Blog

O que é CMV, como calcular e por que você deve entender sobre isso

23 de agosto de 2022
o que é CMV

Se você é ou pretende se tornar um empreendedor, precisa entender o que é CMV (Custo da Mercadoria Vendida), um dos primeiros passos para realizar uma precificação eficiente.

É a partir desse cálculo que é possível aplicar uma margem de lucro adequada e identificar se o negócio é ou não rentável. Como o CMV se trata do preço de custo, para uma empresa ter lucro, é necessário ter um preço de venda superior a este indicador.

Achou muito confuso? Calma que, após a leitura deste artigo, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é CMV?

CMV (Custo da Mercadoria Vendida) se trata de um indicador financeiro que calcula tudo o que a empresa gasta para comprar, produzir e estocar os produtos até que os mesmos sejam comercializados. 

É a partir desse cálculo que é possível descobrir quanto foi lucrado com a transação final, ou seja, quanto o negócio recebeu pela venda após a dedução dos custos de produção/compra.

Para quem é indicado o CMV?

O CMV é indicado para pequenas indústrias e estabelecimentos comerciais em que não há uma variação muito grande de custos. É importante ter em mente que uma empresa costuma lidar com dois tipos de custos: diretos e indiretos.

Os diretos são aqueles que podem ser atribuídos diretamente a um produto ou serviço, como custos de materiais, mão de obra, entre outros.

Já os indiretos são aqueles que não é possível relacionar diretamente ao produto ou serviço que é ofertado ao consumidor final, como material de escritório, aluguel etc.

Importante: para calcular o CMV, devem ser levados em consideração apenas os custos diretos de produção. Despesas que não incidem sobre o custo das mercadorias não são utilizadas nessa conta, por exemplo:

  • impostos incidentes sobre vendas, como PIS, Cofins e ICMS;
  • despesas administrativas;
  • despesas operacionais, como frete;
  • despesas financeiras, como juros sobre empréstimos;
  • despesas com vendas, como comissões.

 

Tais gastos são subtraídos depois do cálculo do lucro bruto para se chegar ao número que representa o lucro líquido.

Para que serve o CMV?

O CMV é muito útil para calcular o lucro bruto das vendas de produtos ou serviços e entender quanto foi investido para se vender algo.

O indicador não leva em consideração apenas o valor pago ao fornecedor pelo produto/serviço ou o custo de produção. Também considera gastos com o estoque, pois dependendo do tipo de negócio há um custo para manter mercadorias armazenadas.

É por meio do CMV analisar se a empresa está sendo ou não lucrativa, além de ser um ótimo parâmetro para fazer uma excelente precificação.

Como calcular o CMV?

Agora que você já sabe o que é CMV, vamos entender melhor como calcular este índice. Mas, antes disso, é importante entender quais fatores são considerados nesta conta:

  • estoque inicial: valor correspondente ao custo do estoque disponível no início de um determinado período, podendo incluir produtos e matérias-primas que não foram vendidos no período anterior;
  • compras adicionais: tabulação de quaisquer compras ou acréscimos feitos ao estoque durante o período em questão (mão de obra direta, materiais diretos, despesas gerais diretas etc);
  • estoque final: o custo do estoque que a empresa possui no final do período analisado, incluindo produtos e matérias-primas que não foram vendidos.

 

A partir desses três números, a fórmula utilizada é a seguinte: 

CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final

 

  • CMV por produto

Com a fórmula do CMV é possível calcular o custo do produto unitário, mas é preciso levar em consideração que isso exige um cálculo para cada tipo de item. 

Para isso, é necessário ter clareza sobre o estoque inicial e final de cada tipo de produto, assim como o quanto foi investido em compras.

 

  • CMV por faturamento

Outra maneira de encontrar o CMV é a partir do percentual sobre o faturamento. O cálculo nesse caso deve ser para encontrar o percentual médio de custos sobre o total de notas fiscais emitidas, ou seja, seu faturamento.

Depois, basta aplicar o resultado a todos os produtos vendidos de maneira uniforme.

 

Por que é tão importante calcular o CMV?

Todo empreendedor deve saber a importância do CMV para garantir a sustentabilidade de um negócio. Sabemos que gerenciar um empreendimento pode ser bastante desafiador, por isso, quanto mais conhecimento sobre o assunto, mais fácil será lidar com os desafios.

O CMV se trata de um índice financeiro de extrema relevância pelos seguintes motivos:

  1. Identificação de custos excessivos

O CMV é um excelente indicador de alerta, pois é um número que ajuda a entender se há gastos exagerados em uma determinada operação ou até mesmo no custo total do negócio.

O acompanhamento do CMV garante que seja mais fácil detectar os produtos de alto custo e, assim, traçar estratégias eficientes para reduzir os gastos e aumentar os lucros.

  1. Análise financeira

O CMV também é fundamental para entender qual é o peso dos produtos comprados ou produzidos sobre os seus respectivos lucros. Dessa forma, é possível ter uma visão mais clara sobre o desempenho financeiro no período analisado.

É importante não se atentar apenas ao faturamento e se esquecer de todos os outros gastos envolvidos na produção e armazenamento de mercadorias.

  1. Controle de estoque

Com o acompanhamento adequado do CMV você consegue analisar com mais precisão quais produtos têm mais giro e quais ficam parados por mais tempo no estoque. 

A partir dessas informações, você consegue aplicar medidas para aumentar o giro e estruturar um estoque realmente alinhado à demanda dos clientes.

  1. Planejamento de ofertas

Com clareza sobre o CMV, você pode planejar promoções que não gerem prejuízos, ou seja, a partir do custo dos itens que estão em estoque. Assim, é possível criar algo atrativo para o cliente sem deixar de ganhar dinheiro com a oferta.

  1. Negociação com fornecedores

Por fim, o CMV também é muito útil para analisar se a sua empresa tem feito boas compras e se os preços dos fornecedores são adequados para garantir o lucro do seu negócio.

Caso você identifique que os valores estão muito altos, pode utilizar este indicador como argumento para uma melhor negociação e  preços mais vantajosos.

Empreender é um universo repleto de desafios, não é mesmo? Sabemos que você deseja usufruir de toda a liberdade de ter o seu próprio negócio, mas, para isso, é importante ter conhecimento sobre aquilo que pode influenciar a saúde do seu empreendimento. 

Agora que você já sabe o que é CMV e como este indicador é importante, não deixe de usá-lo para garantir a sustentabilidade da sua empresa.

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Já vai? Gostaríamos de oferecer um cafezinho, mas por enquanto, oferecemos uma conta sem burocracia e sem taxas abusivas. Saiba mais e #SejaCora

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.