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Como formar bons líderes e delegar tarefas: um guia para começar do zero

30 de setembro de 2023
como formar líderes

Quem empreende e quer ver sua empresa crescer precisa entender como formar líderes. Assim, é possível delegar tarefas e dedicar mais tempo às  atividades ainda mais estratégicas da empresa, capazes de ajudar na expansão do empreendimento.

Esse é o principal caminho para ter tranquilidade e confiança que a operação está seguindo seu fluxo efetivamente, dentro dos padrões de qualidade estabelecidos, mesmo sem a figura 100% presente do proprietário, gestor ou líder único atuante. 

Mas, sem dúvida, não é simples dividir o leme do seu barco — e muito menos selecionar, dentro ou fora da equipe, pessoas com potencial de liderança, desenvolvê-las, confiar e delegar. 

É um processo longo que precisa ser construído no dia a dia, de forma cuidadosa  e atenciosa. 

Pensando nisso, neste conteúdo, trouxemos algumas dicas para quem quer saber como formar líderes e delegar tarefas. Vamos lá?

Por que é importante ter líderes na sua equipe? 

Qualquer negócio precisa ser capaz de andar com as próprias pernas na ausência do seu proprietário. Isso é, inclusive, um dos principais pontos que diferenciam empreendimentos profissionais de empreendimentos amadores. 

Empresas que querem crescer de forma saudável precisam de líderes para dividir responsabilidades. É impossível e estressante uma única pessoa querer dar conta de tudo sozinha e obter resultados interessantes. 

No entanto, encontrar talentos e formar líderes é uma tarefa desafiadora. Um estudo realizado pela Opinion Box no ano passado ouviu líderes e empresários e revelou que, para 71% deles, encontrar colaboradores qualificados é um dos principais desafios atuais para os negócios. 

E mais: desenvolvimento da liderança também foi citado como um dos desafios mais relevantes para 54% dos respondentes. 

Apesar de difícil, é importante saber como formar líderes. Confira, a seguir, as dicas que separamos para ajudar você a entender como é possível começar a fazer isso na sua empresa. 

Afinal, como formar líderes para minha empresa?

Antes de mais nada, é preciso saber que líder é diferente de chefe. O chefe é aquele que manda, sem contexto, um colaborador fazer uma atividade e cobra a execução. Ele centraliza todas as decisões, porque não conhece ou não confia na sua equipe e, na sua ausência, tudo se transforma em um verdadeiro caos. 

Já o líder é aquele que entende de gente, entrega resultados e ainda consegue formar mais pessoas como ele, sem medo de preparar liderados capazes de substituí-lo.

O líder é quem conhece muito bem as pessoas que fazem parte do seu time e, como exemplo, consegue agregar, ensinar, inspirar toda a equipe. Ele é tão bom em preparar gente e confia tanto no trabalho que executa que a empresa continua funcionando perfeitamente quando ele não está presente.

Ele é capaz de valorizar o desempenho de cada um, incentivar a participação das pessoas nas decisões, dar e receber feedbacks, mediar conflitos, selecionar e preparar pessoas aptas a se tornarem líderes no futuro e, ainda, encontrar novos caminhos para o crescimento da empresa. 

7 dicas práticas para formar boas lideranças

1. Analise sua equipe para identificar líderes em potencial

Além de ser um bom líder e estar focado em formar novas lideranças, é preciso conseguir mapear quem, entre seus colaboradores atuais, são líderes em potencial. Geralmente, desenvolver pessoas que já fazem parte do seu quadro é mais interessante do que trazer profissionais de fora da empresa. 

E os próprios colaboradores podem ficar mais motivados quando sabem que existe uma perspectiva de crescimento dentro da empresa e investimento real no desenvolvimento deles. 

Mas, se constatar que entre seus liderados não existe ninguém com perfil de liderança, trazer alguém de fora também é um caminho possível. 

Olhando para dentro da empresa, é possível enxergar quais são os profissionais que estão:

  • Desmotivados, mas são competentes (e motivá-los);
  • Motivados, mas com pontos de melhoria importantes (e desenvolvê-los);
  • Desmotivados e com pontos de melhoria importantes (e considerar se vale a pena dispensá-los);
  • Motivados e competentes (e reconhecê-los ou promovê-los a líderes). 

2. Ajude os colaboradores a desenvolver a liderança

Para formar líderes, é preciso incentivar que os colaboradores desenvolvam habilidades de liderança, colocando-os em situações nas quais eles vão precisar agir como líderes (e que acontecem o tempo todo na empresa). 

Este desenvolvimento pode ser individualizado, com foco em preencher as falhas dos profissionais vistos como potenciais líderes, ou geral, para toda equipe, para visualizar a partir destas propostas quem também tem perfil de liderança. 

Além de oferecer palestras e workshops de liderança, é possível investir em cursos de autoconhecimento para evidenciar aos profissionais suas capacidades e poder pessoal.  

No dia a dia, a liderança pode ser praticada em pequenas doses: com um projeto especial para se responsabilizar, uma reunião para conduzir, uma apresentação para fazer. 

Mas, atenção: em situações assim, sempre oriente o profissional, deixe claro o que é para ser feito e o que se espera como resultado e fique disponível para que ele tire dúvidas. Depois, ofereça um feedback claro para que ele saiba como foi seu desempenho, em quais pontos precisa melhorar e em quais atendeu plenamente as expectativas. 

