para cães e gatos”.
Ainda na etapa de pesquisa, você pode encontrar palavras relacionadas. Quem procura por “bolo personalizado” também pode procurar por “bolo temático infantil” ou “bolo de casamento simples”, por exemplo.
Como escolher palavras-chave: selecionando suas keywords
Com a lista pronta, chega o momento de organizar e escolher as palavras-chave. Os passos dessa última etapa são:
1. Monte uma planilha
Reúna as palavras-chave que você encontrou em uma planilha, organizadas por volume de buscas e nível de dificuldade.
O que significa volume de buscas?
É a quantidade de vezes que uma palavra ou expressão é pesquisada em um mecanismo de pesquisa num período, geralmente por mês.
Exemplo: se “bolo de aniversário” tem 10.000 buscas mensais, significa que, em média, 10 mil pessoas procuram esse termo a cada mês.
E o nível de dificuldade?
É uma métrica que estima o quanto é difícil ranquear (aparecer bem posicionado) para uma palavra-chave.
Quanto mais sites e concorrentes já usam aquele termo, maior a dificuldade.
Exemplo: “marketing digital” é uma palavra com muita concorrência. Já “marketing digital para pequenas empresas em Curitiba” tem menos.
2. Agrupe head tails e long tails
Palavras-chave head tail (ou de cauda curta) são termos mais genéricos e curtos. Por exemplo: bolo de aniversário.
Elas costumam ter alto volume de buscas, mas também mais concorrência, o que dificulta aparecer bem posicionado.
Já palavras-chave long tail (ou de cauda longa) são expressões mais específicas e detalhadas, como “bolo de aniversário infantil em São Paulo”. São termos com um volume menor de buscas, mas atraem pessoas com interesse mais definido.
3. Defina o destino das palavras
Após separar suas palavras-chave, o próximo passo é decidir onde cada uma será usada. Esse “destino” varia conforme o tipo da palavra: head tail (genéricas) ou long tail (específicas).
Onde usar palavras head tail
- Páginas institucionais: como a página inicial ou “Sobre nós”, porque descrevem amplamente o que a empresa faz. Exemplo: confeitaria artesanal;
- Páginas de categorias de produtos ou serviços: ajudam a mostrar o que você oferece de forma geral. Exemplo: bolos personalizados;
- Materiais de divulgação e identidade da marca: boas para reforçar termos que definem o negócio.
Onde usar palavras long tail
- Artigos de blog: ótimos para responder perguntas e atrair pessoas com dúvidas específicas. Exemplo: como escolher bolo de aniversário infantil em São Paulo.
- Páginas de produto: podem conectar diretamente o cliente que já sabe o que quer. Exemplo: bolo de casamento simples com recheio de chocolate.
- Posts em redes sociais (Instagram, YouTube, Pinterest): boas para legendas, descrições e títulos, já que conversam com buscas mais detalhadas. Exemplo: doces veganos para festa infantil.
3 cursos online e gratuitos sobre pesquisa de palavras-chave e SEO
Para aprofundar seus conhecimentos sobre como escolher palavras-chave e ter uma estratégia de SEO, trouxemos três opções de cursos online e gratuitos. Confira a seguir:
1. Utilize SEO e SEM (Sebrae): com 2 horas de duração, o curso abrange os princípios de SEO e SEM, além de explicar como essas estratégias podem beneficiar a empresa.
2. Guia de SEO para iniciantes do Google: o próprio Google disponibiliza um guia de SEO para iniciantes. Embora não seja um curso em vídeo, vale a pena conferir o material.
3. Next SEO (Conversion): composto por 12 módulos e uma avaliação final, o curso é direcionado a gestores, com foco em SEO estratégico para negócios.
Esperamos ter simplificado o processo de como escolher palavras-chave para você. E fique à vontade para conferir mais conteúdos sobre empreendedorismo e finanças no blog da Cora.
Até a próxima!