Fotomontagem de uma mão com a palma aberta para cima, com ícones de dinheiro sobre ela, ilustra este artigo sobre como cobrar clientes com régua de cobrança.

Como cobrar cliente inadimplente de forma automatizada e sem desgaste

Saiba como a régua de cobrança ajuda empresas a lidar com a inadimplência, reduzir atrasos e fortalecer a gestão financeira

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A inadimplência afeta empresas de todos os portes, mas costuma pesar ainda mais em pequenos e médios negócios, já que valores esperados podem atrasar ou deixar de entrar no caixa. Quando isso acontece, é essencial contar com estratégias para definir como cobrar clientes inadimplentes de forma eficiente.

Uma das alternativas mais práticas é a régua de cobrança — um sistema automatizado que envia mensagens de lembrete ao cliente em diferentes etapas do processo de pagamento. Essa ferramenta ajuda a manter o relacionamento ativo, favorece a recuperação de valores em aberto e reduz os riscos de novas inadimplências.

Neste artigo, você vai entender o que é a régua de cobrança, como ela funciona e quais recursos podem apoiar a gestão financeira da sua empresa. 

Como uma pequena e média empresa pode lidar com os riscos da inadimplência?

Pequenas e médias empresas precisam ter ciência dos riscos financeiros que correm em relação à inadimplência. Afinal, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em julho de 2025, o índice de brasileiros inadimplentes chegou a 30,2%, o maior registro desde 2023. Por isso, os empreendimentos precisam de estratégias para definir como cobrar cliente inadimplente.

Ainda segundo a entidade, esse patamar atinge especialmente pessoas com renda de até cinco salários mínimos, que não estão conseguindo nem pagar contas, nem contrair novas dívidas. 

Um dos problemas relacionados a esse cenário é o atraso no pagamento de boletos, que pode ultrapassar 90 dias. No caso de pequenas e médias empresas, a recorrência de inadimplência afeta diretamente o negócio, que muitas vezes depende do capital de giro para funcionar. 

Existem mecanismos automatizados de cobrança em massa e de lembretes de pagamento, que podem ajudar na gestão financeira e no relacionamento com os clientes, o que favorece o recebimento de boletos, especialmente em compras parceladas ou recorrentes. Um desses recursos é a régua de cobrança.

O que é a régua de cobrança?

A régua de cobrança é um serviço automatizado que conta com um fluxo de comunicações ao cliente até a quitação do débito. Ela é uma importante ferramenta da gestão de cobrança, que garante um bom relacionamento entre a empresa e o cliente durante o processo de pagamento, pelo serviço ou produto.

Este recurso faz o envio de mensagens com lembretes sobre os pagamentos pendentes. Existem diversas aplicações com esta funcionalidade. Trata-se de uma opção para reduzir a inadimplência e garantir um controle sobre o que foi recebido.

Ao otimizar os processos de cobranças, aumentam as chances de recuperar pagamentos que já estão em aberto e, ao mesmo tempo, podem ser evitados novos casos.

Os canais mais utilizados para entrar em contato com clientes costumam ser e-mail, SMS, telefone e WhatsApp. Vale analisar o perfil para entender a melhor abordagem, de acordo com a mensagem que precisa ser transmitida.

Na conta PJ gratuita da Cora, por exemplo, a régua de cobranças está disponível para uso, com o envio de lembretes por e-mail.

Como cobrar cliente inadimplente com a régua de cobrança da Cora?

Usar a régua de cobrança no aplicativo da Cora é simples e intuitivo. Vamos supor que você é proprietário de uma academia de bairro, que atualmente conta com cerca de 50 alunos inscritos. Todos efetuam pagamentos mensais para a utilização do espaço e dos serviços oferecidos. 

O cadastro da régua de cobrança ocorre durante a configuração da emissão de boletos recorrentes. Nessa etapa, basta definir as datas de envio das notificações, e as mensagens são encaminhadas por e-mail aos clientes da seguinte forma:

  • dias antes do vencimento da cobrança;
  • no dia do vencimento da cobrança;
  • dias após a data de vencimento da cobrança, caso não tenha sido paga;
  • até mesmo uma notificação de confirmação de pagamento para seu cliente, quando a cobrança for paga, pode ser enviada.

Além disso, ao emitir os boletos, é possível também fazer a inclusão dos critérios para cobranças de multas em caso de atraso no pagamento.

O envio das mensagens não tem custo para o cliente da Cora e é feito de forma automática. Os e-mails são enviados com a identificação do nome da empresa e o valor da cobrança gerada, com o boleto no formato PDF para o cliente fazer o download.

A régua de cobrança garante o pagamento do boleto?

Não. A régua de cobrança não garante o pagamento do boleto. Mas é uma ferramenta importante de relacionamento e pode contribuir para o cliente manter as contas em dia, já que o envio de lembretes mantém um canal de comunicação ativo. 

Sendo assim, a régua pode ser considerada uma alternativa para cobrar clientes inadimplentes, ao mesmo tempo em que mantém o relacionamento e garante o envio de alertas.

No caso da Cora, outra vantagem é que a ferramenta funciona dentro do aplicativo da conta PJ e traz um panorama amplo sobre os recursos financeiros da empresa. 

Agora que você entendeu a importância desse tipo de automação, veja as ferramentas e recursos da conta PJ da Cora que tornam as cobranças mais simples e fortalecem a gestão financeira das empresas.

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