3. Estimule a criação de novas ideias e soluções para questões da empresa

Incentivar a inovação é importante. E ouvir as ideias dos colaboradores contribui para achar soluções inventivas para problemas antigos, por exemplo, ou processos “consagrados” que, às vezes, não fazem mais sentido dentro da rotina da empresa. 

Como líder, é importante prestar atenção nas ideias e indicar o que é viável e o que não é. E, caso a inovação seja boa, colocar em prática e dar o crédito para o colaborador sempre!

É uma boa forma de incentivar que a equipe siga buscando novos pontos de vista capazes de melhorar os resultados da empresa.

4. Defina um programa de desenvolvimento de líderes, invista em capacitação e  ajude a desenhar um plano de carreira

Estabelecer um programa de desenvolvimento de líderes, com etapas e diretrizes, deixa mais clara a intenção da empresa e apresenta um norte para os colaboradores. 

Na esteira disso, é possível apresentar trilhas de desenvolvimento para o profissional dentro da empresa e, ainda, ajudá-lo a montar seu plano de carreira pessoal. 

Lembre-se que os colaboradores não querem mais ser retidos, mas sim desenvolvidos. E, ao serem desenvolvidos, a vontade de permanecer na equipe pode aumentar consideravelmente.  

Oferecer capacitação adequada e condizente com as necessidades da empresa também é uma forma muito positiva de investir e desenvolver o colaborador.  

5. Atualize seu futuro líder sobre conceitos como diversidade e inclusão e alinhe os valores da empresa

O líder não pode estar desconectado das questões relevantes da sociedade. Afinal, ele atua como um “porta-voz” da empresa e, por isso, precisa se comunicar de forma correta, perpetuando os valores do negócio, e não crenças pessoais.

Então, se seu ambiente de negócios é plural, diverso e inclusivo, o que é altamente recomendável, o líder precisa saber se comunicar de forma respeitosa e correta com os profissionais de todos os perfis. 

Outro ponto importante é ajudar seu futuro líder a exercer uma liderança empática e humana, enxergando o outro como uma pessoa, e não como uma peça “descartável” do negócio. 

Isso tudo se reflete positivamente no clima organizacional e aumenta as chances de os liderados seguirem engajados nas metas corporativas. 

6. Confie e incentive a autonomia 

É importante que os futuros líderes já desenvolvam autonomia em suas tarefas. Mas, para isso, é necessário confiar neles. E acompanhar é diferente de monitorar integralmente o andamento do trabalho, certo? 

É indicado estabelecer metas e cobrar quando necessário, mas respeitando a metodologia de trabalho desenvolvida pelo novo líder.  A pessoa irá se sentir realmente líder quando perceber que é respeitada e vista com confiança.

7. Ofereça feedbacks periódicos, acompanhe os resultados e reconheça a performance

Para seu líder em formação, é fundamental oferecer feedbacks periódicos e também escutar o que ele está achando do novo desafio, quais são suas principais dificuldades, o que fluiu com mais facilidade e quais são suas percepções, agora que possui uma nova atribuição. 

O feedback pode funcionar como uma mentoria também, e essa troca de experiências, do líder mais antigo com o líder em formação, é extremamente rica. 

Além disso, acompanhar os resultados práticos do seu novo líder também é importante. Com a análise de dados pode ficar mais fácil enxergar se a atuação dele está sendo positiva. 

Outra ação importante é reconhecer a performance do liderado, dando o devido crédito sempre que uma iniciativa dele apresentar bons resultados. 

E como conseguir delegar tarefas?

Para delegar tarefas com eficiência, é indicado:

  • Saber para quem você irá delegar a tarefa;
  • Acreditar na competência daquela pessoa para a correta execução;
  • Explicar muito bem a solicitação, se possível, com um passo a passo, principalmente se for a primeira vez que aquele tipo de tarefa será executada pelo profissional;
  • Deixar claro qual é a importância da tarefa dentro de um contexto; 
  • Evidenciar o que você espera naquela atividade, explicando quais são os critérios de sucesso para que a execução atenda a expectativa (assim, a própria pessoa consegue identificar se ela está em um nível de excelência interessante, perto de liderar projetos futuros e equipes);
  • Checar o entendimento sobre a solicitação;
  • Aceitar sugestões e deixar livre para fazer de outras formas (apesar do passo a passo sugerido);
  • Acompanhar status e fazer alinhamentos para saber se a tarefa delegada está sendo executada.

 

E agora, ficou mais fácil saber como formar líderes e delegar tarefas na sua empresa? Esperamos que sim!

Que tal aprender de forma mais descontraída? 

Depois de ler este conteúdo, se quiser continuar aprendendo sobre esse assunto de uma forma mais descontraída, a gente tem algumas dicas para você.

A série “The Playbook: estratégias para vencer” conta com cinco episódios e, em cada um, aborda a história real de um técnico esportivo e quais as estratégias utilizadas por estes líderes para conseguir conduzir suas equipes ao sucesso.

Já o livro “A coragem para liderar: trabalho duro, conversas difíceis, corações plenos”, de Brené Brown, destaca as qualidades que um bom líder deve ter e como aceitar um papel de liderança requer coragem. 

Com base em uma pesquisa realizada com diversos líderes, a autora aponta que o desenvolvimento de habilidades que são exclusivamente humanas são as ideais para contornar os desafios do dia a dia dos líderes. 

Até a próxima e bons negócios!

Por Equipe Cora
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