Como cancelar a portabilidade bancária? Entenda

Como cancelar a portabilidade bancária? Entenda

Neste artigo você vai ver:

Inscreva-se na nossa newsletter
Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade.
Abra sua Conta PJ Gratuita na Cora

Uma conta PJ que entende o que sua empresa precisa.

Neste artigo você vai ver:

Você sabe como cancelar a portabilidade bancária?

Por mais que muito se fale sobre as vantagens deste recurso, nem todo mundo sabe como ocorre o processo de cancelamento.

A portabilidade bancária é um direito do consumidor desde 2006. Trata-se de um tipo de transferência bastante utilizada por quem está insatisfeito com as tarifas, taxas ou outras condições do seu banco atual. 

Quer aprender mais sobre o assunto e entender como cancelar a portabilidade bancária? Basta ler até o final!

O que é a portabilidade bancária?

A portabilidade bancária se trata do direito que um cliente tem de transferir o seu crédito, cadastros e salários entre instituições financeiras.

De acordo com a resolução nº 3402, de 2006, todos os clientes podem realizar esse tipo de mudança se assim desejarem. Isso significa que o banco original não pode impedir a saída, além de ser responsável pela transição.

A portabilidade é vantajosa para o cliente por diversos motivos, entre eles:

• Independência: o cliente tem a possibilidade de escolher o banco que quiser, o que é benéfico nos casos em que os juros e as condições não são atrativas na instituição de origem;
• Economia: a portabilidade possibilita a migração de débitos para uma instituição com taxas melhores e redução do valor das parcelas, ou seja, pode ser uma ótima forma de economizar;
• Concorrência: por fim, vale pontuar que se trata de um serviço que estimula a concorrência entre os bancos, incentivando-os a melhorar os seus serviços e oferecer condições mais vantajosas aos clientes.

Fica claro, portanto, que a portabilidade bancária oferece a possibilidade de encontrar melhores opções de crédito saudável, ou seja, de realizar uma tomada de empréstimo que não resulte em impactos extremamente negativos para a vida do devedor. 

Como acontece a portabilidade bancária?

A portabilidade bancária é um recurso destinado à pessoa física e aos assalariados. Há a portabilidade de conta corrente, de salário e de crédito. Confira mais detalhes sobre como acontece cada um desses processos:

Portabilidade de conta corrente

1. Abrir a nova conta: o primeiro passo é abrir uma conta, que dependendo do banco pode ser feito de forma digital ou exigir a ida a uma agência física;
2. Transferência: após a abertura da conta, você deve transferir o dinheiro da conta atual para a nova, o que pode ser realizado por meio de Pix, Doc, Ted etc;
3. Cancelamento de contas e novo cadastro: outro passo importante é cancelar pagamentos em débito automático na conta antiga e fazer o cadastro na atual;
4. Encerramento de conta atual: por fim, feche a conta corrente do banco anterior.

Portabilidade de salário

1. Solicitação: faça a solicitação da portabilidade por meio de um documento por escrito, em uma agência bancária ou pela internet informando a nova conta onde deseja que o salário seja depositado;
2. Transferência: após a solicitação, a instituição tem até 5 dias úteis para alterar os dados e garantir que o próximo salário caia na nova conta.

Portabilidade de crédito

1. Solicitação: na instituição onde o crédito foi contratado, solicite o número do contrato, o saldo devedor e o número de parcelas restantes;
2.
Proposta de crédito: os dados coletados devem ser enviados ao banco para o qual você deseja transferir a dívida que, por sua vez, fará uma proposta de condições de pagamento do crédito. Ao ser aprovada, a proposta será enviada para a instituição anterior;
3. Contraproposta: por fim, o banco no qual você tem conta ou operação de crédito tem até 5 dias para fazer uma contraproposta. Se você não aceitar,  o empréstimo irá automaticamente para o novo banco.

Como cancelar a portabilidade bancária?

Agora que você já entendeu mais sobre este recurso e como ele funciona, chegou a hora de aprender como cancelar a portabilidade bancária.

Leia também | Como negociar dívida com banco?

Não é um processo difícil, mas vale ficar atento às particularidades das instituições financeiras envolvidas, pois podem haver algumas diferenças e necessidades específicas. 

Além disso, cada tipo de portabilidade pode ter um procedimento e regras que precisam ser seguidas no caso de cancelamentos. Fique atento!

No caso de bancos tradicionais, pode ser necessário ir até uma agência bancária com um documento original para solicitar o cancelamento. Já no caso dos bancos digitais, todo o processo costuma ser feito online, pelo site ou aplicativo.

Se você tiver conta em bancos tradicionais, vale verificar se há a necessidade de ir até a agência na qual você abriu a sua conta ou se pode ser qualquer outra.

No caso da portabilidade de empréstimos, vale ressaltar que só pode haver o cancelamento se o saldo devedor do contrato não tiver sido pago pela nova instituição. Isso significa que a desistência pode ser realizada até um dia antes da data de transferência dos recursos. Após o contrato averbado, não é mais possível desistir.

Prontinho! Você aprendeu como cancelar a portabilidade bancária e agora pode aproveitar todas as vantagens desse recurso com mais tranquilidade.

Equipe Cora
Conteúdos produzidos pela equipe da Cora, banco digital PJ feito por quem empreende. Aqui, reunimos conhecimentos práticos, histórias reais e ferramentas para ajudar empreendedores a tomar decisões melhores e impulsionar seus negócios.
Abrir conta gratuita

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Neste artigo você vai ver:

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.